Por Célia Ribeiro
Fundado em 1946 como obra unida à Sociedade São Vicente de Paulo, o prédio do antigo Albergue São José será revitalizado com o objetivo de gerar renda para as obras sociais da entidade que está presente no Brasil desde 1.872. Se no início do século passado o local recebia migrantes e famílias de passagem por Marília, agora deverá abrigar a sede do Conselho Central dos Vicentinos e espaços comerciais para locação.
Inaugurado em 1946, prédio está abandonado |
Segundo o presidente do Conselho Central, Pedro Codogna, os vicentinos mantinham o albergue com lanche noturno, pernoite, banho e café da manhã para homens e mulheres que estivessem de passagem por Marília, para tratamento de saúde ou em busca de trabalho. Com o passar dos anos, o perfil do público mudou e cada vez mais moradores em situação de rua começaram a ser atendidos na Rua Sargento Ananias, nº 543.
Os estudos iniciaram em 2021 |
Na época, a Prefeitura de Marília contribuía
com alimentação e funcionários. Entretanto, após mudança na legislação da
assistência social, o município acabou assumindo esse atendimento que foi
transferido para a Casa Cidadã. “Desde que a Prefeitura saiu, em 2020, o prédio
ficou abandonado e invasores depenaram tudo. Levaram toda a fiação e até os
relógios de energia”, afirmou o presidente.
Conforme disse, “nós chegamos a reduzir o valor do aluguel para a Prefeitura, de 7 mil para 5 mil reais por mês, para que eles fizessem as reformas que o prédio precisava e continuassem atendendo como Centro POP. Mas, acabaram alugando outro prédio”. Por isso, sem a função social e o dinheiro da locação do imóvel, os vicentinos amargaram anos de prejuízo com o prédio decadente localizado na região central.
(Esq)Maria Aparecida Prates dos Santos, Rogério José Pallota, Pedro Codogna, Ivan Bisterço, Augustinho Moreira e Clara Almeida de Oliveira |
MODERNIZAÇÃO
A história do antigo albergue noturno começou a mudar há pouco mais de dois anos. O corretor de imóveis Rogério Pallota foi consultado pelo amigo Jair José Chaves sobre a possibilidade de demolição do prédio, para locar a alguma empresa interessada em fazer um empreendimento no local. Ao visitar o prédio, no entanto, Rogério sugeriu promover uma reforma, revitalizando o espaço que, por sua localização privilegiada, poderia abrigar a sede dos Vicentinos e ainda gerar renda.
Rogério Pallota regularizou o imóvel na Prefeitura |
O corretor explicou que, em contato
com o ex-presidente Ivan Bisterço, teve a sinalização para seguir com a ideia.
No entanto, ele se deparou com problemas burocráticos: era preciso regularizar
a documentação do prédio junto à Prefeitura.
Com 40 anos de experiência no mercado imobiliário, Rogério Pallota está habituado a trabalhar na regularização de imóveis. Por isso, voluntariamente, tratou de correr atrás do que fosse necessário para que não restasse nenhuma pendência e, dessa forma, conseguiu o “Habite-se” que foi averbado na matrícula do prédio.
O passo seguinte foi desenvolver
um estudo sobre o projeto de revitalização e Rogério contou com a ajuda da
filha, Maria Pallota, arquiteta e urbanista. Logo após, foi em busca de
orçamentos para projetos estrutural, hidráulico e elétrico, já concluídos.
SOLIDARIEDADE
Centenas de famílias são auxiliadas pelos Vicentinos em Marília. A entidade atua na faixa de maior vulnerabilidade social, conforme explicou o presidente do Conselho Central, Pedro Codogna: “Levamos alimentos para quem mais precisa. Se uma família consegue uma renda de um salário mínimo, nós deixamos de ajudar e partimos para outra porque tem gente que passa fome, mesmo. Se tem um salário, alguma coisa consegue comprar”.
Idosos no Lar São Vicente: apoiados pela entidade |
Instalado em um prédio na Avenida
Pedro de Toledo nº 1371, o Conselho deverá se mudar para a parte superior do
prédio do antigo Albergue, quando terminar a revitalização, o que possibilitará
que a sede atual possa ser locada, gerando mais renda para os projetos sociais.
Educandário em Marília |
Para saber mais sobre o projeto ou contribuir com as obras sociais dos Vicentinos, os telefones são: Contato: (14) 991131589 e (14) 34338659.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.