Município está instalando Ecopontos para recolher entulho de construção civil
Praça sustentável: idéia inspiradora |
A cidade de São Carlos está transformando o entulho proveniente da construção civil em blocos, bancos e mesas para as praças públicas do município. Duas praças já foram entregues à população e uma terceira está em fase de construção.
João Muller, presidente da Progresso e Habitação de São Carlos S/A (Prohab), empresa pública municipal, ressalta que, além de reduzir os custos de materiais, a transformação do entulho em peças para as praças contribui para a preservação do meio ambiente. “São Carlos está avançando muito na reutilização do entulho”, destaca.
O município já instalou um Ecoponto, que recebe entulho de construção civil dos munícipes do bairro São Carlos 8. No total, a cidade vai contar com oito unidades, que devem receber entulhos por meio de carroceiros e pequenos veículos (com capacidade para até 1m3). A cidade produz diariamente cerca de 450 toneladas de entulho.
Esses materiais são encaminhados para a fábrica de blocos da prefeitura, que recicla aproximadamente 100 toneladas/dia de entulho, transformando-os em bica corrida, areia, pedra e pedrisco. Uma parte desses produtos é utilizada na preservação das estradas rurais de São Carlos e outra é destinada à fábrica de blocos.
Na fábrica, 14 detentos da Penitenciária de Itirapina trabalham em duas prensas na produção de 7.500 peças por dia, entre outros materiais. Os produtos são utilizados pela própria prefeitura e também vendidos para compradores interessados. (Fonte: Edmir Nogueira, Ex-Libris Comunicação Integrada)
PRÊMIO QUALIDADE DE VIDA
Vão até 15 de setembro as inscrições para o XIV Prêmio Nacional de Qualidade de Vida®. O objetivo do PNQV® é destacar as organizações que estimulam o estilo de vida saudável e a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho. A entrega do Prêmio acontecerá em 30 de novembro, na Fiesp, em São Paulo.
Neste ano, o PNQV® será concedido em três categorias diferentes, referentes ao porte da empresa: grande, média ou pequena/microempresa. Um dos pré-requisitos para todas as categorias é que os programas tenham sido implantados e mantidos por pelo menos dois anos.
As normas para inscrições e o regulamento podem ser consultados no site da ABQV® (www.abqv.org.br). Mais informações: (11) 3266-6497 ou 3541-1322; ou pelo e-mail pnqv@abqv.org.br. (Fonte: RAF Comunicação, www.raf.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.