domingo, 26 de agosto de 2018

GRATUS: QUANDO O AMOR AO PRÓXIMO UNE VOLUNTÁRIOS PARA DIFERENTES CAUSAS

Por Célia Ribeiro

Nas primeiras horas da manhã de um domingo ensolarado, quem passava pelas imediações da praça da Igreja São Bento, na região central de Marília, notava a movimentação de um grande número de pessoas, de idades variadas, posicionando mesas e cadeiras sob as árvores. Algumas horas depois, o local foi palco de um almoço coletivo oferecido às pessoas em situação de rua que chegavam ressabiadas, mal acreditando que participariam de um “Almoço em família”.
“Almoço em Família”: solidariedade no prato. 
Organizado pelo Gratus, plataforma social gratuita, criada em 2015 em Marília para conectar pessoas interessadas em fazer o bem, o almoço é um dos exemplos da atuação do grupo de voluntários que desenvolveu uma série de projetos e que, em 2018, “devido a diversos compromissos pessoais, nós estamos em hiato”, segundo explicou uma das coordenadoras, a jornalista Raquel, que prefere não citar o sobrenome das organizadoras.
A causa ambiental atrai muitos voluntários 
“A idealizadora do Gratus é a Isabela Guilen. Inspirada pelo trabalho da ONG atados, que atua em São Paulo, a Isa quis elaborar uma plataforma semelhante em Marília. Ao retornar à cidade, em 2015, visitou as entidades sociais apresentando a ideia. A conheci por intermédio de uma amiga em comum. Como apoiadora do trabalho voluntário, entrei em contato com a Isa”, recordou Raquel. Ela disse que a Isabela já havia convidado a Thaís e logo após a primeira ação (Amor no Cabide), “ganhamos o reforço da Maewa. Portanto somos em quatro”.
Evento “Café com leitura” teve voluntários do Gratus
Sobre a primeira ação, “Amor no Cabide” inspira voluntários por todo lado. Movimento iniciado em Porto Alegre (RS), consiste em coletar roupas e calçados limpos e em bom estado e doa-los a quem precisa. Em Marília, a ação disponibiliza roupas às pessoas em situação de rua, como se estivessem em uma loja. A diferença é que os cabides ficam ao ar livre e quem precisa pode pegar o que quiser.
Roupas para escolher à vontade 

ENTIDADES

Em três anos, as quatro jovens lideraram um trabalho de fôlego usando a solidariedade como combustível: “Nosso maior desafio foi levar uma nova consciência aos marilienses. Nossa meta foi mostrar que as entidades sociais realizam um trabalho que deveria ser feito pelo Poder Público e que, portanto, necessitam de todo o apoio”, afirmou Raquel.

Ela acrescentou que o Gratus realizou “um trabalho de capacitação das ONGs para que elas pudessem ser cada vez mais auto suficientes. Também capacitamos voluntários e demonstramos na prática que ‘fazer o bem nos faz bem’. Primeiro demos a teoria do que é ser voluntário, depois realizamos diversas ações”.

Desde 2015, o Gratus promoveu ações de grande impacto social: foram quatro edições de “Amor no Cabide”, dois “Almoços em Família” que reuniram pessoas em situação de rua e voluntários lado a lado; duas edições do “Dia das Boas Ações”, que é um movimento mundial, e que em Marília mobilizou voluntários transformando espaços públicos com atividades voltadas às crianças, idosos e deficientes; duas edições da “Feira das Boas Ações”; limpeza da Represa Cascata, “Lenços que Unem” (evento realizado na ACC  voltado às portadoras de câncer); campanha de Vaga Consciente; mobilização para doação de sangue etc.
Voluntários se envolvem nas ações  (Foto Babi Borba)
Dia de visita na Casa do Caminho: amor e atenção (Foto Gabriela Massela)

MOTIVAÇÃO

Raquel demonstra otimismo ao falar sobre o voluntariado: “Observo que em Marília muita gente quer ajudar, mas não sabe como. A partir do momento que um grupo começa a se organizar, as pessoas passam a ‘comprar a ideia’”. Ela prosseguiu afirmando que “Marília é uma cidade extremamente conservadora e fechada a grandes mudanças; porém, existe uma geração a fim de mudar esta realidade e que precisa de apenas um empurrão para fazer a diferença. Tenho fé de que fizemos um trabalho de mudança de mentalidade”.
"Amor no Cabide": voluntário ajuda a escolher as roupas
Ela comentou que as áreas que mais chamam a atenção são a causa animal, ao lado das demandas ambientais e sociais, destacando que quem tiver interesse em colaborar com uma entidade ou realizar um trabalho voluntário pode contatar a plataforma no website: www.gratus.com.vc
Ação Social  no Espaço Cultura reuniu muitos voluntários
Finalizando, Raquel observou que a cidade “tem um potencial enorme e que as pessoas estão dispostas a se dedicar ao próximo. Pessoalmente, busco um sentido para a existência da humanidade. Encontrei a resposta quando fiz uma pessoa sorrir. Então, a partir do momento que eu dedico a minha vida para melhorar a vida do outro, encontro sentido para a minha existência. Se pararmos para pensar, quanto tempo temos por aqui? 70, 80 anos? É muito pouco, comparado ao infinito. Que marca vou deixar neste mundo? "

Idosos receberam toda atenção (Foto Mariana Granado)

VOLUNTÁRIA

O blog da plataforma é rico em fotografias, vídeos e depoimentos de voluntários como os de Greice Monteiro de Moraes que autorizou a divulgação das considerações abaixo: “As ações têm sido lições de vida. Muito clichê, todavia, inevitável: recebo bem mais que dou! Seja divulgando a ideia, seja num café da manhã com pessoas em tratamento contra o câncer ou num almoço com moradores de rua. Cada vez mais passo a entender que na verdade somos um todo”.
Greice Monteiro de Moraes na ONG “Amor de Mãe”
Ela afirmou que “é necessário se colocar na pele do outro, pois estamos aqui para nos ajudar mutuamente sem esperar nenhuma recompensa, seja do outro lado da vida ou algo semelhante. Então, o trabalho voluntário deve ser feito sem a ideia de caridade, obrigação. É uma questão de felicidade entrelaçada!”. Greice foi professora voluntária de ballet clássico na ONG “Amor de Mãe”.

Crédito Fotos  - Arquivo Gratus

Para saber mais sobre o Gratus, acesse o website: http://www.gratus.com.vc/ 

REPORTAGEM PUBLICADA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DA MANHÃ EM 26.08.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.