domingo, 31 de dezembro de 2017

COM APOIO DA COMUNIDADE, CACAM RESGATA A INFÂNCIA DE CRIANÇAS EM MARILIA.

Por Célia Ribeiro

O relógio marcava 11 horas quando um cheirinho de comida caseira, sentido desde a vizinhança, aguçava o apetite dos operários concentrados na obra ao lado da cozinha. Nas panelas estavam as refeições que seriam servidas pelo CACAM (Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Marília) aos menores abrigados, na zona norte da cidade.
Brinquedoteca da entidade
Comum, esta cena foi registrada na semana que antecedeu o Natal. Muitas crianças já haviam sido encaminhadas para as famílias de apoio, um bem-sucedido programa da entidade que permite a integração dos menores com famílias previamente cadastradas, nos finais de semana e em datas especiais.

No entanto, o trabalho de construção e reforma do CACAM seguia a todo vapor com os operários empenhados na conclusão das melhorias desta que é uma das instituições modelo responsáveis pelo acolhimento de crianças e adolescentes, de zero a 17 anos, em situação de risco encaminhadas pela Justiça.
Da cozinha, que será reformada em 2018, saem todas as refeições
ACOLHIMENTO

Segundo explicou a assistente social Lorine Vila Real de Souza Ribeiro, para participar do programa os casais não podem fazer parte da lista de adoções do Fórum, precisam residir em Marília, serem casados ou manterem união estável, e estarem cadastrados há um ano, no mínimo. Neste período, os interessados participam das atividades no CACAM, conhecem as crianças que, posteriormente, se sentirão à vontade nas saídas dos finais de semana.
Crianças brincam na festa de fim de ano
Ela falou com entusiasmo sobre a importância dessa parceria: “As crianças amam e as famílias somam conosco. Quando chegam no serviço de acolhimento, as crianças não têm noção de nada, nem como se portar numa mesa, como usar o banheiro, como tomar banho, nada. Então, nós ensinamos coisas básicas”.

Além disso, prosseguiu, “inserimos na escola porque a rotina de ir à escola eles não têm nas casas dos pais de origem. A gente coloca regras, normas, ensina educação básica de comportamento e a família de apoio vem para fortalecer todo esse ensinamento. A família de apoio orienta como se fosse um filho”, disse sem disfarçar a emoção.
Em imagem de arquivo, Hederaldo Benetti, no berçário da entidade
A assistente social informou que, normalmente, as crianças e jovens saem às sextas-feiras, após a aula, e voltam ao CACAM no domingo no final da tarde. Nas festas de fim de ano, a saída ocorre no dia 23 de dezembro e o retorno no dia dois de janeiro sendo que, no caso de irmãos, há o cuidado de coloca-los com a mesma família de apoio.
Lorine, assistente social do CACAM


Lorine Ribeiro assinalou que “a época de Natal é importante para eles. No serviço de acolhimento atendemos todas as áreas de saúde, educação, mas o calor da família é diferente. No Natal eles precisam muito dessas famílias para se sentirem felizes, é um momento acolhedor que eles precisam. As crianças são muito carentes de atenção e a família de apoio pode dar uma atenção exclusiva”.

CANTEIRO DE OBRAS

O presidente do CACAM, Hederaldo Benetti, do Rotary Clube Marília de Dirceu, explicou que a entidade se mantém com o suporte do clube de serviços, doações de empresas e a solidariedade da comunidade que contribui com os eventos de geração de renda, incluindo o bazar permanente que movimenta entre 500 e 600 reais por semana.
Lojinha tem ar condicionado e provadores: geração de renda
Graças ao trabalho de fôlego desenvolvido pela direção da instituição, o CACAM tem as portas abertas sempre que necessita. O Tauste Ação Social, por exemplo, contribuiu com grande parte dos recursos das reformas e ampliações que tiveram, ainda, a colaboração da Sasazaki ao fornecer portas e janelas.

Quem visita a entidade em um dia e volta alguns meses depois sempre encontra alguma coisa diferente. E para melhor! Os investimentos são programados dentro de um planejamento que tem por objetivo oferecer um local seguro, confortável e acolhedor às crianças e adolescentes que chegam com muitas histórias tristes na bagagem de mão.

Recentemente, o prédio passou por uma grande reforma. Além da readequação das instalações elétricas e inclusão dos itens de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros, como sinalizadores e lâmpadas de emergência, os dois grandes quartos transformaram-se em seis dormitórios menores para acomodarem, no máximo, 04 crianças cada um.
Presidente em quarto com ar condicionado


Considerado um luxo para alguns e uma necessidade para muitos, os aparelhos de ar condicionado, instalados em todos os dormitórios, foram recebidos com alívio nas noites quentes. A climatização também chegou ao bazar permanente: uma verdadeira loja, com provadores e araras, onde se encontra desde roupas, calçados, acessórios, eletrodomésticos, móveis etc, novos e seminovos em bom estado, com preços variando de um a cinco reais.

O bazar permanente funciona das 8 às 18 horas, é equipado com câmeras de segurança, a exemplo de todas as instalações do CACAM e representa uma ajuda e tanto para custear as despesas. A comunidade participa com doações e também adquirindo produtos na loja. E quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo telefone (14) 34331645 ou ir à Rua Vidal Negreiros, 367, Bairro Palmital.

Com visível entusiasmo, o presidente Hederaldo Benetti, mostrou a reforma dos dormitórios climatizados onde foram adquiridos móveis (guarda-roupa, camas, colchões, cômodas) e roupas de cama novos e falou dos planos para 2018: a reforma geral da cozinha.
No dia 18 de dezembro aconteceu a confraternização com a comunidade
Apenas com móveis e eletrodomésticos, a nova cozinha exigirá 40 mil reais de investimento, fora os materiais de construção e de acabamento. Mas, como tudo que diz respeito ao CACAM atrai ajuda, no balanço do próximo ano, a tradicional festa de confraternização que reúne a comunidade, incluindo as famílias de apoio, terá mais um bom motivo para celebrar.

*Reportagem publicada na edição de 03.01.2018 do Jornal da Manhã.

Em agosto de 2010, este blog publicou uma reportagem sobre o CACAM que pode ser acessada AQUI!


Um comentário:

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.