Por Célia Ribeiro
Em quase três décadas, um dos mais importantes projetos de geração de renda da zona sul, a Lavanderia Comunitária do Núcleo Habitacional Nova Marília, passou por poucas e boas. Foram inúmeros desafios desde sua criação pela saudosa Irmã Dilma que sonhou em ver as mulheres ganharem o sustento de suas famílias com dignidade. No entanto, a pandemia do Covid-19 foi um golpe quase fatal que obrigou a paralisação dos trabalhos por duas semanas e, depois, provocou uma queda de 50 por cento nas atividades.
Lavanderia: queda de 50 por cento no movimento |
Em média, descontados os custos, elas recebiam um salário mínimo e uma cesta básica, por mês. Atualmente, o valor nem chega a isso porque dos 500 quilos semanais de roupa lavada e passada, o movimento caiu para 250 a 280 quilos. Nos bons tempos, a lavanderia chegou a registrar 700 quilos por semana.
Cida, Sueli, Laudite e Claudete protegidas com máscara |
Roupas ao sol na última quarta-feira |
O horário reduzido complicou a rotina do trabalho. Afinal, quando iniciam a lavagem das roupas, as trabalhadoras precisam seguir todas as etapas até a fase de passar a ferro. Além disso, houve uma queda no número de clientes. De acordo com Laudite Vieira, “nesta quarentena tem muita gente em casa, onde estão lavando as suas roupas. A gente não vê mais muitos clientes que vinham toda semana. Eles desapareceram”.
Laudite é presidente da Associação do Nova Marília |
MARMITAS
Católica fervorosa, a líder comunitária afirmou que de um jeito ou de outro, muitas famílias estão com dificuldade e que é preciso olhar, também, para quem não tem nada. Por isso, a cozinha da lavanderia comunitária está sendo utilizada por um grupo de voluntários para a produção de 100 marmitas, semanalmente. Elas são doadas aos moradores em situação de rua toda quarta-feira à noite.
Voluntários preparam marmitas para moradores em situação de rua |
100 marmitas toda quarta-feira |
Além da comida quentinha e bem temperada, os voluntários entregam máscaras para as pessoas em situação de rua “para que também estejam protegidos. Nós pedimos e algumas pessoas estão fazendo máscaras para doarmos junto com as marmitas”, finalizou.
Quem quiser colaborar com essa ação, iniciada há três meses, pode entrar em contato pelo telefone (14) 34176928. A lavanderia Comunitária está localizada à Rua Nair Rosilio Gutierrez, 65, em frente à Paróquia de Santa Rita, no Núcleo Nova Marília.
* Reportagem publicada na edição de 21.06.2020 do Jornal da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.