domingo, 30 de janeiro de 2022

3º EXPO ACAPULCO VALORIZA O ARTESANATO E A CULTURA NA PRAÇA DO BAIRRO.

Célia Ribeiro

Era uma vez um grupo de vizinhos que se comunicava pelo aplicativo WhatsApp para troca e venda no bairro. Certo dia, alguns integrantes perceberam que havia muita gente talentosa produzindo artesanato, cultivando plantas, preparando tortas e doces caseiros de qualidade e que todos poderiam se unir em um evento familiar para estreitarem relações e passarem bons momentos em comunidade. Essa semente frutificou e deu origem à “Expo Acapulco” que chegará à terceira edição em 13 de fevereiro.

Na 2ª edição, delícias à venda

Sem muitas expectativas, a primeira “Expo Acapulco” aconteceu na área externa da residência da paisagista e designer de interiores Izabel Cirillo, a Belinha, conhecida pela arte com recicláveis e cultivo de plantas suculentas. No entanto, diante do grande sucesso da primeira feira, os vizinhos pensaram em ampliá-la e a segunda edição foi realizada no dia 18 de dezembro de 2021, na praça do Jardim Acapulco, em frente à caixa d’água da Avenida Hygino Muzzi Filho.

Plantas e artesanato dividem espaço

Famílias inteiras compareceram em peso, levando crianças e seus animais de estimação. Para quem quisesse sentar, havia cadeiras espalhadas pelo local. Mas, a maioria preferiu se espalhar no chão da imensa área verde aproveitando um pouco de tudo que foi oferecido: artesanatos diversos, itens de aromaterapia, papelaria, bordado, saboaria, tortas, doces e temperos caseiros, plantas suculentas, pedrarias, queijos, pães de fermentação natural, entre outros. Tudo isso embalado por muita música.

Belinha Cirillo

Em entrevista ao JM nesta semana, a estudante de veterinária Ana Beatriz Paes, 22 anos, e a avó Delminda Paes, de 75 anos, juntamente com Belinha Cirillo, falaram da expectativa pela terceira edição. A experiência de levar a feira para a praça pública deu muito certo porque atraiu não só os moradores do bairro, mas pessoas de outras regiões de Marília.

Na 1ª feira, expositor sob mangueira na casa de Belinha

As três, juntamente com a mãe de Ana Beatriz, Dani Paes, Kleber Carreteiro e Thaís Mayumi Tachibana Pereira, integram a comissão organizadora e estão por trás da ideia da “Expo Acapulco”. Elas contaram que na primeira edição tiveram o patrocínio da Comasa e na segunda contaram com o apoio das empresas Vila Cane e Uniótica, esperando contar com mais apoiadores para a edição de fevereiro. 

CULTURA E LAZER

Belinha Cirillo, integrante do grupo “Galera Flashback” que faz sucesso com danças coreografadas das músicas dos anos 60, 70, 80 e 90, contou que foram surpreendidos pelo sucesso do evento na praça ao ar livre. Além de ser mais seguro, devido à pandemia de Covid, as pessoas tinham liberdade para apreciar e comprar os itens à venda, saborear as delícias oferecidas em diferentes barracas, e  passar bons momentos com amigos e familiares em um espaço público até então ocioso.

Galera Flashback durante apresentação na 1ª Expo

Ela destacou o apoio da Prefeitura de Marília com a infraestrutura para a iluminação e limpeza do terreno que foi capinado alguns dias antes da feira. Para fevereiro, os organizadores esperam que o poder público também disponibilize banheiros químicos para a população. 

Delminda e a neta disseram que a família se mudou para Marília há poucos meses e que o grupo de compra e venda do Acapulco foi muito importante para se integrarem no bairro, conhecendo os vizinhos que agora estão mais unidos do que nunca através da organização e participação na feira.

Cartaz da feira de fevereiro

Para Belinha Cirillo, a aproximação da terceira edição trouxe um sentimento de muita expectativa porque dos 30 participantes da feira anterior, a próxima deverá contar com quase 40 expositores. “Estamos abertos a quem desejar se unir a nós. Tem muitas pessoas criativas fazendo coisas incríveis. E esta é uma ótima oportunidade de mostrar seu trabalho, vender o que produz e ainda conhecer muitas pessoas”, pontuou.

O evento atrai muitas famílias

Quem quiser participar ou obter mais informações sobre a 3ª Expo Acapulco pode entrar em contato com Belinha (14 – 997425101), Kleber Carreteiro (14 – 998407436) ou Dani (11 – 994066900). No Instagram o perfil é: @expoacapulco. O evento ocorrerá no dia 13 de fevereiro, domingo, das 15 às 20 horas, na praça do Jardim Acapulco (Avenida Hygino Muzzi Filho) e toda a população está convidada.

Kleber Carreteiro e as famosas tortas

Leia reportagens sobre Belinha Cirillo de 2012, 2018 e 2020 acessando AQUI,  AQUI e AQUI

Reportagem publicada na edição de 30.01.2022 do Jornal da Manhã


Falar em público com segurança e desenvoltura?
Com o curso "Fale Bem", os alunos têm 
orientação personalizada para atingirem
seus objetivos seja no trabalho ou nos estudos.
Em 2022, "Fale Bem in Company" para empresas.
Saiba mais no Whatsapp: (14) 991645247


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.