Por Célia Ribeiro
O termômetro passava dos 30 graus na abafada tarde de quarta-feira. Mas, na pequena sala de uma conhecida instituição na zona leste de Marília, um grupo de aposentadas era pura animação. O riso fácil se misturava ao barulho das máquinas de costura e a maior preocupação era localizar a tesourinha que, mesmo amarrada em uma cadeira, se perdeu entre tecidos, rendas e enfeites. Assim aconteceu mais um encontro da “Arte do Bem”, um grupo que se juntou para criar peças cuja renda é revertida a entidades filantrópicas.
Encontro da última quarta-feira
Conforme essa coluna registrou em novembro de 2021, as artesãs têm em comum a vontade de ajudar o próximo. Como também são muito habilidosas, uniram o talento à articulação do grupo que impulsiona a produção de uma grande variedade de itens que vão de bolsas, necessaires, tapetes, toalhas de mesa, de chá, de lavabo, panos de prato ricamente decorados, aventais, guirlandas, objetos de decoração, entre outros.
Layress
mostra algumas peças natalinas
As artesãs se reúnem todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17h30, na Associação Mariliense de Amor Exigente, entidade que apoia famílias de dependentes químicos. Mas, o artesanato que elas produzem gera renda que beneficia outras instituições: “Uma parte do que vendemos é reinvestido na compra de materiais. E a outra destinamos às entidades que realmente precisam. Procuramos saber como podemos ajudar e com a venda dos trabalhos nós contribuímos”, explicou Marli Costa Garrossino.
As
peças têm acabamento impecável
Foi dessa forma, através de
bazares e vendas avulsas, que a “Arte do Bem” conseguiu doar 300 lençóis ao Hospital
Materno Infantil e 3.000 fraldas geriátricas à Casa do Caminho, por exemplo.
Por isso, as voluntárias se empenham muito para confeccionarem trabalhos bem
acabados e com muita qualidade que são sempre disputados.
Toalha de lavado com acabamento em crochê |
O trabalho nas tardes de quarta-feira é apenas um pretexto para as amigas se reunirem porque, geralmente, elas levam as peças para finalizarem em casa. “Aqui é tudo de bom. Depois de dois anos amargando, em que estivemos praticamente só em três, voltamos a nos reunir. Aqui não se fala de política, de religião, a gente troca receitas, enfim, só amenidades”, observou Layress Milecovich Caixeiro.
ARTIGOS NATALINOS
Impossível não se encantar com os enfeites de Natal que já estão à pronta entrega. De bolas para árvore, Papai Noel, guirlandas, renas etc, o espírito natalino está presente em tudo: toalhas de chá, passando pelos panos de prato que acompanham colheres de pau, até toalhas de lavabo e aventais, formando conjuntos para presentear.
Panos de prato acompanham colher de pau
Daffinis Santander, que coordena
as voluntárias, disse que no fim do ano elas focam em artigos natalinos. Mas, o
ano todo tem peças diversificadas, com destaque para os itens de cozinha e
banheiro. Esses produtos estão à venda às quartas-feiras, das 13h30 às 17h30
quando elas se reúnem na entidade, localizada à Rua Maria Angelina Zillo Vanin,
75, travessa quase no fim da Rua Santa Helena.
Mas, também podem ser encomendados no Instagram: @artedobemmarilia ou
pelo telefone (14) 9.97354535.
Márcia Pallota estava finalizando esta bolsa
No entanto, há uma ótima oportunidade para fazer o bem duplamente: no dia 20 de novembro, acontecerá um almoço da Associação Amor Exigente, na Loja Maçônica Paz, Liberdade e Trabalho (Rua Antônio Molica, 390), no Jardim Maria Izabel. Quem for ao evento poderá adquirir as peças da “Arte do Bem” que estarão expostas. Os convites estão à venda com os voluntários da ONG.
Na última quarta-feira, Márcia Palotta, Daffinis Santander, Marli Garrossino, Luciana Assis, Marli Martinez e Layress Caixeiro estavam a todo vapor entre linhas e aviamentos finalizando alguns trabalhos. Elas citaram outras voluntárias que também participam como Helena Rubira Peres e Valdecir D’Aloia, responsável pelas belíssimas toalhas do grupo.
Mais que compartilhar o gosto pelo artesanato e passar momentos relaxantes entre amigas, elas criam arte que alegrará muitas outras pessoas e canalizarão a energia da solidariedade e do amor que colocam em cada detalhe para ajudar quem mais precisa. Nada melhor que aproveitar o Natal e o espírito de paz tão necessário escolhendo presentear com a “Arte do Bem”.
Voluntárias em foto do Instagram do grupo
Leia sobre a origem da "Arte do Bem" AQUI
*Reportagem publicada na edição de 30/10/2022 do Jornal da Manhã