domingo, 13 de novembro de 2022

PROJETO SOCIAL DEVOLVE A AUTOESTIMA ÀS MULHERES EM TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA.

Por Célia Ribeiro

No calendário, o mês de outubro se despediu com o rosa característico da campanha pela prevenção ao câncer de mama em todo o País. No entanto, a folhinha de uma micropigmentadora de Marilia é diferente: tem “outubro” em todos os meses do ano porque o seu projeto social, que devolve a autoestima às mulheres, desconhece datas  e acontece de janeiro a janeiro.

 

Romilda Gianini e Fabianny no início do projeto em Marília

Fabianny Andrade, casada, três filhos, apesar da agenda apertada, que concilia o atendimento de clientes com as aulas em cursos profissionalizantes, tomou para si uma missão: contribuir para devolver a autoestima às mulheres submetidas ao tratamento contra o câncer de mama através da micropigmentação das sobrancelhas e da aréola onde utiliza uma técnica refinada em 3D para criar a imagem do mamilo após a reconstrução das mamas. 

Fabianny Andrade

Conforme esta coluna registrou em 2020, Fabianny começou o trabalho voluntário em Sorocaba, em 2012. Na época, uma mobilização pela internet convocava micropigmentadoras a participarem de eventos em suas cidades. Esta semana, ela recebeu a reportagem do JM para recordar o início de tudo, destacando que apesar do começo tímido, em Sorocaba, o evento foi evoluindo com os anos. 

Perfeição da micropigmentação em 3D da aréola

Quando ela se mudou com a família para Marília, em 2016, o encontro com a ONG Amigos do COM, era o que faltava para que a ideia de expandir o projeto de micropigmentação das aréolas e das sobrancelhas, sempre com autorização médica, pudesse decolar. 

Lavínia e a mamãe Tati Skitini que venceu o câncer

Olhando para trás, Fabianny fala com orgulho dos atendimentos realizados. Em Marília, foram mais de 50 mulheres, número que ela considera pequeno “porque a maioria das pacientes desconhece esse trabalho. Quando elas recebem alta, fazem a reconstrução da mama, fica só aquele calombo e a micropigmentação da aréola, feita com técnica e muito cuidado, devolve às mulheres a vontade de se ver no espelho”. 

Detalhe da sobrancelha de paciente

Ela não conta com patrocínio para os materiais, arcando com tudo do próprio bolso, e as pacientes não pagam absolutamente nada. “Já teve dia em que fechei a agenda só com esses atendimentos voluntários”, explicou, acrescentando que só cobra em casos de estética. Fabianny lamenta não ter mais profissionais interessadas em participar, o que ampliaria o atendimento. 

Tati, Fabianny e Naná:
precursoras em Sorocaba

Conforme disse, “se houver divulgação, se as mulheres conhecerem esse trabalho, muitas procurarão e se tiver colaboração de outras profissionais, poderemos atender um número maior de pacientes gratuitamente”. A micropigmentação da aréola custa entre 750 a 1500 reais por mama,  no atendimento particular.

Fabianny observou que a melhoria da autoestima das mulheres contribui para a evolução do tratamento: “Percebi que quando a mulher começa a se olhar no espelho o tratamento dá um UP, é outra coisa. Às vezes, o tratamento não está respondendo. Só de pedir autorização para o médico  e fazer a sobrancelha dela, o tratamento volta a responder porque elas voltam a se enxergar, voltam a ter aquela vontade de se olharem no espelho e de viverem”.

GRAVIDEZ

Em Sorocaba, as idealizadoras do projeto social são, além de Fabianny, também Naná Schwarzer e Tati Skitini. Esta última, jornalista e apresentadora de televisão, teve um câncer agressivo com dois por cento de chance de cura. Ela não só se recuperou como engravidou e, na comemoração dos 10 anos do projeto, a filha Lavínia a acompanhou. 

Alegria na tarde do evento dos 10 anos do projeto

Para Fabianny, a micropigmentação tanto da sobrancelha quanto da aréola das mamas tem um efeito incrível sobre as mulheres portadoras de câncer de mama: “Oitenta por cento do tratamento é emocional”, frisou, assinalando que a gratuidade é assegurada a pacientes não só de Marília como de outras regiões: “É um projeto que eu resolvi abraçar e levo comigo. Não consigo parar”, assinalou.

Para saber mais sobre esse trabalho, acesse: https://www.instagram.com/fabiannyandrade/

Seu contato é (14) 981507763.

 *Reportagem publicada na edição de 13.11.2022 do Jornal da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.