Célia Ribeiro
Era uma vez um grupo de vizinhos que se comunicava pelo aplicativo WhatsApp para troca e venda no bairro. Certo dia, alguns integrantes perceberam que havia muita gente talentosa produzindo artesanato, cultivando plantas, preparando tortas e doces caseiros de qualidade e que todos poderiam se unir em um evento familiar para estreitarem relações e passarem bons momentos em comunidade. Essa semente frutificou e deu origem à “Expo Acapulco” que chegará à terceira edição em 13 de fevereiro.
Na 2ª edição, delícias à venda |
Sem muitas expectativas, a primeira “Expo Acapulco” aconteceu na área externa da residência da paisagista e designer de interiores Izabel Cirillo, a Belinha, conhecida pela arte com recicláveis e cultivo de plantas suculentas. No entanto, diante do grande sucesso da primeira feira, os vizinhos pensaram em ampliá-la e a segunda edição foi realizada no dia 18 de dezembro de 2021, na praça do Jardim Acapulco, em frente à caixa d’água da Avenida Hygino Muzzi Filho.
Plantas e artesanato dividem espaço |
Famílias inteiras compareceram em peso, levando crianças e seus animais de estimação. Para quem quisesse sentar, havia cadeiras espalhadas pelo local. Mas, a maioria preferiu se espalhar no chão da imensa área verde aproveitando um pouco de tudo que foi oferecido: artesanatos diversos, itens de aromaterapia, papelaria, bordado, saboaria, tortas, doces e temperos caseiros, plantas suculentas, pedrarias, queijos, pães de fermentação natural, entre outros. Tudo isso embalado por muita música.
Belinha Cirillo |
Em entrevista ao JM nesta semana, a estudante de veterinária Ana Beatriz Paes, 22 anos, e a avó Delminda Paes, de 75 anos, juntamente com Belinha Cirillo, falaram da expectativa pela terceira edição. A experiência de levar a feira para a praça pública deu muito certo porque atraiu não só os moradores do bairro, mas pessoas de outras regiões de Marília.
Na 1ª feira, expositor sob mangueira na casa de Belinha |
As três, juntamente com a mãe de Ana Beatriz, Dani Paes, Kleber Carreteiro e Thaís Mayumi Tachibana Pereira, integram a comissão organizadora e estão por trás da ideia da “Expo Acapulco”. Elas contaram que na primeira edição tiveram o patrocínio da Comasa e na segunda contaram com o apoio das empresas Vila Cane e Uniótica, esperando contar com mais apoiadores para a edição de fevereiro.
CULTURA E LAZER
Belinha Cirillo, integrante do grupo “Galera Flashback” que faz sucesso com danças coreografadas das músicas dos anos 60, 70, 80 e 90, contou que foram surpreendidos pelo sucesso do evento na praça ao ar livre. Além de ser mais seguro, devido à pandemia de Covid, as pessoas tinham liberdade para apreciar e comprar os itens à venda, saborear as delícias oferecidas em diferentes barracas, e passar bons momentos com amigos e familiares em um espaço público até então ocioso.
Galera Flashback durante apresentação na 1ª Expo |
Ela destacou o apoio da Prefeitura de Marília com a infraestrutura para a iluminação e limpeza do terreno que foi capinado alguns dias antes da feira. Para fevereiro, os organizadores esperam que o poder público também disponibilize banheiros químicos para a população.
Delminda e a neta disseram que a família se mudou para Marília há poucos meses e que o grupo de compra e venda do Acapulco foi muito importante para se integrarem no bairro, conhecendo os vizinhos que agora estão mais unidos do que nunca através da organização e participação na feira.
Cartaz da feira de fevereiro |
Para Belinha Cirillo, a aproximação da terceira edição trouxe um sentimento de muita expectativa porque dos 30 participantes da feira anterior, a próxima deverá contar com quase 40 expositores. “Estamos abertos a quem desejar se unir a nós. Tem muitas pessoas criativas fazendo coisas incríveis. E esta é uma ótima oportunidade de mostrar seu trabalho, vender o que produz e ainda conhecer muitas pessoas”, pontuou.
O evento atrai muitas famílias |
Quem quiser participar ou obter mais informações sobre a 3ª Expo Acapulco pode entrar em contato com Belinha (14 – 997425101), Kleber Carreteiro (14 – 998407436) ou Dani (11 – 994066900). No Instagram o perfil é: @expoacapulco. O evento ocorrerá no dia 13 de fevereiro, domingo, das 15 às 20 horas, na praça do Jardim Acapulco (Avenida Hygino Muzzi Filho) e toda a população está convidada.
Kleber Carreteiro e as famosas tortas |
Leia reportagens sobre Belinha Cirillo de 2012, 2018 e 2020 acessando AQUI, AQUI e AQUI
Reportagem publicada na edição de 30.01.2022 do Jornal da Manhã