domingo, 7 de abril de 2024

ESTAÇÃO VIVACE: UMA SEMANA DE APRESENTAÇÕES DA FILARMÔNICA DE MARÍLIA

Por Célia Ribeiro

Cidade símbolo de amor e liberdade, Marília se torna a capital da música erudita em abril, quando celebra 95 anos de emancipação político-administrativa. Através da Orquestra Filarmônica de Marília, a população terá acesso a eventos gratuitos que são um verdadeiro presente, como os dois concertos sinfônicos que acontecerão nos dias 12 e 13 no Teatro Municipal. 

Os concertos acontecerão nos dias 12 e 13 de abril

Mantida pela Associação Filarmônica de Marília, a Orquestra é formada por 60 músicos sob a regência do maestro Emiliano Patarra. Este ano, através do Pronac 223742 do Ministério da Cultura, estão sendo captados recursos para o Projeto “Estação Vivace – em cada parada uma experiência musical”, segundo informou a presidente Gisele Demarchi. “O repertório escolhido vai passear por vários países, com músicas de cada lugar e os principais compositores”, observou. 

Gisele Demarchi, presidente da Associação

A captação de recursos via incentivos fiscais conseguiu o apoio de empresas como Jacto, Carino Ingredientes, Lanchero e Tauste Supermercados. No entanto, como não foi possível levantar toda a verba inicialmente prevista, em torno de um milhão de reais, foi prorrogada a captação até o fim do ano. Conforme disse, não apenas empresas, mas pessoas físicas podem doar através do imposto de renda. 

Músico se apresentará na Casa do Médico dia 10

“Uma coisa importante é que conseguimos a compra dos tímpanos e bombo sinfônico, que foi uma grande conquista poder adquirir instrumentos que são fundamentais para orquestra”, assinalou Gisele Demarchi, destacando a importância da contribuição da sociedade para manutenção da orquestra.

A presidente da Associação informou que além das apresentações no teatro, incluindo concerto didático para escolas públicas e ONGs, no dia 11 de abril, das 14h às 16h, o ensaio geral aberto ao público, no dia 12, das 14h às 15h30, masterclasses com músicos da orquestra ao longo da semana, em junho e novembro haverá apresentações públicas nos bairros. 

Maestro Emiliano Patarra

A Orquestra de Câmara, formada por 15 músicos e o maestro da Orquestra Filarmônica de Marília, fará concertos na Igreja do Jardim Santa Antonieta  e do Nova Marília (Igreja de Santa Rita) em junho. E, em novembro, encerrando a programação da Estação Vivace, haverá um concerto com a orquestra completa na Praça da Igreja São Bento, encerrando com o grupo de samba de Jaci Furquim.

SOLISTA

As apresentações da Filarmônica de Marília contarão com a participação do violonista Fábio Zanon. Além de ser o solista dos concertos desta sexta e sábado, ele fará uma apresentação gratuita na quarta-feira, dia 10 de abril, a partir das 20h na sede da Associação Paulista de Medicina (Casa do Médico), localizada à Rua Pedro de Toledo, nº 179. A entrada será por ordem de chegada. 

Músicos profissionais integram a orquestra

Fábio Zanon ainda participará de masterclass de violão no dia 11, das 10h30 às 12h30. O evento, aberto ao público, é destinado a todos que apreciam violão, tocam ou estão aprendendo a tocar o instrumento.

A “Estação Vivace” terá ainda oficinas de violino com Ivan Rodrigues no dia 11, de viola com Felipe Zamian no dia 09, de violoncelo com Pedro Pasqualatto no dia 11, de flauta com Marcelo Ferreira e de clarinete com André Mattos no dia 13. Informações pelo telefone (14) 991818827. 

Integrantes da Associação Filarmônica de Marília

Para os dois concertos sinfônicos, os ingressos gratuitos foram disponibilizados pela plataforma Sympla, a partir do dia 01/04 e já se esgotaram. Gisele explicou que não há possibilidade de apresentações extras diante do alto custo que envolve a logística como viagem, hospedagem e alimentação do grande número de profissionais envolvidos, mas convida o público a participar das muitas atividades musicais que o projeto oferece. 

Para contribuir com a Orquestra Filarmônica de Marília, pode ser depositado qualquer valor no Sicredi (Banco 748 – Agência 3022 – Conta Corrente 33893-1). Para empresas doarem por meio de incentivos fiscais, informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 99181.8827 ou e-mail: contato@filarmonicademarilia.art.br

Conheça mais sobre a Orquestra no site: http://filarmonicademarilia.art.br

Crédito: Fotos Paulo Perez



Saber falar em público, com segurança e desenvoltura, 
é um diferencial no trabalho, nos estudos e nos negócios.
No curso da oratória "Fale Bem" da jornalista Célia Ribeiro,
as aulas são personalizadas de acordo com cada aluno em 
mentoria individual presencial e online.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.