domingo, 14 de agosto de 2022

TURISMO RURAL: UM MANUAL DESTINADO A EMPREENDEDORES E PARA EXPLORAR AS BELEZAS NATURAIS DA REGIÃO

Por Célia Ribeiro

O período de isolamento social dos últimos dois anos cravou, em maior ou menor grau, marcas significativas. Dos que foram profundamente transformados aos que ainda estão tentando dar um novo sentido à vida, em comum só a certeza de que nada será como antes. Por isso, ao publicar um manual sobre turismo rural, o jornalista Ivan Evangelista Junior acena com uma ferramenta extremamente útil: os empreendedores vão se beneficiar de seu vasto conhecimento na área e o turista encontrará pérolas cujas conchas começam a ser reveladas na região de Marília. 

Fazenda Floresta é referência

Escrito em apenas 18 dias, o “Manual Prático do Turismo rural – Um guia para empreendedores” (Editora Patriani), ganhou vida pelas mãos hábeis de quem não apenas conhece muito a região como é apaixonado pelas coisas da terra. Articulado, Ivan é uma usina ambulante de ideias que vê oportunidades onde poucos reconhecem algum potencial.

Presidente e membro fundador do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ele juntou a fome com a vontade de comer, como diriam os antigos, porque também é veterano na Comissão de Registros Históricos de Marília. E cá entre nós, não havia lugar melhor para um acumulador confesso: em seus arquivos há mais de 15 mil fotografias de Marília, além de documentos históricos que garimpa aqui e ali.

 

Ivan Evangelista Jr.
O COMEÇO DE TUDO

Diante da necessidade de manter-se recluso na pandemia, Ivan resolveu dar asas à imaginação. Os pensamentos saíram voando e pousaram em uma ideia original: reunir em um livro cases de sucesso de empreendedores do turismo rural, apresentar ferramentas para quem tinha vontade de empreender e não sabia como começar e mostrar ao cidadão comum, que quer explorar o turismo no interior paulista, que há muitos lugares que valem a pena conhecer.

Em entrevista à coluna, o jornalista afirmou que o potencial turístico de Marília e região é imenso. Ele observou que um trabalho bem estruturado na área pode gerar emprego e renda atraindo turistas dos grandes centros, inclusive: “Imagine que uma pessoa está em Marília a negócios. O que ela pode explorar aqui? E se conhecer e gostar pode voltar e trazer a família”.

 Um dos segmentos que tem evoluído rapidamente é o ciclismo. Poucos sabem, mas Marília tem mais de 40 trilhas registradas que reúnem tribos de todas as idades. De olho nisso, a Secretaria Municipal de Turismo e o COMTUR promoveram, no início de agosto, o segundo encontro de bikers para apresentar e validar as trilhas que receberão recursos do governo do Estado (MIT- 2022, Municípios de Interesse Turístico).

Encontro sobre as trilhas

Conforme registrou em artigo no site https://www.turismorural.tur.br/os nomes de batismo das trilhas, dados pelos próprios usuários foram respeitados e foi apresentada a proposta de uma nova trilha que levará o nome de "Trilha dos Dinos", uma homenagem ao principal atrativo cultural e científico de Marília, referência ao trabalho do paleontólogo William Nava e ao Museu de Paleontologia de Marília”.

EXPERIÊNCIA SENSORIAL 

Chácara Sagrado Coração, em Marília

Pensando grande, Ivan disse que dá para unir os bikers e o turismo rural na medida em que “o visitante que esteja com sua bike ou alugue no hotel em que se hospedar, pode praticar seu esporte favorito e deixar a família em uma das inúmeras fazendas que exploram o turismo rural”. Conforme disse, eles terão experiências fantásticas de colher a fruta no pé, de andar a cavalo, tomar banho de cachoeira etc. E na hora do almoço, o esportista pode encontrar os familiares na propriedade em torno da boa mesa, apreciando a original comida da roça, observou. 

Livro indispensável para o turismo rural

No livro, Ivan mostra várias iniciativas de empreendimentos que deram certo e que podem servir de norte a quem deseja começar agora. Um dos destaques é a Fazenda Floresta, de Lupércio,  reconhecida nacionalmente pela infraestrutura e boas práticas ambientais. Outros exemplos citados são: Estância Turística Vale da Graça (Vera Cruz), Fazenda Califórnia (Marília), Fazendinha Caminho da Roça (Distrito de Nóbrega – Marília), Recanto das Jóias (Vera Cruz), entre outros. 

Bikers decidem qual trilha seguir

De acordo com Ivan, “as pessoas estão buscando mais qualidade de vida” em contato com a natureza, saboreando frutas frescas e comida de roça em um ambiente tranquilo onde o silêncio é quebrado ora pelo canto dos pássaros, ora pelas quedas d’água. Dessa forma, os proprietários rurais precisam se preparar para esse “boom” de crescimento através de um planejamento cuidadoso.

 

Varpa, região
de Tupã
Uma ferramenta que dá uma verdadeira receita de bolo de como empreender no turismo rural está ao alcance de todos: ao folhear as páginas do manual, basta fechar os olhos e sentir o aroma do café passado na hora no coador de pano e ouvir o canto do galo ao amanhecer. Uma experiência sensorial que vale muito conhecer.

Entre em contato com o autor no e-mail: ivanevangelista155@gmail.com Saiba mais sobre Ivan Evangelista Junior no blog: https://afotoquefala.blogspot.com/

Créditos: Fotos Ivan Evangelista Jr.)

*Reportagem publicada na edição de 14/08/2022 do Jornal da Manhã


Saber falar em público é um diferencial na 
carreira, nos estudos e nos negócios.
Com o Curso de Oratória "Fale Bem" você
vai desenvolver seu potencial em aulas personalizadas.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.