No rigoroso inverno da cidade de Lyon, no começo do século XIX, a situação degradante de milhares de jovens lançados à própria sorte, após a revolução francesa, sensibilizou o Padre André Coindre que vislumbrou a criação de uma instituição destinada a abrigar e educar crianças e adolescentes. Dois séculos depois, a semente que germinou em julho de 1.827, dá cada vez mais frutos, sendo um deles em Marília: o Colégio Cristo Rei, referência como instituição de ensino, se diferencia por planejar o futuro das novas gerações com uma visão de longo alcance focada na sustentabilidade.
Os pequenos aprendem a valorizar a natureza |
Da mantenedora IRSC “Irmãos do Sagrado Coração”, que fundou o colégio mariliense em 1.958, aos dias de hoje, ocorreu uma verdadeira revolução educacional. Em 2.006, o Cristo Rei foi a primeira instituição de ensino do Brasil (do maternal ao cursinho) a obter a certificação ambiental ISO 14001, após ter conquistado a certificação de qualidade ISO 9001 em 1.999, informou o gerente ambiental e coordenador do Ensino Médio, Luiz Célio de Oliveira.
Diretor Édio Mariani e o coordenador Luiz Célio |
ENSINO NA PRÁTICA
A questão ambiental não é tratada apenas em sala de aula por uma única disciplina. No planejamento pedagógico, cada professor elabora seu material explicitando como o tema será enfocado. Indicadores monitoram o cumprimento das metas para assegurar que as ideias saiam do papel.
Casinha de caixas de leite: aprender brincando |
A sustentabilidade é trabalhada em todas as disciplinas |
Luiz Célio conversa com aluno no intervalo |
“O trabalho que eles fariam em 90 minutos, pedimos que fizessem numa manhã para podermos levar os alunos para acompanharem o procedimento”, contou Luiz Célio. Foi mais uma oportunidade dos professores trabalharem o tema em sala de aula.
No ano passado, o Cristo Rei também inovou ao utilizar o copo ecológico. Confeccionado com 100% de fibra vegetal virgem, procedente de madeira de reflorestamento, tem uma impermeabilização interna que permite a reutilização algumas vezes e se decompõe em poucos meses na natureza, além de poder ser reciclado como apara de papel. Conheça esse produto no site www.ecopo.com.br
GERAÇÃO CRISTO REI
“O grande diferencial do ser humano é que, da mesma forma que ele tem a capacidade de provocar a destruição, ele é o único capaz de retroceder, pagando, evidentemente, um preço”, observou o gerente ambiental, lembrando os reflexos da poluição na produção de alimentos, contaminação da água etc.
Separar o lixo: lição para a vida toda |
Neste sentido, destacou a importância de investir na educação das futuras gerações: “Nós trabalhamos com um público que vai ser líder no futuro. Temos dentro da nossa clientela pessoas que, futuramente, serão empresários dando continuidade aos negócios da família ou abrindo suas próprias empresas com uma visão diferenciada”.
É a “Geração Cristo Rei” que, além da formação humanista que recebeu educação de primeiro mundo, baseada na solidariedade pregada pelos instituidores da mantenedora, terá uma nova consciência e poderá influir positivamente em favor da preservação do planeta.
Para conhecer melhor o colégio, seus projetos e sua estrutura, acesse: www.cristorei.com.br
* Reportagem publicada na edição de 26.02.2012 do Correio Mariliense