NATAL EM ABRIGO DE IDOSOS TEM AMOR, SOLIDARIEDADE E CONFRATERNIZAÇÃO.

Por Célia Ribeiro

A magia do Natal, tão aguardado pelas crianças, ainda contagia aqueles que viveram a data dezenas de vezes com suas famílias e, hoje, celebram o nascimento de Jesus entre os amigos que fizeram na instituição que consideram seu verdadeiro lar.  A explicação para a maioria preferir ficar no abrigo, ao invés de passar com familiares, é que são bem cuidados, recebem carinho e atenção e não querem incomodar filhos e netos com suas necessidades especiais.

Praça interna da Mansão Ismael

O blog visitou a Mansão Ismael para conversar com os moradores. Na faixa etária de 60 a 99 anos, alguns dos 74  abrigados estão acamados. No entanto, a maioria é autônoma, passa o tempo conversando com os amigos, vendo TV ou usando a criatividade, como o servidor público estadual aposentado Ismar de Oliveira Franco.

Aos 84 anos, foi apelidado de Michelângelo em alusão ao artista italiano. Ele está sempre fazendo algo novo e, ultimamente, se dedica à produção de bijuterias que são disputadas entre as mulheres. O Sr. Ismar contou que o filho insistiu para ele passar o Natal com a família, mas disse que só irá após o almoço do dia 25 na entidade.

Sr. Ismar e as bijuterias que produz

“Aqui eu moro num paraíso. Tenho tudo na mão, comida na hora certa, café na hora certa. Na hora da janta, quando a gente não aparece, eles vêm aqui chamar”, comentou. Ele prosseguiu contando que “um dia sim, um dia não, vem uma igreja visitar. Sou católico, mas respeito as outras igrejas. E para cada religião, tenho um pen drive com as músicas. Se são católicos, arrumo a mesa e coloco santinhos, se são crentes, coloco a bíblia e ponho a música deles”.

Aos 70 anos, Maria Luiza Aparecida Muller não se casou e não tem filhos. Mas, conta com uma visita frequente: seu sobrinho faz questão de passar algumas horas com ela, todos os dias. “Sou muito amada. Se meu sobrinho não vem de manhã, a esposa dele vem à tarde. Todo dia eles estão aqui comigo”.

Srª Luiza se sente em casa

Aposentada, após 30 anos trabalhando no setor de anatomia da Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas de Marília, sua preocupação é não dar trabalho para ninguém:  “Meu sobrinho está me chamando desde setembro. Mas, vou ficar aqui. Meus amigos estão aqui e esta é minha casa. Se eu for nas festas da família, como eu tomo diurético e uso cadeira de rodas, teria que ficar chamando alguém para me levar ao banheiro toda hora. Não quero incomodar”.

ALMOÇO ESPECIAL

A presidente da Mansão Ismael, Maria Elisa da Silva, explicou que o Natal é muito aguardado pelos idosos por causa do almoço especial e dos presentes que recebem. Todos os anos, é montada a árvore solidária em que são colocadas as cartinhas com os nomes e os pedidos de cada um.

Presidente Maria Elisa

“Este ano, uma empresa de informática levou todos os bilhetinhos. Nós recolocamos os nomes na árvore e as pessoas vieram e puderam pegar um deles para presentear o idoso. Colocamos os presentes na árvore e entregaremos após o almoço no dia de Natal”, acrescentou.

E por falar em almoço, o cardápio está recheado: assados, salpicão, arroz de forno e sorvete de sobremesa: “Nós encomendamos os assados e uma senhora sempre doa frangos assados, também. Apesar das comidas diferentes, temos que fazer um pouco de feijão, porque tem os que não comem sem feijão”, disse.

Árvore solidária com bilhetinhos

Segundo Maria Elisa, a instituição está com a capacidade máxima de 74 moradores. Os aposentados contribuem com parte da aposentadoria e os que têm entre 60 e 65 anos, e não têm condições financeiras,  entram nas vagas sociais pagas pela Prefeitura.

Conforme disse, a Mansão Ismael recebe subvenções municipal, estadual e federal. Além disso, o Fundo Social de Solidariedade contribui com doações periódicas e a comunidade ajuda com fraldas, kits de higiene pessoal e alimentos.

Decoração do Sr. Ismar na frente de seu quarto

Os moradores contribuem com 70 por cento da aposentadoria. Os que deixam o cartão na entidade usam os 30 por cento para “compra de medicamentos que não estão disponíveis na rede básica de saúde ou qualquer outra coisa que queiram e pedem para comprarmos. Mas, os que deixam o cartão com as famílias, os 30 por cento não ficam com os moradores. Há casos até de empréstimos no nome deles e, geralmente, alguns nem recebem visitas”, assinalou.

A entidade possui acomodações individuais e quartos para moradores em dupla. Segundo a presidente, “atualmente há 10 vagas sociais que é a Prefeitura que paga. E quando a pessoa completa os 65 anos de idade, a assistente social vai atrás para receber o LOAS para esse idoso e a prefeitura para de pagar, abrindo vaga para outro beneficiado.”

Refeitório em imagem de arquivo deste blog

Programa do governo Federal, o Benefício de Prestação Continuada, popularmente conhecido como LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) é destinado a pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade. O pagamento é de um salário mínimo a partir de 65 anos para os que não têm como se sustentar.

 COMO AJUDAR

A assistente social Rute Beneton agradeceu pelas contribuições da comunidade. Ela informou que as maiores necessidades são as fraldas geriátricas, “seguido de materiais de higiene pessoal como desodorante, aparelho de barbear, sabonete, shampoo, condicionador e creme corporal porque tem os acamados e os idosos vão ficando com pele ressecada”.

Assistente Social, Rute Beneton e moradores 

O bazar permanente da instituição recebe doações de roupas, calçados, móveis, livros e utilidades domésticas. Toda a renda vai para a aquisição de fraldas geriátricas.

Bazar permanente: renda para fraldas geriátricas

A assistente social disse que a Mansão Ismael tem muita flexibilidade para os idosos que se sentem em casa, mas com liberdade para visitar a família e até viajar. As visitas, diariamente, das 8h às 12h são liberadas. Após este horário é preciso agendar para que tenha alguém acompanhando.

A instituição está localizada à Rua Paes Leme,  nº 1.110, em Marília. Telefone (14) 34335213.

Falar bem em público é um diferencial no
trabalho, nos estudos e nos negócios.
Comece 2026 destravando sua comunicação com
o curso de oratória da jornalista Célia Ribeiro.
Informações: (14) 991645247


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICA VERDE

INSPIRAÇÃO: COMO UMA MÃE SUPEROU SUA DOR PARA AJUDAR PAIS DE CRIANÇAS ESPECIAIS

AGROECOLOGIA: ASSENTADOS ENTREGAM ALIMENTOS ORGÂNICOS EM MARÍLIA.