Com os rostos pintados, trajando roupas coloridas e brilhantes, os super heróis com seus poderes mágicos vão invadir o salão da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), em Marília/SP, no dia 29 de fevereiro, das 15 às 18h. No “CarnaEspecial”, o que vale é a animação: dançando, pulando ou embarcando no divertido trenzinho de cadeiras de rodas, todo mundo pode se divertir ao som das marchinhas carnavalescas.
Dr. Elio e o filho Andrezinho |
“O CarnaEspecial é uma comemoração que simboliza o início da Associação Anjos Guerreiros (AAG) e tem por objetivo principal proporcionar às pessoas com deficiência uma festa carinhosamente preparada para elas, mas aberta a toda a comunidade. Outro objetivo é unir as diversas associações de Marília, favorecendo a interação, a solidariedade e o apoio mútuo”, explicou a pedagoga Regiane Ferreira, presidente da entidade.
Ela assinalou que “o evento é gratuito e por isso pedimos que quem puder leve um prato doce ou salgado. Com a contribuição de cada um, faremos uma grande festa e o 3º CarnaEspecial será um sucesso”. Além disso, haverá cachorro-quente, algodão doce, suco, pipoca e sorvete doados por voluntários e empresas.
FAMÍLIAS
Desde o primeiro evento, realizado no Nickey Clube, em 2018, o CarnaEspecial reúne famílias inteiras. Um dos entusiastas é o cirurgião-dentista Dr. Elio Ajeka: “O CarnaEspecial é uma festa sinônimo de alegria, bagunça, diversão. Porém, o objetivo maior é a confraternização e inclusão da família ‘Anjos Guerreiros’ com a comunidade. A associação tem dado voz às pessoas com deficiências e síndromes, valorizando o amor, a inclusão e o respeito”.
Animação na festa do ano passado |
Voluntários em 2019: Denilson em pé (Letra A) e Regiane (Letra L) na foto |
Elio Ajeka disse que “por termos um filho com Síndrome de Down, o Andrezinho, o evento é muito mais que especial, nos fortalece a trabalhar ainda mais pelas causas sociais e agora inclusivas. Ele é nossa fonte de inspiração diária de alegria. O André e o Erick são as maiores bênçãos que recebemos de Deus”.
Para a diarista Viviane Gomes dos Santos, mãe de dois filhos especiais com 08 e 14 anos, o CarnaEspecial foi uma grata surpresa. Como evangélica, ela não costumava ir ao carnaval e, ao participar do evento no ano passado, ficou muito feliz com o ambiente alegre e de inclusão: “Foi maravilhoso ver a alegria das crianças, a união de tanta gente, das mães e das entidades. Todos se divertiram muito”, comentou.
As fantasias estão liberadas |
Pais e filhos no carnaval muito especial |
SEMENTE
A presidente da AAG lembrou como tudo começou: “Em 2014, a Cláudia Marin e algumas mães se reuniram e fizeram uma festinha de carnaval para as crianças com deficiências, seus filhos especiais. A partir daí, elas foram fazendo algumas coisas deste tipo e surgiu a Associação Anjos Guerreiros. Na verdade, o CarnaEspecial simboliza o início da AAG porque as mães perceberam que além de se juntar por conta dos direitos, também poderiam pela diversão”.
O CarnaEspecial acontece desde 2018: começou no Nickey |
Com um extenso currículo na área de Educação Especial, a presidente da AAG disse que “a gente quer deixar na cidade um marco com esse evento e esperamos que mais pessoas participem”, independente de terem deficiência.
Regiane com Mateus Castelazzi. Ao fundo, Cláudia Marin. |
Referindo-se às crianças com deficiência, ela concluiu observando que o “CarnaEspecial representa muita alegria, muita felicidade e pertencimento. A interação que eles têm junto com os outros é muito legal. A alegria no rosto deles. Cansei de olhar eles se divertindo de tanto que pulavam. Por mais festas como esta, abertas e democráticas”.
Saiba mais sobre a Associação Anjos Guerreiros acessando AQUI.
*Reportagem publicada na Edição de 16.02.2020 do Jornal da Manhã
Festa maravilhosa e de muita alegria, onde crianças,jovens e adultos se divertem e interagem num clima de muita descontração.
ResponderExcluirÉ tudo de bom!!!!