Por Célia Ribeiro
O que as pesquisas sobre células tronco e a pandemia do Covid 19 têm em comum? Além de temas atuais, tanto os estudos da genética quanto a doença que já provoccou mais de seis milhões de mortes foram abordados no Ciclo de Palestras Médicas do Univem: o Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão da Faculdade de Medicina de Marília e a Dra. Paloma Libânio Nunes, superintendente do HC Famema, proferiram palestras utilizando linguagem de fácil compreensão em 27 de abril e 25 de maio, respectivamente.
Dra. Paloma |
No evento desta semana, realizado na sede da Associação Paulista de Medicina, a Dra. Paloma fez uma exposição sobre a experiência do HC Famema no auge da crise do Covid, surpreendendo os presentes ao afirmar que a pandemia não acabou e que cabe a cada um continuar com os cuidados de prevenção para evitar que o coronavirus se espalhe.
Em cerca de 30 minutos, ela exibiu uma cronologia desde a decretação da pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em março de 2020, até os desafios que o Hospital de Clínicas enfrentou como referência para 1,2 milhão de habitantes de 62 municípios. Além do desconhecimento geral da doença, da dificuldade para aquisição de insumos, falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais de saúde etc, do dia para a noite a instituição precisou abrir 46 leitos de UTI só para Covid.
Exibidos em vídeo, vários depoimentos emocionantes motraram o empenho dos profissionais das diferentes áreas que sofreram de esgotamento físico e emocional com longas jornadas de trabalho. E revelaram um lado pouco conhecido: o medo dos profissionais da linha de frente de contaminarem filhos, pais idosos e demais familiares ao voltarem para casa.
46 leitos UTI Covid (foto HC Famema) |
NÃO ACABOU
Como mostram as últimas estatísticas, os casos de Covid estão aumentando. Se a gravidade não é a mesma da fase anterior à vacinação, o número de internações vem crescendo e preocupa os profissionais da área: "Nós começamos com 46 leitos de UTI e fomos diminuindo à medida que a pandemia foi arrefecendo. Hoje, estamos com 12 leitos. É pouco perto dos 46 que a gente tinha. Mas, a gente não estava com ocupação de 100 por cento. E agora já está. Hoje vamos ter que fazer uma força tarefa para poder abrir mais leitos", anunciou.
Auditório lotado (foto: HC Famema) |
De acordo com a Dra. Paloma, não é apenas a volta do Covid que preocupa. Mas, também, as sequelas. Conforme disse, o tema está sendo objeto de estudos, mas têm sido frequentes relatos de pessoas que apresentam queda de cabelo, dificuldade de concentração, perda de memória, redução da capacidade pulmonar, AVC (Acidente Vascular Cerebral), depressão, refluxo do estômago, entre outros, após se curarem da doença.
Depoimentos em video emocionaram |
A médica ressaltou que o momento é de cautela: "As pessoas já sabem o que é a doença. Começou com sintoma, utiliza a máscara, evita ter contato com outras pessoas. O que não quero para mim, não quero para o outro. Se estiver com sintomas, evita ficar aglomerando. Tenho que ter responsabilidade pelo outro. E não esquecer de completar as doses da vacinação", frisou.
Abertura do evento |
PREVENÇÃO
Sobre o ciclo de palestras, Dra. Paloma elogiou a iniciativa que tem a coordenação de Nelson Feitosa: "A Univem está sendo extremamente feliz quando ela propõe fazer um evento que une pessoas de segmentos difetentes para falar sobre saúde. Ela foi extremamente acertada. São pessoas não só da área da saúde. Falar de saúde para quem já entende de saúde é uma coisa, mas para pessoas de outros segmentos é importante para difundir informação de qualidade",
(Esq) Nelson Feitosa |
A presidente da Maternidade e Gota de Leite, Virgínia Maria Pradella Balloni, que participou do evento de abril, parabenizou "o Univem pela iniciativa de levar informação de qualidade sobre saúde para toda a população", citando o reitor Luiz Carlos de Macedo Soares e o organizador do evento, Nelson Feitosa.
Segundo o coordenador do Ciclo de Palestras, Nelson Feitosa, "toda palestra orientadora salva vidas. O Univem, apesar de ser uma instituição voltada ao Direito e outros cursos, também se preocupa em ajudar a comunidade. Foi uma forma que encontrou de disseminar a promoção da saúde através das conferências",
Estiveram presentes na palestra de quatra-feira e compuseram a mesa: Luiz Carlos de Macedo Soares (reitor do Univem), Dr. Ruy Yoshiaki Okaji (presidente da Unimed), Juliana Sanches (gerente do Sebrae), Dra. Paloma Libânio (superintendente do HC Famema), Nelson Feitosa (coordenador do evento), Marcelo Piai (diretor-executivo da PPA Care), Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz (diretor geral da Faculdade de Medicina de Marília), Dra. Roberta Cardoso Flores (coordenadora clínica do Centro de Reabilitação Lucy Montoro), subtenente Alessandro de Assis (chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Marília) e Aparecida B.J. Passaroni (coordenadora do Curso de Enfermagem da ETEC Antonio Devisate).
A próxima palestra acontecerá no dia 23 de junho, às 14h30 no SESI. A psicóloga Cláudia Volpato abordará o tema "Saúde Integrada nos Acidentes de Trânsito".
Para saber mais sobre o HC Famema, acesse: http://hc.famema.br/
* Reportagem publicada na edição de 29/05/2022 do Jornal da Manhã