domingo, 21 de novembro de 2021

ARTE DO BEM: GRUPO PRODUZ ARTESANATO COM RENDA EM PROL DE ENTIDADES BENEFICENTES

Por Célia Ribeiro

Quando a água borbulha no solo e percorre o caminho da nascente até o riacho, chega um momento em que o volume é tanto que ela transborda. Do riacho para o rio e deste para o mar, observa-se um percurso natural em que a água apenas segue o seu fluxo. Assim como na natureza, quando o amor é demais ele transborda e se manifesta de muitas maneiras sendo a solidariedade a sua face mais bonita. 

200 naninhas para doar no Natal

O fenômeno que transforma o talento das artes manuais em trabalhos para geração de renda revertida às causas sociais tem belos exemplos em Marília. Um deles é o pouco conhecido grupo “Arte do Bem” formado por voluntárias aposentadas que se reúnem, às quartas-feiras, na sede da “Associação Mariliense de Amor Exigente”, referência como uma das instituições mais sérias no apoio às famílias de dependentes químicos, há 30 anos. 

Tudo começou em 2018, contou a designer Daphinis Santander, então presidente do Lions Clube de Marília Nova Geração, que recebeu em doação seis máquinas de costura. A ideia era reunir um grupo de voluntárias para produzir itens necessários às instituições filantrópicas da cidade, contando inicialmente com as fundadoras Glória Komatsu, Marli Costa Garrossino, Marines Colucci e a própria Daphinis.

Mas, faltavam espaço e infraestrutura. Assim, ao conhecer a ONG “Amor Exigente” a sementinha do grupo “Arte do Bem” encontrou terreno fértil para germinar. A entidade cedeu uma sala espaçosa em sua sede, localizada na Zona Leste, e ainda colabora com pequenas manutenções e reformas, quando necessário.

Artesãs se reunem às quartas-feiras

Daphinis contou que o primeiro desafio era confeccionar jogos de lençóis para o Hospital Materno Infantil. Mas, ao iniciar a empreitada, observou que ficaria mais caro produzir do que comprar pronto. A saída foi procurar uma forma de gerar renda com as máquinas de costura e, assim, as mãos habilidosas das voluntárias passaram a produzir artesanato para venda com renda totalmente revertida para as entidades que pretendiam apoiar.

DEDICAÇÃO

Além do trabalho coletivo nas tardes de quarta-feira na sede da AMAE, as voluntárias costumam levar as peças para finalizarem em suas casas. De bom gosto e com acabamento impecável, as peças são vendidas rapidamente, seja em eventos, seja por encomendas via redes sociais.

Peça evidencia o acabamento cuidadoso

Com tanta dedicação das talentosas artesãs, o resultado não tardou a aparecer: em 2019 o grupo conseguiu adquirir 300 jogos de lençóis que, finalmente, foram doados ao Hospital Materno Infantil. Na sequência, elas trabalharam duro para obterem recursos que custearam nada menos que três mil fraldas geriátricas doadas à Casa do Caminho, entidade voltada aos idosos em Marília.

Toalha de lavado 

Na oportunidade, o grupo também ofereceu um café da tarde aos abrigados sendo uma experiência que guardarão para sempre: “Nós levamos a doação das fraldas. Mas, naquela tarde, nós recebemos muito mais deles. Foi muito gratificante”, recordou a professora Marta Rodrigues de Almeida Grespan.

Na sala do grupo tem arte por todos os lados

Por sua vez, a professora aposentada Marli Costa Garrossino destacou que, embora a ONG “Amor Exigente” tenha acolhido o grupo, ela não é beneficiada com a venda do artesanato que é totalmente revertida a outras instituições filantrópicas da cidade. 

Capa para máquina de costura

Acompanhando o trabalho do grupo, nesta semana, a coluna ouviu as voluntárias Daphinis Santander (designer), Marli Costa Garrossino, Marta Rodrigues de Almeida Grespan e Márcia Helena Pimenta Onofre Palotta (professoras), Claudiane Costa, Lila Costa e Ivone Meneguim Coelho (comerciantes) e a dona de casa Valdecir Guerreiro Dalóia. Todas destacaram a alegria em participarem do grupo e verem o resultado de seus trabalhos transformado em ajuda a quem mais precisa.

Mário Cesar, presidente do "Amor Exigente"

Passando para cumprimentar as voluntárias, o presidente da ONG “Amor Exigente”, Mário César Vieira Marques destacou a importância do trabalho social do grupo: “Isso aqui é energia convergente. São pessoas que vêm aqui doar o mais importante, que é o seu tempo, com amor, boa vontade, carinho e dedicação”, declarou.

Muita concentração no trabalho

RETOMADA

Em 2020, o grupo estava cheio de planos. Mas, com a pandemia não foi possível manter os trabalhos coletivos que foram substituídos por trabalhos individuais na residência de cada uma. Mesmo assim, elas conseguiram doar 500 reais para os medicamentos das Irmãs Clarissas que enfrentaram um surto de Covid no mosteiro em que estão enclausuradas. 

Alguns  trabalhos são finalizados em casa

E como o Natal se aproxima, elas fizeram uma força tarefa e conseguiram confeccionar 200 naninhas para doar às crianças neste fim de ano. 

Da fase crítica da quarentena à retomada gradual das atividades, em julho de 2021, as voluntárias disseram que ficaram muitas lições. Márcia Palotta lembrou que elas adquiriam insumos para os trabalhos na Casa Ono com pedidos via WhatsApp e entrega em domicilio, comemorando que agora podem ir ao comércio comprar os itens que desejarem.  Já Daphinis observou que a pandemia trouxe aprendizado.

E por falar em retomada da normalidade, quem aprecia peças artesanais de qualidade vai ter a oportunidade de conhecer e adquirir os trabalhos do grupo “Arte do Bem”: nos dias 04 e 05 de dezembro, eles estarão à venda em um bazar no Yara Clube de Marília (Avenida Vicente Ferreira, nº 1096). Para saber mais, acesse o perfil do grupo no Instagram: @artedobem.marilia

Leia sobre a ONG Amor Exigente em reportagens anteriores AQUI e AQUI

Reportagem publicada na edição de 21/11/2021 do Jornal da Manhã



Falar em público exige técnica e treino. 
Com a orientação correta, todos podem se
expressar com segurança seja no ambiente
corporativo, avançando na carreira, seja 
nos estudos.
Mentoria individual com aulas presenciais e online.
Para saber mais, entre em contato pelo
WhatsApp (14) 991645247 ou
assessoriafalebem@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.