domingo, 10 de maio de 2015

Motivadas pelo amor aos idosos, irmãs criam trabalho inovador que vai além dos cuidados em saúde, levando alegria à melhor idade.

Por Célia Ribeiro

Os olhos curiosos brilham de encantamento, explorando cada novidade. O sorriso, tímido a princípio, lentamente se abre revelando a alegria repentina. Essa cena que, à primeira vista, poderia remeter ao passeio de uma criança no parque de diversões faz parte da rotina de duas irmãs que criaram em Marília/SP um projeto inovador de cuidados voltados à terceira idade.

No lugar do gira-gira e dos balanços, os idosos se deliciam com coisas simples como um passeio no shopping onde saboreiam um cafezinho em meio à movimentação natural do entorno. Como companhia, eles têm uma das irmãs Sabrina E. Vicari Talheiro e Silmara Neris Vicari, auxiliares de enfermagem por profissão, mas que adoram o convívio com o pessoal da melhor idade.
 
O passeio no bosque é um dos mais solicitados
Tudo começou em abril de 2014, período da Páscoa. Renascimento para os cristãos, essa época carrega um simbolismo para Sabrina, 36 anos, casada e mãe de uma menina de sete anos. Auxiliar de enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Marília, ela estava acostumada a cuidar dos idosos hospitalizados de quem ouvia muitas histórias.

“Foi aí que pensei: por que não chegar neles antes da doença?”, explicou Sabrina, contando como surgiu a ideia de criar o serviço de acompanhante para os idosos. Com o nome de “Assistência para a melhor idade”, a atividade visa trazer um pouco de brilho às pessoas idosas que muitas vezes passam o dia sozinhas em casa.
 
(Esq.) Sabrina e Silmara
“Vendo televisão o dia inteiro só assistem notícias ruins. Aí que surgem as doenças, a depressão, a pressão alta”, prosseguiu Sabrina explicando que o trabalho que oferece, em parceria com a irmã, tem trazido muito alegria a elas. Em dias alternados, por causa da carga horária nos empregos formais, as irmãs agendam a assistência conforme a necessidade.

“Às vezes, os levamos ao supermercado para fazerem compras ou para passeios no bosque, para andarem de pedalinho, ao shopping tomar um café ou ver um filme no cinema”, explica Sabrina. Mas, se for preciso, as irmãs acompanham os idosos às consultas médicas. Tudo em veículos próprios.

Amor ao próximo

“Criamos este projeto com intuito de dar amor ao próximo, dar amor aos idosos, chegar antes da doença. Eles têm tantas histórias para contar”, afirmou acrescentando que em um ano de atividades observou como tem sido compensador: “Isso muda o astral, eles ficam mais positivos”.

Os valores cobrados variam de acordo com o tipo de atividade solicitada. A auxiliar de enfermagem disse que “o trabalho ainda está no início porque temos um ano e muita gente não conhece. Mas, esperamos poder ampliar o número de idosos atendidos e expandir”.


Diversão das irmãs com aposentada de 85 anos
Pensando além, Sabrina contou que mandou fazer um uniforme logo no começo das atividades.  Trajando um elegante terninho, ela acredita no futuro da proposta e revela sorridente o sonho de ter um escritório no shopping onde formalizaria o negócio. “Rir é o melhor remédio. Arrancar um sorriso do pessoal da melhor idade é um grande presente para nós”, concluiu.

Para entrar em contato com a Sabrina e Silmara, da “Assistência para a Melhor Idade”, ligue para: (14) 997468085.

Obs: Fotos do arquivo pessoal de Silmara.


Um comentário:

  1. Célia, ficou perfeita a matéria, mais um novo serviço à disposição da nossa sociedade, parabéns, e muito sucesso as profissionais.
    Bjo

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.