domingo, 27 de janeiro de 2013

CASAL INSTALA MINHOCÁRIO NO QUINTAL PARA EDUCAR AS FILHAS SOBRE O RESPEITO AO MEIO-AMBIENTE.


Por Célia Ribeiro

Na faixa dos 40 anos, um casal de analistas de sistemas conhecido na Zona Oeste de Marília por sua liderança comunitária encontrou um modo diferente para despertar nas filhas, de 09 e 15 anos, os princípios preservacionistas. Mais que falar sobre o respeito ao meio-ambiente e valorizar a vida com mais qualidade, os pais deram o exemplo ao criar, no fundo do quintal da residência, um sistema rudimentar, porém eficiente, de compostagem de lixo orgânico com a criação de minhocas.
Minhocas californianas 
Criados na zona rural, Márcia e Vanderlei Scaquete nunca tiraram os pés da terra que visitam, invariavelmente, todo fim de semana. Na propriedade dos pais dele, no Distrito de Jafa, da vizinha cidade de Garça, a família se reabastece de ar puro e renova os votos de amor à natureza sempre que tem tempo livre. E foi de lá que eles trouxeram a ideia de fazer o minhocário em dois baldes plásticos onde criam minhocas californianas a partir de sobras de alimentos.

Márcia coloca húmus no vaso: plantas saudáveis
 
A preocupação ambiental do casal vem de muitos anos. Antes mesmo do nascimento das filhas Indaiá e Tainara, os pais já separavam o lixo reciclável e procuravam gerar o mínimo de resíduos orgânicos. Com a chegada das meninas foi natural a opção por educa-las segundo seus preceitos de vida, respeitando a natureza: “Nossa intenção é mostrar para as crianças que a gente tem que cuidar do que a gente gera de lixo”, afirmou Vanderlei.

Vanderlei coloca bagaço de acerola na composteira
Segundo ele, como já praticavam a coleta seletiva de lixo muito antes de o tema merecer a atenção da sociedade, a opção pela composteira doméstica foi uma consequência natural. “Elas não deixam cheiro, não atraem insetos e podemos usar quase tudo”, disse o analista de sistemas, citando as cascas de ovos, sobras de vegetais, frutas, legumes, pão, bolos, bolachas, filtro de café, arroz, feijão e até papeis. A exceção fica para os cítricos (bagaços de laranja, por exemplo) e das carnes.

CULTIVO ORGÂNICO
 
Márcia observa o marido ao lado do canteiro de hortaliças
A criação de minhocas, iniciada 10 anos atrás, deu tão certo que hoje a maior parte da produção do húmus é levada para a propriedade da família em Jafa. Lá, esse adubo natural excretado em abundância pelas minhocas, é responsável pelos belos canteiros de hortaliças e legumes. Só que Márcia e

Vanderlei também mantém uma pequena horta em casa, onde cultivam temperos e verduras graças às minhocas que, vez ou outra, são tiradas dos baldes e levadas ao canteiro do quintal para fazer o que sabem como ninguém: aerar a terra, mantendo a oxigenação da plantação.
 
Dona Odília e Indaiá mostram as verduras orgânicas do sítio da família
“Existe um mercado rentável para as minhocas”, contou Vanderlei, explicando que um copo de minhocas californianas chega a custar 10 reais. Elas são usadas para a pesca, principalmente. Em Marília, é possível encontra-las em lojas de material de pesca e no Mercadão. Perguntado se pretende investir no negócio, Vanderlei sorriu e descartou a possibilidade de ampliar o minhocário. Para ele, já valeu atingir seu principal objetivo que era educar as filhas e, de quebra, a família ainda conta com alimentos orgânicos de qualidade.
Tomateiro no quintal respondeu bem à adubação

FÁCIL DE FAZER E MANTER

MATERIAIS:
01 balde de plástico, 02  litros de pedra brita número 02, 15 litros de terra vegetal comum úmida, 05 a 10  minhocas  californianas (à venda no Mercado Municipal, casas de pesca ou via internet), 01 faca de ponta fina, 01 litro de restos orgânicos, 100 gramas de folhas ou grama seca.

1. Coloque a pedra brita em um recipiente com água por 5 minutos
2.  Pegue o balde, faça  03  furos em sua lateral a 2 cm acima do fundo do tamanho da circunferência  de um grafite;
3. Coloque a pedra brita no fundo e não se esqueça de molhar a pedra por 5 minutos antes;
4. Coloque ¾ da terra no balde;
5. Não compacte a terra; apenas a despeje. Em seguida, coloque as minhocas e espere que elas entrem na terra;
6. Para terminar, coloque os resíduos orgânicos cobrindo-os totalmente com a terra que restou. Depois, coloque uma fina camada de folhas ou grama seca para manter a umidade.

Nos dois baldes são produzidos húmus em grande quantidade
e ainda aproveitado o lixo orgânico gerado pela família.
De acordo com Vanderlei Scaquete os três cuidados básicos são: não deixar faltar resíduos vegetais, não deixar a terra secar, e também não encharcar a terra, pois matará as minhocas. O correto é apenas umedecer a terra. Ao recolher o humos, o que deve ocorrer a cada 20 dias, repetir o passo 5.  Para outras informações, o contato do casal é: scaquete@zipmail.com.br

* Reportagem publicada na edição de 27.01.2013 do Correio Mariliense

2 comentários:

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.