Um dos melhores hotéis da região, cuja reputação foi construída ao longo dos anos, saiu na frente ao implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e tornar-se referência para outros estabelecimentos do setor hoteleiro. O Quality Hotel Sun Valley, privilegiado pela ampla área verde e construção horizontal, foi o primeiro a se adequar às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305) que, a partir de 2.014, não dará trégua àqueles que deixarem tudo para a última hora.
Cozinha gera 100 litros de óleo por mês |
Funcionários separam o lixo do hotel |
“De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas consideradas grandes geradoras de resíduos, devido ao volume ou às características desses resíduos, como indústrias, shoppings, supermercados, hotéis, entre outros, devem elaborar e implementar seus planos”, destacou a analista.
Fernando Ribeiro, Carolina e Marília: equipe entrosada |
TREINAMENTO
No decorrer dos estudos para implantação do PGRS, foi necessário envolver todos os colaboradores do hotel. Divididos em grupos, os 70 funcionários receberam informações e foram sensibilizados para contribuírem com o projeto. “Foram proferidas palestras onde se mostrou os impactos do lixo no meio ambiente para eles terem uma consciência maior sobre o que fazer”, explicou a governanta Maria Carolina Campos de Azevedo.Suzana capacitou os colaboradores do hotel |
Por sua vez, a controller Marília Simão de Santana informou que as lâmpadas utilizadas no hotel são armazenadas em local adequado e recolhidas por uma empresa, periodicamente. O mesmo também está ocorrendo com latas de tinta, disse, exemplificando os avanços que o hotel está registrando no gerenciamento de resíduos sólidos.
Quanto aos hóspedes, eles também são envolvidos no processo: nos apartamentos e áreas comuns há informações sobre a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos com orientação para uso das lixeiras identificadas para receberem os recicláveis. De acordo com Marília Santana, muitos hóspedes aprovam tanto a ideia que levam o material informativo embora.
Lixeiras estão por toda parte |
Fernando Ribeiro contou que o uso de energia solar já vem de alguns anos na empresa, mas o Sun Valley quer ir além apostando também na captação e utilização da água da chuva. “Antes, para trocar um aparelho de ar condicionado, pensávamos no preço e na potência. Agora, também pensamos no selo Procel que indica o gasto energético. Então, estamos fazendo a troca de equipamentos porque entendemos que o hotel precisa ser mais sustentável, mais eficiente, um dia após o outro”.
Há planos, também, para a compostagem de lixo orgânico, “uma vez que a cidade não possui empresas que façam a coleta desses resíduos e está sendo desenvolvido o projeto para a implantação de uma compostagem dos resíduos no próprio hotel, que dispõe de espaço físico”, informou Suzana Más Rosa.Com relação ao investimento, Fernando Ribeiro não citou números. Entretanto, adiantou que o investimento é razoável e pode ser feito por qualquer empresa, desde que haja um planejamento das etapas. O lixo reciclável também poderia ser comercializado para geração de renda. Mas, o executivo do Sun Valley afirmou que prefere doar o material para a Cotracil devido ao alcance social da cooperativa que emprega dezenas de catadores.
Carolina e Marília mostram os impressos destinados aos hóspedes |
* Reportagem publicada na edição de 15.07.2012 do Correio Mariliense
Célia Bom Dia!
ResponderExcluirAdorei a reportagem; é sinal que algumas empresas já estão se preocupando com a nova Lei 12.305/2010 que já se encontra em vigor; porém; a fiscalização com multas será a partir de Janeiro/2014. As empresar tem 1 ano e meio para se adequarem e com a relação a Suzana da Master Ambiental é uma excelente profissional que deu algumas aulas para mim e minha turma no Senac/Marília. Ela tem uma bagagem e um conhecimento extraordinário.
Abraços.
Sandro Ap. Medeiros