domingo, 23 de janeiro de 2022

PARQUE TERRA SOLLARIUM UNE SUSTENTABILIDADE, LAZER E NEGÓCIOS

Por Célia Ribeiro

Em uma manhã ensolarada de domingo, os pais levam os filhos pequenos para um piquenique à sombra de árvores imponentes, assistem uma apresentação cultural, reencontram amigos, e ainda podem recarregar o celular de graça em um dos vários totens espalhados pelo local. A depender da disposição de um grupo de empresários, em seis meses, o Parque Terra Sollarium vai inaugurar um novo tempo no modelo de parceria público-privada, a chamada PPP.

Empresário investiu mais de 100 mil reais no local

A ideia por trás deste projeto vem de um visionário: Marcelo Pelúcio, empresário conhecido por vários empreendimentos de sucesso ligados à tecnologia, pensou grande ao investir no negócio de microusinas de geração de energia solar. Com o sócio Cleber Costa, criou a Teravolt que já responde por, pelo menos, 500 microusinas em vários municípios.

Há dois anos, Marcelo utiliza a energia que gera na microusina instalada na sede da MPS Holding Ltda, localizada na Rua Araraquara, bairro Alto Cafezal. Por isso, ao ver a área abandonada na parte de trás da empresa, a Via Expressa do Pombo (antiga rodoviária), pensou que poderia fazer uma parceria com o poder público e atrair outros empresários para revitalizarem o espaço utilizando microusinas de geração de energia para iluminar o local, incluindo o viaduto.

Marcelo Pelúcio na sede da empresa

Conforme planejava, imaginou uma área completamente urbanizada, com muito verde, ecopontos para coleta de lixo reciclável, brinquedos seguros para as crianças, espaços para cultura, lazer, esportes e negócios como feiras diversas, além de ponto para abastecimento de carros elétricos. Com várias formações universitárias, entre as quais Tecnologia da Informação, Psicologia, Psicopedagogia, Comunicação Social, Engenharia (incompleta) entre outros, e bom de conversa, Marcelo Pelúcio logo atraiu parceiros.

Transplante de palmeiras: parque ganhando vida

Inicialmente, a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) abraçou a causa, que também tem o apoio da Universidade de Marília e da Cooperativa de Crédito Sicredi, conhecida por apoiar iniciativas ligadas à sustentabilidade ambiental. 

Conhecido pelo trabalho incansável em prol da sustentabilidade, o chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, ao conhecer o projeto chegou com uma proposta: que o empresário apoiasse a remoção, transporte e plantio de imensas palmeiras abandonadas no antigo Parque Aquático de Marília. Assim, ao invés de começar do zero, o futuro parque já inicia com palmeiras adultas que se adaptaram bem ao novo terreno.

Do outro lado, entulhos jogados pela população

De acordo com informações divulgadas no site da Prefeitura, Cassiano destacou a importância da participação do setor empresarial para o crescimento sustentável da cidade: “O projeto idealizado pelo Marcelo Pelúcio destaca Marília em todo Estado de São Paulo quanto ao uso de energia fotovoltaica para iluminação pública. É um grande avanço no cumprimento dos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU, os quais a atual administração tem como meta atingir dentro do prazo estabelecido, ou seja, 2030”.

Visão da área (Via Expressa do Pombo)

Ele citou ainda que “outros exemplos de parcerias já estão sendo desenvolvidas, como o plantio de árvores através do Projeto Minha Cidade é Verde, onde há pouco tempo criamos o Bosque dos Pássaros, em parceria com a empresa Danilla Foods, o Bosque dos Ipês Amarelos, com apoio da Unimed/Marília e Banco Sicredi, o Projeto Nascentes, recuperando e preservando olhos d’água em conjunto com a Associação dos Servidores Públicos Municipais de Marília e a coleta seletiva também com participação da Unimed/Marília”.

GRATIDÃO

Marcelo Pelúcio contou que vem de família simples de imigrantes italianos e que tudo o que conquistou foi com muito trabalho. Ele disse ser grato a Marília e a ideia do Parque Terra Sollarium era uma forma de devolver à comunidade um pouco do que conquistou. No entanto, lembrou que, enquanto empreendimento, este projeto piloto é uma vitrine que permitirá implantar um total de 100 parques similares na região unindo lazer, cultura, negócios e sustentabilidade. Com isso, viabilizará a expansão de um novo negócio que são os carros elétricos que encontrarão pontos de abastecimento em um cinturão formado por dezenas de cidades. 

Sala de monitoramento de geração de energia

O empresário explicou que o uso de energia solar por pequenos e médios negócios está crescendo muito. Dessa forma, o Parque Terra Sollarium será a parte visível do que é possível fazer com esta energia limpa.

Placas para geração de energia solar

Conforme disse, a Teravolt está focada neste nicho e não em grandes empresas, assinalando que ao invés de pagar a conta de luz da concessionária todo mês, os pequenos negócios, “que vão desde uma lojinha da rua 9 de Julho”, vão substituir pelo pagamento do financiamento do projeto de microusinas, geralmente quitado em cinco anos. Como o tempo médio desses sistemas gira em torno de 20 anos, o ganho será expressivo por um bom tempo.

Para saber mais sobre a empresa, acesse: http://www.teravolt.com.br/ e sobre o projeto acesse: http://www.terrasollarium.com.br/

*Reportagem publicada na edição de 23.01.2022 do Jornal da Manhã



COMO FALAR EM PÚBLICO: AULAS PRESENCIAIS
E ON LINE COM MENTORIA INDIVIDUAL.

EM 2022, TAMBÉM PARA EMPRESAS NO
FORMATO "FALE BEM IN COMPANY".
SAIBA MAIS NO WHATSAPP: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.