domingo, 23 de fevereiro de 2020

COM PRODUTORES DA REGIÃO, 3ª FESTA NA ROÇA TERÁ GASTRONOMIA E ARTESANATO.

Por Célia Ribeiro

Um cafezinho puro, coado na hora, acompanhado de pães artesanais, bolos, geleias e queijos: a manhã do dia 08 de março será cheia de aromas e sabores no Sítio Olho D’Água, localizado no Distrito de Padre Nóbrega, em Marília. O local sediará a 3ª Festa na Roça que tem por objetivo estimular o turismo rural, proporcionando momentos de lazer aos visitantes que poderão degustar vários produtos frescos e de qualidade.
Os turistas poderão relaxar em meio à natureza
Com entrada gratuita, o evento acontecerá das 10 às 18 horas, reunindo 27 expositores de Marília, Tupã, Bastos, Oriente, Ocauçu, Garça, Campos Novos Paulista, Júlio Mesquita e São Gotardo-MG. Eles serão recepcionados pela família de Santina Imaculada Santini Pardo, proprietária do sítio, juntamente com os filhos, a médica veterinária Renata Bonini Pardo e Victor Hugo Bonini Pardo.

O Sítio Olho D’Água é conhecido pela produção do café “Dona Santina” cultivado na propriedade há 20 anos. A família, que sempre viveu na cidade, mudou para a zona rural em busca de um novo estilo de vida. Segundo Renata, “na época, compramos só um pedaço de mato”. Com o tempo foram plantadas mais de 300 árvores no terreno que abriga uma vasta área cultivada com café selecionado.

A ideia da festa surgiu quando pequenos produtores participaram de um curso do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que durou 10 meses. Eles perceberam que a soma de tudo que produziam em suas propriedades poderia atrair um fluxo de turistas interessados em conhecerem e adquirirem produtos orgânicos, de boa qualidade e a preços acessíveis, passando horas agradáveis em família.

VARIEDADE

Segundo os organizadores da 3ª Festa na Roça, os visitantes encontrarão opções para o café da manhã, almoço e café da tarde, podendo levar para casa o que mais gostarem. Além disso, haverá artesanato e espaço para relaxamento, saúde e beleza.

Dona Santina e Victor Hugo Bonini Pardo

No almoço, haverá opções de churrasco grego de carne premium, omelete, arroz de carreteiro, massas, macarrão sem glúten, hambúrguer, espetinhos de cordeiro, frango e suíno; panquecas e saladas. De sobremesa, sorvete artesanal, doces caipiras, sobremesas geladas, tapioca doce, salada de frutas etc. Quanto às bebidas, destacam-se: chope artesanal, caldo de cana, cafés de coador e espresso, café gelado e bebidas à base de café, chá gelado, água e suco.

Para consumir na festa ou levar para casa, os visitantes encontrarão: queijos artesanais de leite de cabra, requeijão caipira, vários produtos derivados de leite, mel, bolos caseiros, biscoitos, sonhos, entre outros.

Quanto ao artesanato, haverá peças decorativas em cimento, laços infantis, artesanato de costura criativa, semi-jóias, artesanato com orquídeas, artesanato em MDF e terrários. Na parte de saúde e beleza, haverá expositores com produtos de medicina natural, podóloga, e terapeuta em Reflexologia.
Café secando no terreiro da propriedade
Os organizadores estão otimistas com o evento que chega à terceira edição (anteriormente, as festas foram realizadas nos municípios de Tupã e Bastos), esperando reunir um bom público. Eles destacaram que não haverá produtos concorrentes para que os 27 expositores possam levar o que melhor representa suas propriedades e, dessa forma, mostrar um pouco do seu trabalho.
O conhecido café "Dona Santina" é produzido no Sítio Olho D'Água
Para os visitantes, será uma ótima oportunidade de passar um domingo em meio à natureza, consumindo produtos regionais a preços acessíveis e que poderão levar para casa. “Queremos que as pessoas se sintam bem, em um ambiente agradável, e que os produtores também possam alcançar sucesso com sua presença no evento”, assinalou Renata Bonini Pardo.

Serviço: 3ª Festa na Roça, acontecerá no dia 08 de março, das 10 às 18h, no Sítio Olho D’água, localizado à Rua Rosa Luiza de Jesus, próximo ao bairro Maracá, no Distrito de Padre Nóbrega, em Marília.

* Reportagem publicada na edição de 23.02.2020 do Jornal da Manhã

2 comentários:

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.