O colorido das flores e a exuberância das plantas sempre chamaram sua atenção. Nas viagens de lazer ou a trabalho, enquanto a maioria das pessoas procura museus, igrejas ou outros pontos turísticos, a “menina do dedo verde”, como na obra clássica do francês Maurice Druon, sempre volta seu olhar para a natureza. Essa ligação umbilical com a terra deu frutos e hoje se manifesta no trabalho em que reaproveita tudo o que seria jogado fora, na hora de executar incríveis projetos paisagísticos.
Verde em pequenos espaços |
Aos 42 anos, Aglays Damaceno, a bela arquiteta, mãe de dois adolescentes, transpira clorofila. Inquieta desde sempre, realizou o sonho de trabalhar com paisagismo assim que Marília abriu o curso de arquitetura. Formada na primeira turma, não parou mais. Seja como paisagista da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, onde atua há 08 anos, seja em projetos para uma seleta clientela, nas poucas horas vagas, o amor pelo que faz brota nas mais diferentes formas.
Responsável por colocar flores nas rotatórias da cidade, é difícil passar por um destes pontos sem se encantar com o cuidado dos canteiros. Na frente do Tauste Norte, do Supermercado Confiança, nas EMEIS, postos de saúde e até atrás do novo ginásio de esportes da Avenida Santo Antônio, onde tem flor tem o toque de Aglays. Mas, nada lhe deu mais prazer que o plantio de 1.200 mudas de azaleia no jardim da Biblioteca Municipal: “Era um sonho antigo devolver as azaleias para a biblioteca. No inverno fica lindo”, comenta, desabrochando um sorriso.
Aglays Damaceno, arquiteta e paisagista |
A paisagista é categórica ao afirmar que “não existe terra velha”. Com pequenos ajustes, como colocação de húmus e utilização de adubos adequados (à venda nos supermercados da cidade), é possível recuperar qualquer planta. Quando algum cliente resolve reformar o jardim, ela pede autorização para retirar as plantas com torrão para replanta-las em outros locais. Com isso, muitas áreas públicas ganharam o reforço de canteiros coloridos sem custo para os cofres públicos.
Hidromassagem no jardim: relaxamento total |
Vasos para hortaliças |
PROJETOS INUSITADOS
Pequenos corredores, um jardim de inverno ou até em volta de uma banheira de hidromassagem a “menina do dedo verde” coloca flores e plantas harmonizando o ambiente. Entre seus projetos, um destaca-se pelo inusitado: um médico pediu uma cama no jardim! Assim, foi criado um dos seus mais belos trabalhos em que, sob pergolado coberto com vidro, instalou a cama suspensa por fios de aço forrados por cordas. Ao redor, profusão de flores e plantas e a casinha da “Tulipa”, a tartaruguinha de estimação da família.
À esquerda, cama suspensa por fios de aço no jardim que convida ao descanso |
O objetivo do projeto era criar um ambiente para o relaxamento, uma área para leitura em meio à natureza, sem sair de casa. Pedido feito, pedido atendido! O local, revela a paisagista, é o mais disputado da residência localizada no Jardim Aeroporto.
DICAS VERDES
Aglays Damaceno aproveitou para dar algumas dicas aos leitores do Correio Mariliense: para combater pulgões, basta plantar arruda no jardim; para afastar cães que costumam urinar nos canteiros, matando as plantas, a sugestão é colocar um pouco de pimenta do reino que não fará mal aos mascotes e preservará o jardim. Ela também costuma usar casca de laranja no aparelho elétrico no lugar das pastilhas de inseticidas porque não causa problemas à saúde, principalmente das crianças e pessoas alérgicas, e afasta os insetos naturalmente.
Plantar jabuticaba está na moda. Na frente de casa, Aglays tem um exemplar que já dá frutos. |
Por fim, a paisagista explica que as orquídeas nunca morrem. É comum as pessoas jogarem os vasos fora quando acabam as flores. Ela disse que basta ter paciência e esperar alguns meses que as flores brotarão tão vivas e bonitas quanto antes. E nem vão precisar do seu “dedo verde”, como na história do menino francês que transformava tudo o que tocava.
Para saber mais sobre placas de pneus em forma de tapetes, na internet há várias opções como o site www.pisoleve.com.br
Parabéns a Aglays pela sensibilidade e beleza das criações. Adorei esses vasos para hortaliças. Celinha, amei a matéria,
ResponderExcluirBom final de semana,
Bjs
Edna
Edna, muito obrigada! O mérito é todo da Aglays que faz um trabalho maravilhoso. Beijosss
ExcluirEssa menina é um poder!!!! Além de muito bom gosto nos seus projetos verdes , tem um trabalho maravilhoso com os tecidos e tbém já fez maravilhas no curso de cerâmica na vila das Artes.É artista SHOW!!!! Parabéns Celinha...Aglays é das suas.... Poderosa!Sou fã das duas... bjsss Patrícia muller
ResponderExcluirPatrícia, obrigada, minha querida! Eu vi uma plaquinha de cerâmica que ela fez para a casa de uma tartaruga. Pena que não tinha espaço para publicar. Tudo obra da Vila das Artes! Vocês são show! beijosss
Excluir