domingo, 16 de fevereiro de 2020

CARNAESPECIAL: EVENTO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SERÁ ABERTO À POPULAÇÃO.

Por Célia Ribeiro

Com os rostos pintados, trajando roupas coloridas e brilhantes, os super heróis com seus poderes mágicos vão invadir o salão da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), em Marília/SP, no dia 29 de fevereiro, das 15 às 18h. No “CarnaEspecial”, o que vale é a animação: dançando, pulando ou embarcando no divertido trenzinho de cadeiras de rodas, todo mundo pode se divertir ao som das marchinhas carnavalescas.
Dr. Elio e o filho Andrezinho

 “O CarnaEspecial é uma comemoração que simboliza o início da Associação Anjos Guerreiros (AAG) e tem por objetivo principal proporcionar às pessoas com deficiência uma festa carinhosamente preparada para elas, mas aberta a toda a comunidade. Outro objetivo é unir as diversas associações de Marília, favorecendo a interação, a solidariedade e o apoio mútuo”, explicou a pedagoga Regiane Ferreira, presidente da entidade.

Ela assinalou que “o evento é gratuito e por isso pedimos que quem puder leve um prato doce ou salgado. Com a contribuição de cada um, faremos uma grande festa e o 3º CarnaEspecial será um sucesso”. Além disso, haverá cachorro-quente, algodão doce, suco, pipoca e sorvete doados por voluntários e empresas.

FAMÍLIAS

Desde o primeiro evento, realizado no Nickey Clube, em 2018, o CarnaEspecial reúne famílias inteiras. Um dos entusiastas é o cirurgião-dentista Dr. Elio Ajeka: “O CarnaEspecial é uma festa sinônimo de alegria, bagunça, diversão. Porém, o objetivo maior é a confraternização e inclusão da família ‘Anjos Guerreiros’ com a comunidade. A associação tem dado voz às pessoas com deficiências e síndromes, valorizando o amor, a inclusão e o respeito”.
Animação na festa do ano passado
Conhecido pelo bom humor, o dentista sempre aparece com fantasias originais e aproveita para se divertir com a família formada pela esposa Sueli Ajeka e filhos Andrezinho e Erick: “Nossa Associação dos Cirurgiões Dentistas, através do presidente Dr. Carlos Sanches e toda diretoria, preza muito a atenção aos trabalhos sociais do município. Por isso, esta festa é atendida com muito carinho e incentivo”, frisou.

Voluntários em 2019: Denilson em pé (Letra A) e Regiane (Letra L) na foto

Elio Ajeka disse que “por termos um filho com Síndrome de Down, o Andrezinho, o evento é muito mais que especial, nos fortalece a trabalhar ainda mais pelas causas sociais e agora inclusivas. Ele é nossa fonte de inspiração diária de alegria. O André e o Erick são as maiores bênçãos que recebemos de Deus”.

Para a diarista Viviane Gomes dos Santos, mãe de dois filhos especiais com 08 e 14 anos, o CarnaEspecial foi uma grata surpresa. Como evangélica, ela não costumava ir ao carnaval e, ao participar do evento no ano passado, ficou muito feliz com o ambiente alegre e de inclusão: “Foi maravilhoso ver a alegria das crianças, a união de tanta gente, das mães e das entidades. Todos se divertiram muito”, comentou.
As fantasias estão liberadas
Por sua vez, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Marília, e vice-presidente da AAG, Denilson Evangelista, disse que o CarnaEspecial “representa uma grande inclusão porque fala de coisas muitas vezes negadas que é o direito à diversão”.  Ele observou que não se deve lembrar das pessoas com deficiência somente associando-as “à saúde, direitos, problemas e dificuldade. É um momento de congraçamento que faz muito bem às famílias e às crianças".
Pais e filhos no carnaval muito especial
Denilson Evangelista destacou que todos têm direito ao lazer e à diversão. No caso do carnaval especial, lembrou que “se adapta o que tiver que adaptar” para ter o maior número possível de participantes. E encerrou convidando a população a participar do evento.

SEMENTE

A presidente da AAG lembrou como tudo começou: “Em 2014, a Cláudia Marin e algumas mães se reuniram e fizeram uma festinha de carnaval para as crianças com deficiências, seus filhos especiais. A partir daí, elas foram fazendo algumas coisas deste tipo e surgiu a Associação Anjos Guerreiros.  Na verdade, o CarnaEspecial simboliza o início da AAG porque as mães perceberam que além de se juntar por conta dos direitos, também poderiam pela diversão”.
O CarnaEspecial acontece desde 2018: começou no Nickey
Ela enfatizou a importância da adesão ao evento de outras instituições como “Downs Entre Amigos”, AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), AADEF (Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Marília), “Amigos do COM”, “HC-Famema”, entre outros.

Com um extenso currículo na área de Educação Especial, a presidente da AAG disse que “a gente quer deixar na cidade um marco com esse evento e esperamos que mais pessoas participem”, independente de terem deficiência.
Regiane com Mateus Castelazzi. Ao fundo, Cláudia Marin.

Referindo-se às crianças com deficiência, ela concluiu observando que o “CarnaEspecial representa muita alegria, muita felicidade e pertencimento. A interação que eles têm junto com os outros é muito legal. A alegria no rosto deles. Cansei de olhar eles se divertindo de tanto que pulavam. Por mais festas como esta, abertas e democráticas”.

Saiba mais sobre a Associação Anjos Guerreiros acessando AQUI.

*Reportagem publicada na Edição de 16.02.2020 do Jornal da Manhã

Um comentário:

  1. Festa maravilhosa e de muita alegria, onde crianças,jovens e adultos se divertem e interagem num clima de muita descontração.
    É tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.