domingo, 8 de janeiro de 2023

HC VERDE: COM ENERGIA SOLAR, HC FAMEMA ECONOMIZA QUASE 200 MIL REAIS MENSAIS

Por Célia Ribeiro

A imagem do hospital superlotado, com pacientes à espera de leitos em macas pelos corredores escuros, está ficando no passado. Tendo à frente a médica Paloma Aparecida Libânio Nunes, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília tem se transformado em um modelo de gestão, com economia de recursos públicos, cujos resultados aparecem na infraestrutura e no atendimento humanizado aos pacientes de 62 municípios. 

Vista aérea mostra as placas fotovoltaicas do complexo
(Foto: Gerência de Comunicação HC Famema)

Um exemplo é um dos programas exitosos da instituição: o HC Verde. Com vários projetos voltados à sustentabilidade ambiental, ele é uma caixinha em expansão porque, gradualmente, recebe novas demandas, conforme a superintendente explicou em entrevista ao JM no início da semana.

"A Superintendência tem um escritório de programas, projetos e ações. O programa maior é o HC Verde que tem várias linhas”, observou, citando que as crianças nascidas no Hospital Materno Infantil, que integra o complexo, recebem uma muda de árvore. As mães são orientadas sobre a importância da preservação ambiental e estimuladas a plantarem uma árvore em homenagem ao filho/filha que acabou de chegar. 

Drª Paloma Libânio Nunes

Por sua vez, pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), voltado ao tratamento dos transtornos mentais, participam do projeto “HC Florescer” cultivando girassóis em uma analogia às flores que se fortalecem voltadas umas para as outras. E, em breve, uma horta orgânica será formada para atividades terapêuticas de pacientes com acompanhamento de  alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Internamente, os colaboradores são orientados a não utilizarem copos plásticos e a coleta seletiva dá a correta destinação aos recicláveis, desde o óleo de fritura que é vendido para aquisição de materiais de limpeza, até a separação de todos os materiais que possam ser reaproveitados, reduzindo os dejetos descartados.

Com a conclusão do novo prédio do Hospital da Mulher e da Criança, um amplo bicicletário estará à disposição dos colaboradores. Paloma Libânio disse que foi um pedido dos funcionários que são incentivados a adotarem práticas saudáveis para melhoria da qualidade de vida: “O HC é um hospital escola e, assim, tem que ensinar as pessoas a não ficarem doentes, se alimentando bem, fazendo atividade física e controlando o estresse”, pontuou.

INVESTIMENTOS

Na gestão do HC Famema há 10 anos e como superintendente há 06 anos, Paloma Libânio multiplica as 24 horas do dia. Ela está em busca permanente de recursos, seja na esfera federal, seja no âmbito estadual e tem um bom trânsito junto às autoridades de saúde. Como resultado, o Hospital das Clínicas tem recebido muitos investimentos em infraestrutura, apagando a imagem ruim que perdurou por muitos anos. 

Área verde projetada e executada por Luca Moreira
é um espaço de convivência em meio à natureza

“Há trabalhos que comprovam que a ambiência interfere no tratamento. Se está em um local mais claro, com luminosidade melhor, sem cheiro desagradável, isso tudo contribui na melhoria do tratamento. Por isso, a gente acabou investindo tanto em infraestrutura, porque ajuda no tratamento”, destacou a médica.

Uma das obras mais importantes é o novo Hospital da Mulher e da Criança de Marília, com investimentos de 66 milhões pelo governo do Estado de São Paulo. Em estágio adiantado, as obras devem ser concluídas em dois anos, no lado direito da entrada do Pronto Socorro Adulto, com acesso pela rua Nelson Severino Zambon. 

Novo hospital da Mulher e da Criança em construção

O completo hospitalar contará com 13 mil metros quadrados de área distribuídos em cinco andares, com pronto socorro infantil, sala de aula para as crianças em internação, enfermaria, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva neonatal, infantil e adulto etc. 

Paloma Libânio lembrou que solicitou que constassem do edital do projeto todas as diretrizes que permitissem uma obra o mais sustentável possível, desde a geração de resíduos da construção. Por isso, além da ala reformada do HC e do prédio ao lado, o Centro Luci Montoro de Reabilitação, o prédio do novo hospital contará com placas para geração de energia fotovoltaica.

ECONOMIA

De acordo com a superintendente, “o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC Famema) concluiu, em fevereiro de 2022, o projeto de eficiência energética em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL”, previsto na Lei federal nº 9.991 que estabelece que as concessionárias de distribuição de energia devem investir em pesquisa em programas de eficiência energética. 

Placas fotovoltaicas captam a energia do sol
(Foto: Gerência de Comunicação HC Famema)

Paloma Libânio explicou que inscreveu o projeto da instituição que conseguiu um investimento de 900 mil reais com a instalação de uma usina solar fotovoltaica de 200 KWP, “para geração de energia solar e renovação da iluminação interna para tecnologia LED”. Assim, todas as lâmpadas antigas foram substituídas por LED, também sem custos para o HC Famema. 

HC Famema tem investido em infraestrutura

De acordo com a Gerência de Comunicação da instituição, a usina “é composta por painéis solares dispostos no telhado do Departamento de Atenção à Saúde de Alta Complexidade – DASAC localizado na Rua Doutor Reinaldo Machado, nº 255. A energia é gerada pela luz do sol, de maneira limpa e renovável e, por isso, pode variar de acordo com os diferentes períodos do ano”.

Até o momento, a usina solar impediu a emissão de 28,6 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 115 árvores, gerando uma economia mensal de R$ 194.448,00, energia suficiente para manter 11 mil geladeiras ou 207 mil banhos. De acordo com a superintendente, só essa usina representa uma redução de 38 por cento nas contas de energia.

Diante desse exemplo, com o início dos novos governos estadual e federal, perguntada sobre a administração focada em parcerias, Paloma Libânio afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) pode apresentar melhores resultados em benefício da população,  dependendo de como seus recursos são geridos. Saiba mais sobre a instituição acessando: http://hc.famema.br/

*Reportagem publicada na edição de 08.01.2023 do Jornal da Manhã

Curso de Oratória com mentoria individual: todo
mundo pode falar bem em público.
Tudo é técnica e treino. Saiba mais no
WhatsApp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.