domingo, 3 de setembro de 2023

O DOCE AROMA DA VITÓRIA: CASAL QUE EMPREENDE É EXEMPLO DE SUPERAÇÃO.

Por Célia Ribeiro

Tudo o que pedirdes em oração, crendo, recebereis”. O evangelho do apóstolo Mateus é um dos mais conhecidos. Porto seguro para os cristãos, essas palavras expressam a fé à qual se agarrou um jovem casal decidido a empreender a partir do zero: Márcio e Amanda transformaram a produção artesanal de geléias em um negócio sólido que cresce sem abrir mão da qualidade e dos valores que lhes são caros.

Márcio e Amanda
Quem frequentou algum evento comunitário, feirinha de condomínio ou atividades temáticas, como as festas juninas pós-pandemia, dificilmente não se deparou com a dupla exibindo, com orgulho, potes de geléias de sua produção. Abacaxi com pimenta, frutas vermelhas, banana, tomate com manjericão, mirtilo e uma infinidade de sabores extraídos de frutas frescas.

Encomendas para evento
Mas, a imagem atual  da professora  Amanda Morais Aziani de Almeida e do arquiteto Márcio César de Almeida contrasta com o período de tribulação que experimentaram em 2018. Após ser desligado de uma grande metalúrgica, Márcio deu a notícia para a esposa sem imaginar sua reação: naquele momento, ela decidiu que se demitiria do emprego e iriam empreender juntos.

A primeira ideia foi ingressar no ramo da construção civil com a reforma de imóveis. Aproveitando sua experiência como arquiteto, Márcio usou o dinheiro guardado para o investimento. Na época, o mercado estava em ebulição e a mão de obra, além de cara, era escassa.

 Decididos a serem seus próprios patrões, Márcio e Amanda fizeram o possível para vencer enquanto os problemas se avolumavam, principalmente com a pandemia que impactou a vida de todo mundo. “Fomos sobrevivendo. E depois da pandemia, em 2021, a gente não estava mais com tanta vontade de mexer com reforma. A mão de obra era difícil além dos altos custos dos materiais”, recordou Amanda. 

Amanda: jamais desistir
NASCE UMA IDEIA 

Muito ligados à família, Márcio e Amanda reuniam os parentes e amigos em animados finais de semana em casa, na região do Aeroporto. Um dia, alguém saiu com o mote: “Hoje é dia de Boma. Boteco do Márcio e da Amanda”. Eles se divertiram com a ideia e o Boma pegou.

E foi assim, sem querer, que um pote de geléia de abacaxi com pimenta que o casal costumava fazer foi parar em um churrasco de conhecidos. Logo, quiseram saber onde adquirir a iguaria e o interesse despertou a visão empreendedora da Amanda. Por que não produzir geléias iniciando um novo negócio?

Márcia Modesto, mãe de Amanda, sugeriu que eles preparassem kits de geléias para o “Dia das Mães”. Era fevereiro, mas se quisessem fazer tudo bem feito, tinham que começar naquele momento. “Entrei na internet e comprei uma caixa de moringa, xícaras de chá, tudo o que tinha a ver com geléia. E minha mãe começou a divulgar nos grupos de WhatsApp”, contou.

Amanda observou que, basicamente, geléia é fruta e açúcar. No entanto, não é tão simples como parece fazer para vender. Tem o rótulo, a higienização dos vidros, a manipulação das frutas etc. Além disso, precisavam de utensílios e o primeiro investimento foi um jogo de panelas de inox, que não oxidam. 

Produção artesanal com as panelas de inox de casa

Precisavam de um nome e se lembraram do Boma. Curiosos, foram pesquisar se havia significado no apelido que ganharam da família. Boma, na linguagem iorubá, é local de encontro. “Boma é o centro da tribo, onde a tribo se encontra para tomar decisões. É uma casa circular onde, no centro, a comunidade dentro do Boma está acolhida e protegida. E no boteco do Márcio e da Amanda tinha isso: pertencimento”, assinalou Amanda.

Potes sob encomenda
Pronto! O nome autoexplicativo já podia ir para os rótulos das primeiras geléias produzidas após terem realizado cursos online, não apenas sobre as receitas, mas sobre todas as técnicas de manipulação e higienização necessárias. Nascia ali o embrião do negócio: “Boma Geléias”.

 Em 2021, o casal criou o Instagram e Márcio foi pesquisar sobre os sabores mais pedidos: 70 por cento preferem amora, frutas vermelhas e abacaxi. Mas, eles queriam avançar e criar outras opções. No fim, em maio venderam os kits temáticos das mães e, na base da propaganda boca a boca, começaram a ter encomendas, na faixa de 30 a 40 potes por mês.

Chegou agosto e repetiram os kits para o “Dia dos pais” e depois para o Natal. Enquanto o casal lutava no ramo da construção civil, Amanda observava que as geléias poderiam ter futuro. Márcio contou que o ano de 2022 foi importante para “fazer a testagem da marca, quando vimos quais sabores eram mais aceitos e as pessoas começaram a conhecer nosso produto”.

VIRADA DE CHAVE

“Em setembro de 2022, abri o CNPJ e comecei a procurar consultoria do Sebrae na área de alimentos para informação nutricional. A gente foi fazendo o produto crescer e minha panela começou a ficar pequena. Comecei a comprar as panelas maiores e já estamos pensando nos caldeirões de inox”, revelou. 

Kit para presente
Voltando um pouco no tempo, em meados de 2021 Amanda foi convidada a escrever um material para o EAD (Ensino à distância) para a Universidade de Marília (Unimar). Era preciso ter outras fontes de renda e ela aceitou o desafio. Graduada em Administração com especialização em Administração Hospitalar e Pedagogia, Amanda se viu num turbilhão de trabalho com a expansão do ensino à distância.

Foi quando surgiu a maior oportunidade de suas vidas: participar da “Feira do Empreendedor” do Sebrae, considerada a maior do mundo. Márcio estava com uma obra empacada porque os pedreiros sumiram e o deixaram na mão, enquanto o contratante esperava a reforma concluída. Amanda se viu sobrecarregada com a vida acadêmica, ao mesmo tempo em que fazia o treinamento “Empretec” do Sebrae, cuja imersão é um divisor de águas.

Com brilho nos olhos, Amanda recordou quando recebeu o convite para participar da Feira, compartilhando espaço com mais 11 expositores. Ela aceitou sem pestanejar. Como faltavam poucos dias, ela teve que decidir entre continuar com o EAD ou arriscar a sorte no evento. Para sua felicidade, a Unimar acabou patrocinando sua ida em troca da entrega de folhetos do EAD no stand.

AVENTURA

Sem a mínima noção do quanto produzir para levar à feira aonde eram esperadas mais de 150 mil pessoas, eles embarcaram em uma aventura. Chegaram à Capital embaixo de chuva torrencial, com 208 potes no carro e, sem muitas opções, se hospedaram em um hotel simples de madrugada. Algumas horas depois, estavam prontos no stand colaborativo do Sebrae para anunciarem a marca “Boma Geléias”. 

Márcio no stand do Sebrae de Marília

Lembrando o ideograma chinês de que crise pode ser sinônimo de oportunidade, Márcio tentou não pensar na obra paralisada por falta de pedreiros que deixou pra trás e Amanda tentou focar no futuro do novo negócio. Deu tão certo que acabaram participando do Clube de Negócios do Sebrae, Amanda saiu na foto do lançamento do clube e a marca “Boma geléias” passou a significar qualidade. Sem contar que ainda venderam os 208 potes! 

Inovando com kits de geléias para presentear
De volta à Marília, Márcio conseguiu concluir a obra com a ajuda do sogro. Foi marceneiro, pintor, assentador de piso, pedreiro...E Amanda vislumbrou a possibilidade de crescer de maneira ordenada, aproveitando cada oportunidade. Feiras em bairros, condomínios, eventos populares ao ar livre, tudo é oportunidade para que possam mostrar seu produto, promover degustação e entregar algo diferenciado.

No início de 2023, resolveram fazer uma pausa no janeiro chuvoso. Foram para a casa de familiares, no litoral, onde pegaram papel e caneta para projetar o futuro. Hoje, o que se vê é a marca Boma Geléias cada vez mais reconhecida, seja nas geléias artesanais, seja nos kits de brindes que estão explorando como uma nova linha de negócios. 

Onde tem gente, tem Boma Geléias
Empórios, pontos de venda de parceiros, feiras de condomínios ou de bairros, não importa. Onde tem gente, tem Boma Geléias com cor, sabor e o astral da dupla colocando amor em cada pote que é impermeabilizado com uma substância difícil de destruir: a resiliência. 

Márcio e Amanda: juntos nos desafios
Para saber mais sobre os empreededores, o Instagram é: @boma_geleias e o contato (14) 996274525. Além de alguns pontos de vendas de parceiros, as geléias podem ser adquiridas pelo WhatsApp.

 (Crédito das fotos: Arquivo do Boma Geléias)

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