Localizada no extremo sul da cidade de Marília/SP, a moderna construção de 5.000 metros, instalada no terreno de 40.000 metros quadrados, impressiona não apenas por esses números: a unidade de Marília do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) revela, em dois anos de existência, indicadores que mostram a melhoria dos serviços oferecidos aos trabalhadores em transporte, transportadores autônomos e seus dependentes, com foco no desenvolvimento sustentável.
Atendimento odontológico gratuito |
Conciliando a formação profissional e a atualização dos trabalhadores com a preocupação em promover o desenvolvimento socioambiental da comunidade, o SEST/SENAT participa de várias campanhas simultâneas com uma equipe enxuta de apenas 32 pessoas. Segundo a diretora Vitória Freitas, o principal objetivo das ações “é a qualidade de vida dos profissionais”. Por isso, além dos beneficiados diretos, a unidade estende o atendimento aos seus dependentes.
Para se ter uma ideia, desde a inauguração da unidade de Marília, foram realizados 7.533 atendimentos odontológicos (nas áreas de dentística, periodontia, endodontia, cirurgia, ortodontia, odontopediatria e prótese) e 2.688 atendimentos médicos (clínica geral, ginecologia e oftalmologia), entre outros, informou uma das coordenadoras, Valéria Silva.
Vitória, diretora |
A unidade dispõe de fisioterapeuta que vem registrando aumento da demanda e, mais recentemente, contratou um psicólogo para atuar junto às crianças, adolescentes, casais, famílias e dependentes químicos, acrescentou a diretora. Os atendimentos são gratuitos para os trabalhadores do transporte e seus familiares.
LAZER E SUSTENTABILIDADE
Além da parte administrativa, a unidade oferece uma ampla área de lazer com piscinas, quadra esportiva, campo de futebol, quiosques para confraternizações, playground etc, onde a convivência em harmonia com a natureza é o grande atrativo. “Para usufruir, basta ser trabalhador do transporte ou dependente e vir fazer a carteirinha. Já temos 3.000 inscritos”, afirmou a diretora.
Eventos atraem grande público |
Atenciosa, a diretora Vitória Freitas costuma estar presente em todos os eventos de caráter social e ambiental da cidade, levando sua equipe para dar suporte às iniciativas “que contribuam para o bem estar das pessoas”, justificou. Além disso, o SEST/SENAT tem um calendário de eventos em datas tradicionais como “Dia Mundial do Meio Ambiente”, “Dia Mundial da Saúde”, “Dia Internacional da Mulher”, “Dia do Trabalhador”, “Semana de Educação no Trânsito”, entre outros.
Completa área de lazer com quiosques ao fundo |
ALCANCE
O SEST/SENAT de Marília é uma das 137 unidades da organização criada pela Confederação Nacional dos Transportes, há 15 anos. Localizada na Avenida Dr. Durval de Menezes, 1.901, no Núcleo Habitacional Nova Marília, com fácil acesso à BR-153, a unidade é referência para dezenas de municípios num raio de 150 quilômetros.
Campanha de combate à exploração sexual |
* Reportagem veiculada na edição de 14.11.2.010 do "Correio Mariliense"
TOME NOTA!
Boa ideia: prefeitura ecológica
Guarulhos, na Grande São Paulo, implantou um sistema de reuso de água para lavar a frota de quase 700 veículos da Prefeitura. Desde setembro, a Prefeitura deixou de jogar no ralo cerca de 10 mil litros de água potável por dia. Em média, o Departamento de Transportes Internos lava 70 carros, motos, caminhões e máquinas pesadas por dia.
A captação da água da chuva é feita no telhado do próprio departamento, que tem uma área de 5 mil m². A água é coletada em uma caixa com capacidade de 15 mil litros. Depois de passar por dois filtros, segue para dois reservatórios de 15 mil litros, cada. No total, são armazenados 45 mil litros de água, quantidade suficiente para uma semana de lavagens. É importante destacar que a utilização dos filtros permite reaproveitar toda a água para limpar novamente os veículos. (Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)
Planeta Terra Festival
O portal Terra realiza este ano a 4ª. edição do “Planeta Terra Festival”, que acontece no dia 20 de novembro, no PlayCenter, em São Paulo, com muita música e diversão, mas também com uma preocupação com o meio ambiente. O público presente, estimado em 20 mil pessoas, será alvo de campanhas de conscientização e ações de sustentabilidade promovidas pelo Terra, em parceria com a ONG Recicleiros (http://www.recicleiros.com.br), e com a HP, que é a patrocinadora de todas as iniciativas de sustentabilidade do Festival. A previsão é reciclar 100% dos resíduos gerados. Os ingressos para o festival estão esgotados. Mas, todos os shows serão transmitidos, ao vivo, em três canais simultâneos pelo Terra TV (http://www.terratv.com.br) (Fonte: S2Publicom http://www.s2publicom.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.