domingo, 15 de julho de 2018

ARTESÃO TRANSFORMA MATERIAL RESISTENTE EM PEÇAS DECORATIVAS E FUNCIONAIS.

Por Célia Ribeiro

Quando se fala em fogão à lenha, imediatamente a lembrança que vem à memória é a da boa comida caseira, farta, em torno da qual se reúnem familiares e amigos. Por isso, como bom anfitrião, Sérgio Bensdorp, 62 anos, não descansou até conseguir tirar uma ideia do papel:  produzir um fogão à lenha portátil, desmontável, que pode ser levado a qualquer lugar utilizando pequenos pedaços de madeira.
Sérgio trabalha na oficina de casa, sob olhar da esposa Lu.
Confeccionado em ferro, o fogão de uma boca só é um dos produtos que mais chama a atenção na linha de artesanato funcional que inclui desde bonecas e bicicletinhas para jardim até suportes para galões de vidro, mesas e cadeiras à base de ferro e madeira nobre (cumaru), diversos tipos de ganchos, suportes para floreiras, guardanapeiros e até organizador de tampas de panela.
Fogão de lenha portátil: é desmontável e usa pouca madeira
Tudo começou por acaso: no ano de 2014, em viagem a Ribeirão Preto, Sérgio estava com amigos quando viu um suporte de garrafa de cerveja no Bar 5ª Eskina, conhecido point perto da Faculdade Barão de Mauá. “Na hora pensei: dá para fazer”, contou, explicando que ao retornar a Marília e lançando mão de uma pequena máquina de solda se aventurou para reproduzir a ideia.
Algumas criações: todo material é aproveitado integralmente
As fagulhas da solda acabaram por despertar uma vontade incontrolável de testar mais e mais ideias que iam brotando. Casado com a professora Luciana Ferreira Silva Bensdorp, conhecida por sua criatividade e talento em produzir artesanato em tecido, o artesão foi incentivado a soltar a imaginação que o fez dedicar-se totalmente ao novo ofício, quatro anos depois.

MÚSICA E CRIANÇA

Apaixonado por música, Sérgio é sempre solicitado pelos amigos na hora de organizar a playlist das festas. Além de possuir uma respeitável coleção de músicas dos mais variados estilos, ele já foi dono de um Karaokê onde aproveitava os intervalos para soltar a voz afinada homenageando clássicos da MPB, além de lendas da música internacional.
Artesão expôs no "Arraiá" do Espaço Pitanga, em junho. 
As reuniões entre amigos e familiares, embaladas por boa música, o inspiraram a criar um forno para pizza todo em ferro na área de lazer da residência, no Jardim Acapulco. Além de confeccionar o forno, ele prepara a massa da pizza e também se aventura na produção de cerveja artesanal e hidromel, entregou a esposa, chamada carinhosamente de Lu.
Bule e xicara: os mais pedidos
As crianças têm um lugar especial em seu coração: bisavô há dois anos, ele cria muitas coisas com foco no público infantil. São ganchos para bolsinhas em formato de bonecas para o quarto das meninas, ou bonequinhos com características de vários irmãos que os pais querem ter no jardim. Enfim, quando o assunto é criança, Sérgio não esconde a alegria em poder tirar do ferro a frieza do material transformando-o em um objeto alegre e divertido que encanta os pequenos.

PEÇAS ÚNICAS

Sérgio contou que o processo criativo é bem simples: em conversa com os clientes, ouve as expectativas atentamente para saber qual uso será dado ao objeto e então, parte para a criação, sem rascunho prévio. Autodidata, ele só fez um curso de solda quando já estava em franca produção e destaca sua preocupação em entregar uma peça bem acabada.
Jogo de mesa e bancos em ferro e cumaru
“Uma peça nunca é igual a outra. Gosto muito de fazer os bules com xícara, mas um é diferente do outro”, ressaltou, acrescentando que evita ao máximo o desperdício. Ou seja, pedaços de ferro com mais de 10 centímetros são guardados e reaproveitados em outros trabalhos.
Biciletinha de jardim
Ex-eletricista de automóveis e ex-orçamentista de Toninho Cuba, de conhecida recuperadora de veículos de Marília, Sérgio se descobriu artesão e hoje vive desta atividade que lhe permite trabalhar ouvindo boa música na oficina que montou ao lado da área de lazer de casa.
Floreira de gatinho
Ele só lamenta a pouca valorização do artesanato. “As pessoas preferem comprar coisas mais baratas, ainda que feitas com materiais fracos, que não são maciços e vão estragar em pouco tempo”, observou. Em junho, ele participou do “Arraiá Feito à Mão” do Espaço Pitanga, que reúne loja de artesanato onde são ministrados cursos diversos.
Suporte para potes de vidro: cada cliente escolhe seu modelo
“Fiz alguns trabalhos para o evento e foi muito bacana ver tantas coisas bonitas lá”. Por sua vez, Lu falou da alegria de saber que muitas criações do marido estão em outras cidades: “Tem peças em Curitiba e Florianópolis, por exemplo. As pessoas encomendam para presentear e é muito gostoso saber que aquela peça que saiu daqui está indo para a casa de outra pessoa”.
Guardanapos com classe
Os trabalhos em ferro maciço são comercializados a partir de 30 reais, podendo chegar a 1.200 reais, como o conjunto de mesa de ferro e cumaru com 04 bancos que está na sua área de receber os amigos. E, na contramão da modernidade, Sérgio não mantém espaço nas redes sociais para expor seus trabalhos, o que a esposa garante que vai providenciar, embora ele não considere relevante. Para contata-lo o telefone é: (14) 997649995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.