domingo, 28 de janeiro de 2024

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA: GOTA DE LEITE IMPLANTA SALA DE AMAMENTAÇÃO

Por Célia Ribeiro

No ano em que comemora 93 anos de fundação, a Maternidade e Gota de Leite dá mais um passo rumo à certificação como “Hospital Amigo da Criança”. Nesta semana, a presidente Virgínia Maria Pradella Balloni anunciou a implantação da sala de amamentação que será utilizada tanto pelas mães em consulta puerperal, como pelas colaboradoras que retornarem da licença-maternidade e precisam amamentar seus filhos ou ordenharem o leite armazenando-o adequadamente. 

Drª Marília, Áurea e Virgínia

Em fase de instalação, a sala de amamentação recebeu a doação de um refrigerador do Rotary Clube de Marília Pioneiro que será utilizado para armazenar o leite humano pasteurizado do BLH (Banco de Leite Humano de Marília), segundo informou a presidente do clube, Áurea Di Manno. A entrega aconteceu na última quarta-feira quando associadas do clube visitaram a instituição.

Estiveram presentes, além da presidente Aurea Di Mano, as associadas Maura Amábile Betti Fagundes de Queiroz e a filha Lili, Drª Marília Polon Pelissari e Drª Sandra Craveiro e a presidente do BLH, enfermeira Sandra Domingues, que está assessorando a Gota de Leite nas etapas necessárias à obtenção da certificação do Ministério da Saúde.

Instrumentais doados
Elas foram recebidas pela presidente, Virgínia Maria Pradella Balloni, pela tesoureira Rosalita Soffener e pela coordenadora de Enfermagem Patrícia Truzzi Gilio. Na oportunidade, as rotarianas também entregaram um kit de instrumentais que será utilizado no centro cirúrgico e elogiaram a reforma da poltrona de amamentação.

AMBIENTE ADEQUADO

Segundo informações da coordenadora de Enfermagem, Patrícia Truzzi Gilio,  “a sala de amamentação é um ambiente planejado para as mulheres que retornam à maternidade com alguma dificuldade e precisam de auxílio e apoio à amamentação, ou quando retornam para a consulta puerperal/puericultura poderão amamentar com mais conforto e tranquilidade. Além disso, as funcionárias que retornarão ao trabalho, após a licença maternidade e necessitem realizar ordenha e armazenamento do leite para seus filhos, poderão utilizar a sala com todo o conforto e higiene necessária”.

A enfermeira assinalou que “essa sala faz parte de um sonho, pois esta sala é essencial  para a possibilidade da certificação do Hospital Amigo da Criança, título este tão almejado pela maternidade. Então, foi muito importante ter conseguido o refrigerador para o armazenamento do leite humano. Desta forma, deixaremos de utilizar a fórmula láctea  como exige para a certificação”.

Equipe participa de capacitações na maternidade

Ela informou que “a sala ainda não está pronta porque vamos agora dar início à pintura personalizada  e instalação de alguns itens para um ambiente mais aconchegante e confortável”. 

ROTARY PIONEIRO

As ações do clube de serviço sempre revertem em apoio às causas filantrópicas. Por isso, a presidente do Rotary Pioneiro falou da alegria em ajudar a maternidade. Ela explicou que os recursos arrecadados foram suficientes “para aquisição do refrigerador, para a compra de um kit de instrumentais e ainda sobrou para ajudarmos outra entidade. Parece que o dinheiro multiplicou”.

Esq. Enf. Patrícia, Sandra Domingues, Sandra Craveiro,
Drª Marília, Áurea, Lili, Maura, Virgínia e Rosalita

A médica nutróloga Drª Marília Polon Pelissari destacou a importância da amamentação para o desenvolvimento saudável dos bebês. Como coordenadora dos Projetos Humanitários do Rotary Pioneiro, ela sugeriu apoiar a sala de amamentação “para incentivar as mães a amamentarem e com o tempo tirarmos as fórmulas”. 

Jenifer Marques e a filha: Gota oferece
atendimento humanizado

O aleitamente materno, como amplamente divulgado, é essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês. Isto porque, sendo um alimento completo, possibilita que as crianças cresçam fortes com menor risco de se tornarem obesas ou sofrerem com doenças como diabetes e hipertensão na vida adulta.

De acordo com a enfermeira Sandra Domingues, que tem acompanhado a Gota de Leite no processo de certificação, em breve será agendada a primeira visita técnica das autoridades de saúde: “O Hospital Amigo da Criança é o nosso maior sonho e nós estamos pedindo para que, em março, já venha uma avaliação para aguardar esse título até junho”. 

Banco de Leite Humano: salvando vidas

Ela explicou que tem orientado a instituição no cumprimento dos 10 passos exigidos pelo Ministério da Saúde: “A maternidade já era redonda, tinha tudo completo”. Ela informou que foi necessário promover nova capacitação à equipe devido à entrada de novos médicos e colaboradores que fizeram o curso. “Agora vamos colocar em prática para que todos saibam manusear e ajudar a mãe no aleitamento materno”, assinalou.

Enf. Sandra Domingues
Sobre a sala de amamentação, Sandra Domingues observou que o local “dará suporte à mamãe que está na maternidade nas dificuldade que venham a ocorrer, como também ao bebê que está em observação. A mamãe poderá subir e vir amamentar em um espaço que é só dela. Além disso, o refrigerador vai servir para armazenar o leite pasteurizado caso alguma criança fique em observação e precise desse alimento”.

 A presidente do BLH concluiu  que “a partir de agora, a maternidade terá acesso ao leite pasteurizado do Banco de Leite para atender a demanda da maternidade com esses bebês cujas mães estão com a apojadura que não apareceu ainda, a descida do leite não ocorreu e o bebê está precisando se alimentar. Ao invés de oferecer fórmula, será feito o oferecimento do leite humano pasteurizado”. 

GOTA DE LEITE

 Voluntária há quase 40 anos à frente da Gota de Leite, Virgínia Balloni recorre aos clubes de serviço, empresas e comunidade sempre que é preciso apoiar algum projeto na maternidade que destina 100 por cento do atendimento ao SUS. Como resultado, a instituição tem tido o reconhecimento pela qualidade do seu trabalho através de premiações nacionais como o recente título de “Hospital Amigo da Mulher” conferido pelo Congresso Nacional em 2023. 

Centro de Parto Normal: humanização
no pré-parto, parto e pós-parto
Sobre a mais recente doação, Virgínia Balloni agradeceu ao Rotary Pioneiro: “Ficamos muito felizes em contar, novamente, com o Rotary Pioneiro que tanto tem colaborado com nossa maternidade. A sala de amamentação era um sonho antigo e agora demos mais este passo que nos ajudará a conquistar o certificado de “Hospital Amigo da Criança”.

 Para saber mais sobre a maternidade, acesse: www.gotadeleite.com.br


Saber falar em público com segurança e desenvoltura
é um diferencial nos estudos, nos negócios e na carreira.
Com o curso de oratória da jornalista Célia Ribeiro, as
aulas são individuais com conteúdo personalizado.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.