domingo, 17 de outubro de 2021

O PODER TRANSFORMADOR DA ARTE PELAS MÃOS DE SANDRA GUEDES

Por Célia Ribeiro

A capacidade da arte melhorar a saúde mental, o bem estar emocional e a vida das pessoas há muito tempo é objeto de estudos. Por isso, ao falar em arteterapia se dá o devido valor ao potencial que as atividades artísticas têm de transformar as pessoas. É o caso da artesã Sandra Guedes Garcia que, há 20 anos, passou a se dedicar à confecção de peças em vários estilos em um momento delicado da vida, aliando o prazer de criar à uma fonte de renda. 

Sandra Guedes e o novo trabalho

Na casa espaçosa com arte por todos os lados, Sandra recebeu a reportagem para contar um pouco da sua trajetória que tem a criatividade como matéria prima. Ela disse que desde muito nova se interessava por todo tipo de trabalhos manuais. Dos tecidos, à pátina em móveis, passando pelo reaproveitamento de objetos, ela via em cada peça uma oportunidade de ressignificar diferentes objetos prolongando sua vida útil. 

Trabalho que encanta as crianças

Ela frequentou várias aulas de pintura em tela e aprimorou-se na confecção de bonecas, após um curso na Vila das Artes, além de artigos infantis de decoração e peças para cozinha, sempre combinando texturas, cores e formas em trabalhos diferenciados.

 

Balcão foi pro Bar "Casa da Sogra"

No entanto, quando o casamento chegou ao fim, Sandra deixou a arte tomar conta do seu tempo de uma forma duradoura. Na ocasião, com um filho de 11 anos e uma filhinha de um ano, pensou que poderia desenvolver seus trabalhos sem precisar sair de casa e ainda ter uma renda extra. E assim, sem que se desse conta, nascia uma artista pronta a criar utilizando todo o conhecimento acumulado em muitos anos. 

Painel em tecido para festa infantil

“O artesanato preencheu aquele momento, como uma espécie de terapia pela arte”, disse, acrescentando que diante da boa acolhida aos seus trabalhos, na base do boca a boca, começaram a chegar pedidos inusitados. Sandra citou o caso de uma amiga que tinha um lustre antigo e queria reaproveita-lo na nova decoração da casa e outra conhecida que levou um quadro dos tempos da vovó para que ela aproveitasse a moldura.

 Ela recordou que ao ver a imagem religiosa pensou em também restaurá-la para surpresa da cliente que, ao buscar a moldura em que pretendia colocar um espelho desistiu da ideia porque o quadro antigo estava em perfeitas condições. 

Sandra e suas bonecas

FASE DOS TECIDINHOS

 Sandra disse que é de fases e que, ultimamente, estava encantada com as produções usando tecidos. De bonecas a acessórios para cozinha, a máquina de costura está sempre a todo vapor. No entanto, apareceu um páreo à altura: a pintura em móveis. Ela explicou que, a pedido do irmão, pintou um balcão para seu bar (Casa da Sogra) e se apaixonou pelo resultado. 

Boneca com estilo para banheiro

E a família, pelo jeito, também adorou. Por isso, Sandra já está com outra encomenda em andamento, que é uma mesinha de cabeceira em que tons delicados de azul delineiam as folhagens sobre fundo branco.

Segundo a artesã, embora muitas peças sejam trabalhosas, “ver a reação das pessoas diante do trabalho pronto é maravilhoso. Não tem preço que pague essa sensação”. O desafio, agora, é refinar seu estilo para que a marca de sua arte possa ser reconhecida. No caso da pintura orgânica, em móveis, os traços são à mão livre e demandam muito cuidado. 

Quadro restaurado

A recompensa vem em forma de peças únicas que carregam a energia e a dedicação de quem passou horas e horas transformando algo que trará cor e alegria para a vida das pessoas. Para saber mais sobre o trabalho da artesã, acesse: https://www.instagram.com/ateliesandraguedes/

*Reportagem publicada na edição de 17.10.2021 do Jornal da Manhã


Aprenda a falar em público com segurança, dando
uma alavancada na carreira e nos estudos.
Aulas personalizadas com mentoria individual
presencial e online. Saiba mais no
WhatsApp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.