quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

RETROSPECTIVA 2013 - PARTE II

Célia Ribeiro

No dia 13 de janeiro, "Marília Sustentável" voltará com reportagens inéditas, mostrando personagens e projetos que impactam positivamente na vida das pessoas.
Antes, compartilho com vocês, caros leitores, a segunda e última parte da Retrospectiva 2013 destacando as reportagens mais acessadas e comentadas no blog e no Facebook.

Inicialmente, temos o belo exemplo das estudantes da Universidade de Marília (Unimar), Luiza Sampaio e Marina Valério, que foram a Cabo Verde (Ilha de Maio) participar de um projeto de preservação das tartarugas marinhas.

Também em julho, estudantes da UNIESP em parceria com a ONG Unijovem, mantida pelos colaboradores da Unimed Marília, colocaram a mão na massa, literalmente: usando muita criatividade, aproveitaram recicláveis para revitarizarem os jardins do Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal.

Em julho encerrou-se a parceria de três anos com o Jornal Correio Mariliense onde o conteúdo do blog era publicado aos domingos na edição impressa do veículo. Na sequência, tivemos o retorno das reportagens com o visual repaginado, destacando-se o trabalho voluntário da cirurgiã-dentista Dra. Maria Angela Brambilla Delboni que atende, gratuitamente, crianças da ONG "Amor de Mãe".

No mês das crianças, outro projeto social mereceu destaque: o "Belo futuro" mantido pela ONG "Belajuda" dos colaboradores da indústria Bel Chocolates. Adolescentes são preparados em cursos, aos sábados, e encaminhados ao mercado de trabalho.

Em novembro, as duas reportagens sobre moradores de rua merecem destaque: a luta dos internos da Fumares para largarem a dependência química passando pela organização da entidade com o resgate de quem quer recomeçar a vida, no caso os andarilhos acolhidos.

No mesmo mês, o blog trouxe a história de superação da empresária Mayra Di Mano que criou a Planet Limp e investe em limpeza verde. Também foi mostrada a luta do Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal para não desocupar o prédio após mais de 50 anos. A mobilização não deu resultado e a entidade funcionará em outras instalações a partir de 2014.

E em dezembro a matéria sobre a inclusão digital para a terceira idade, programa bem sucedido desenvolvido na Biblioteca Municipal de Marília, teve recorde de acessos no blog e nas redes sociais.

Um excelente e abençoado 2014 a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.