domingo, 8 de outubro de 2023

COM FILHOS PEQUENOS, VIÚVA ENCONTROU NA ARTE UMA FONTE DE RENDA E ALÍVIO PARA A TRISTEZA.

Por Célia Ribeiro

Como muitos trabalhadores, a funcionária de uma escola técnica estadual em Pompeia, precisava madrugar e enfrentar a rodovia, diariamente, para ajudar no sustento da família no Distrito de Padre Nóbrega, em Marília. O que ela não imaginava é que, com um filho de seis anos e uma bebê de quatro meses, ficasse viúva de uma hora para outra e precisasse enfrentar a dor com muita coragem para seguir em frente.

A delicadeza do mosaico na pia

Foi neste momento, cinco anos atrás, que uma atividade praticada como lazer passou a ser o ponto focal: o artesanato. Aos 48 anos, Viviane da Silva, contou ao blog que sempre gostou de reaproveitar materiais e criar, livremente, peças que decorava sua casa ou presenteava amigos. Mas, com a perda do marido e a responsabilidade de criação dos filhos sobre seus ombros, ela vislumbrou a possibilidade de ampliar a renda criando peças para comercialização. 

Viviane da Silva

“No começo, as peças não eram tão bonitas. Fui me aprimorando e varava madrugadas trabalhando nisso. Eu cheguei a dormir três horas por noite porque tinha meu trabalho, e quando eu  voltava para casa tinha todas as tarefas domésticas para dar conta e meus filhos para cuidar”, recordou.

 A princípio, Viviane investiu em peças de mosaicos criando desde pias para lavabo até quadros e números para fachada das residências: “As pessoas me procuravam com um modelo e pediam para eu fazer algo parecido. Por isso, cheguei a ter problemas por me acusarem de copiar trabalhos. Mas, o que eu fazia era me inspirar em alguma coisa, como a maioria faz. Cada peça é única. Impossível um trabalho ser igual ao outro”, observou.

 Viviane lembrou que o começo foi bem desafiador. Os trabalhos que fazia nos momentos livres precisavam ter qualidade para conseguir vender e aumentar a renda. Sozinha com os filhos, só o trabalho formal não era suficiente. E foi assim que ela passou a dedicar todo tempo que pudesse para confeccionar as peças. 

Viviane e os filhos: razão de tudo

FEIRAS

Peças delicadas para decoração

Ela contou que quando pensava em desanimar pelo cansaço, logo levantava a cabeça e seguia em frente: “Comecei a vender pela internet e tinha uma conta no Elo7. Recebia muitas encomendas e isso me ajudou muito no momento em que eu mais precisava”, assinalou. Viviane disse que as feirinhas de artesanato e de mulheres empreendedoras foram uma vitrine para suas peças o que também ajudou nas vendas. 

Colar de mesa

“Quando as coisas estavam engrenando, veio a pandemia. E o mundo virou de cabeça para baixo”, comentou, revelando que procurou diversificar seus trabalhos para manter o ritmo de vendas que se tornou mais difícil com o aprofundamento da crise econômica. A partir daí, surgiram vários outros trabalhos que são muito procurados como colar de mesa, porta-guardanapos, pingente de porta, chaveiros, móbiles etc. 

Trabalho em mosaico

Viviane disse que, paralelamente, à fonte de renda extra, os trabalhos manuais a ajudaram a lidar com a dor da viuvez repentina. Ao escolher os materiais para iniciar uma peça, a imaginação ocupava o lugar das preocupações para que a criatividade pudesse aflorar e se materializar nas peças que seriam enviadas aos clientes. 

“Durante muito tempo, trabalhei nisso das 20h até duas ou três da manhã. Passei muitas madrugadas focada nisso. Mas, valeu a pena. Consegui fazer um trabalho dentro de casa, ao lado dos meus filhos, mexendo com uma coisa que gosto muito e recebendo um dinheiro que complementou a renda da família”, pontuou.

Viviane expõe seus produtos nas redes sociais. Para entrar em contato: (14) 9.96893410.

Qualquer pessoa pode desenvolver a habilidade de 
falar em público com desenvoltura. Com o curso de
oratória da jornalista Célia Ribeiro, as aulas são
personalizadas para cada aluno.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.