domingo, 20 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA REDE CONFIANÇA ARRECADA MATERIAL ESCOLAR QUE SERÁ DOADO A ESCOLAS DA PERIFERIA

Por Célia Ribeiro

Todo começo de ano, quem tem filho em idade escolar conhece bem a exaustiva maratona de percorrer as livrarias e papelarias com listas imensas que pedem de tudo: de papel sulfite e fichário a borracha de 50 centavos. Para desespero dos pais, a indústria do setor não para de lançar novidades com preços pouco amigáveis. No entanto, uma caixa de lápis de cor em bom estado, ainda que usada, pode fazer a alegria de uma criança carente.
Foi pensando nisso que um grupo de estudantes universitários de Bauru iniciou uma campanha para arrecadar materiais escolares novos ou em bom estado para doar a crianças de comunidades carentes daquela cidade. A Rede Confiança de Supermercados, que tem uma área de Responsabilidade Social bastante atuante, abraçou a ideia e resolveu ampliar a campanha para todas as lojas da rede.
Consultor doa caderno de desenho

Em Marília, o Confiança Esmeralda está recebendo doações dos clientes até o final do mês. Segundo Rosana Fernandes, do Confi Social, ainda não foi definida a escola mariliense que será beneficiada: “Vamos aguardar o fim da campanha para anunciarmos”. Ela explicou que além dos itens doados pela comunidade, os materiais escolares de descarte do supermercado também serão doados, aumentando o volume de produtos.

Os clientes do Confiança podem doar cadernos, lápis, borrachas, lápis de cor, réguas, estojos, mochilas etc. São aceitos produtos novos ou usados desde que estejam em bom estado. Muitas vezes, um caderno universitário de várias matérias tem apenas poucas folhas usadas e pode ser doado também.

Uma caixa de coleta foi posicionada em frente aos caixas. Na sexta-feira, o consultor de empresas e professor universitário José Eduardo Macedo Soares de Paula Leite, de Ribeirão Preto, aproveitou para comprar um caderno de desenho e doar para a campanha. Ele costuma almoçar no Confiança quando vem a Marília a trabalho e elogiou a iniciativa do supermercado.

CONFI SOCIAL

Fachada do Confiança Esmeralda, em Marília/SP
O Confi Social desenvolve várias ações de apoio a instituições filantrópicas, igrejas, associações comunitárias etc, e participa de campanhas pontuais, como a arrecadação de agasalhos antes do inverno. Em Marília, mais de 20 entidades são beneficiadas, todos os anos, com o programa “Ação Fraternal” através do qual doa todos os alimentos necessários para a realização de jantares beneficentes. O Confiança fornece também o cardápio com a receita, os cartazes e propaganda na mídia local, além dos convites que são vendidos pelos voluntários. Todo o lucro fica para as entidades que se comprometem a prestar contas em um balancete financeiro.

SUSTENTABILIDADE

Material informativo
Embora as ações de responsabilidade social do Confiança sejam muito conhecidas, nos últimos anos a rede de supermercados também está investindo maciçamente em projetos socioambientais que têm por objetivo “envolver os clientes e toda a comunidade num processo de construção de um futuro melhor com ações simples praticadas no dia-a-dia”, informa o material informativo.
Uma das iniciativas de maior sucesso é a campanha de coleta de óleo. A cada quatro litros de óleo usado armazenado em garrafas pet, o cliente leva uma embalagem de 900 ml de óleo de soja. Destinados à produção de biodiesel, em 2010 foram arrecadados 31.128 litros de óleo de fritura em toda a rede.
O óleo é um dos maiores poluidores do meio ambiente. Um litro é capaz de contaminar um milhão de litros de água quando lançado no esgoto. Por isso, ao aderir à campanha da troca de óleo usado pelo novo, o consumidor sai lucrando e ainda ajuda a preservação ambiental. No ano passado, a Rede Confiança, em parceria com o Banco do Brasil, ganhou o Prêmio Valores do Brasil, na categoria Educação e Sustentabilidade pela campanha “O óleo que limpa e alimenta”.
Para conhecer outras campanhas acesse:  http://confianca.com.br/

* Reportagem publicada no "Correio Mariliense", edição de 20.02.2011

Um comentário:

  1. Amei, Celinha!
    No momento atual, nada mais importante que a conscientização, de que recursos naturais são finitos!
    Parabéns pelo blog!
    beijos

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.