INAUGURAÇÃO DA AMAPON É UM MARCO NO ACOLHIMENTO AOS PACIENTES ONCOLÓGICOS

Por Célia Ribeiro

Na manhã do dia 14 de janeiro, ao invés de buscarem a sombra de uma árvore, como faziam ao saírem do Hospital de Clínicas de Marília, uma surpresa aguardava Rodrigo e Elisângela da Silva. Ao cruzarem a porta imponente de uma construção recém finalizada, a algumas quadras do hospital, não contiveram a emoção, mal acreditando no que viram: uma casa de acolhimento para pacientes em tratamento de câncer com direito à alimentação, pernoite e calor humano para o paciente e o acompanhante.

Tadau e Sra. Elisângela na sala de convivência

Foi assim que chegaram os primeiros hóspedes da AMAPON (Associação Mariliense de Apoio ao Paciente Oncológico) que será inaugurada, oficialmente, na noite desta sexta-feira (23). Os moradores de Assis foram recebidos pelo presidente da entidade, Tadaumi Tachibana, passaram pelo Setor de Assistência Social para preencherem a documentação e se informarem sobre as normas da casa e foram direcionados ao refeitório onde tomaram um farto café da manhã.

Acomodações para o paciente e o acompanhante

A AMAPON é um sonho sonhado a muitas mãos, costuma dizer o presidente. Graças aos 12 anos de forte atuação filantrópica da Associação Amigos Solidários de Marília, popularmente conhecida por “Amigos do Bar”, o empresário benemérito Luiz Antônio Duarte Ferreira encontrou o caminho para contribuir com a fundação de uma instituição focada no acolhimento gratuito aos pacientes oncológicos de baixa renda.

Sala para práticas integrativas e complementares

Tendo Tadau à frente, a pedra fundamental da AMAPON foi lançada no final de 2023 e, após 19 meses de desafios e investimentos em torno de três milhões de reais (a maior parte do empresário), finalmente a instituição está sendo entregue à comunidade. Neste período, as maiores dificuldades foram com a mão-de-obra, não só durante a construção, como também na fase de finalização.

Incansável, Tadau esteve na entidade diariamente, incluindo domingos e feriados. Costumava chegar antes do sol nascer e voltava para casa à noite. A explicação que ele deu em entrevista ao blog foi: “Aqui é onde recarrego minhas baterias. Se eu não vier fico cansado”.

Secretária Hélide Parreira (centro) na área externa

ESTRUTURA

Com 18 leitos para hospedar pacientes e acompanhantes durante o tratamento oncológico, a AMAPON saiu do papel graças à credibilidade da turma dos “Amigos do Bar”: “Na construção, tivemos 27 parceiros e na etapa final, mais de 70 empresas. Teve prestador de serviço que veio conhecer para dar o orçamento e acabou se encantando. No fim, fez o trabalho e não quis cobrar nada”, destacou.

Banheiro para ostomizados

Cada quarto tem uma divisória para privacidade das famílias, aparelho de ar condicionado, televisor e dois banheiros, sendo um só com ducha para os banhos e outro com vaso sanitário e pia. Um diferencial da entidade é que ela conta, no térreo e no piso superior, com dois banheiros adaptados para pacientes ostomizados que precisam de um local adequado para higienização da bolsinha presa ao abdômen.

Tadau na sala da direção com visitantes da Prefeitura

Na semana passada, a secretária municipal da Assistência Social e Cidadania de Marília, Hélide Parreira, foi mais uma pessoa a se surpreender com a entidade: “Jamais me passou pela cabeça encontrar algo assim. Estou realmente encantada. Que lindo projeto social”.

Além dos dormitórios no piso superior do prédio de 600 metros quadrados, servido por elevador, há salas para práticas integrativas e complementares, refeitório e sala de descanso com TV de tela grande, cozinha, despensa e um espaço externo com uma cascata de águas cantantes diante do imenso painel colorido, ladeada por duas imagens de Nossa Senhora.

Acolhimento desde a recepção com as flores de Aglays

E por falar em cor, a arquiteta e paisagista  Aglays Damaceno doou a pintura dos quartos, recepção e área de convivência: “Quero que a parede abrace a pessoa e que ela, por um momento, esqueça da doença”. Com um familiar em tratamento oncológico, ela contou que fez o trabalho com muito amor, pensando em criar um ambiente calmo para aliviar a dor e a tristeza das pessoas.

Aglays doou a pintura dos ambientes

Percorrendo os ambientes para se certificar que tudo está no lugar para a inauguração oficial, Tadau se emocionou algumas vezes, chegando a marejar os olhos: “Muitas pessoas vêm a Marília para tratamento seja no HC, na Santa Casa ou no Hospital Universitário. Muita gente não tem dinheiro nem para comer, não tem um lugar para descansar, tomar um copo d’água fresca, um cafezinho. Esse casal de Assis, por exemplo, andava com uma cadeira dobrável para  descansar enquanto esperava a condução para voltar para casa”.

Rodrigo e Elisângela com Tadau e 
esposa Pilar Tachibana

Neste sentido, prosseguiu: “Poder acolher essas pessoas, tratar a todos com respeito e humanidade, oferecer uma refeição, um banho quente, uma cama confortável significa muito para nós. Não queremos só acolher. Queremos salvar vidas porque sabemos como é importante ter esse suporte durante o tratamento”.

MANUTENÇÃO

Para manter a entidade, os parceiros (pessoas físicas e jurídicas) serão essenciais: “Já temos pelo menos 20”, adiantou Tadau. Mesmo com  voluntários como a recepcionista e o profissional do Financeiro,  tem que custear a folha de pagamento de 04 colaboradores: a assistente social, a cozinheira, a faxineira e o profissional de serviços gerais.

Parceiros ajudarão na manutenção

Com sorriso no rosto e lágrimas nos olhos, Tadau disse que viveu uma das maiores emoções de sua vida ao ver que aquele sonho, finalmente, está sendo realizado. Quando o casal de Assis chegou, o encantamento e a gratidão que manifestaram ao explorarem os ambientes evidenciaram como a AMAPON chegou para fazer história, transformando e humanizando vidas, exatamente como é o seu lema. 

Para saber mais sobre a AMAPON: Rua Feres Mattar, 475, Bairro Fragata em Marília/SP. Contato: (14) 981140055. No Instragram, siga @amapon.marilia


Saber falar em público com desenvoltura é um 
diferencial no trabalho, nos estudos e nos
negócios. Com o curso de oratória da jornalista
Célia Ribeiro, as aulas são personalizadas para
cada aluno, de acordo com suas necessidades.
Informações pelo WhatsApp: (14) 991645247


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICA VERDE

INSPIRAÇÃO: COMO UMA MÃE SUPEROU SUA DOR PARA AJUDAR PAIS DE CRIANÇAS ESPECIAIS

AGROECOLOGIA: ASSENTADOS ENTREGAM ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MARÍLIA.