domingo, 25 de fevereiro de 2024

HORTA COMUNITÁRIA: CONDOMÍNIO FORNECE VERDURAS ORGÂNICAS AOS MORADORES

Por Célia Ribeiro

Abrir a janela pela manhã e contemplar dezenas de canteiros repletos de verduras e legumes é um dos privilégios dos moradores de um condomínio na zona oeste de Marília. É que o local conta com uma horta comunitária que fornece alimentos orgânicos, semanalmente, a dezenas de famílias por um preço simbólico, apenas para custear as despesas com a manutenção do local.

Sr. Davi e a colheita deste domingo
Segundo a síndica do Residencial Altos da Serra, Assisina Nonata da Silva, mais conhecida por Sissa, “tudo começou com duas moradoras fazendo um pequeno espaço com hortaliças, como cheiro verde, hortelã, alecrim etc, o que despertou o interesse do senhor Davi e da esposa Lázara de começar uma horta em um espaço maior”.
Síndica Sissa e as verduras; 02 reais o pé de alface
Ela explicou que o condomínio, com quase 200 apartamentos, “dispõe de uma grande área verde. Assim, após definirmos o espaço, eles mesmos limparam toda a vegetação do local, o que acabou ajudando muito com a manutenção de poda do sansão e matos. Começou com um canteiro, depois dois e assim por diante. Hoje, a horta ocupa praticamente todo o espaço onde está localizada”.
Área verdade aproveitada no condomínio
Sissa contou que o casal de moradores, apaixonado por lidar com a terra, ficou tão empolgado com a possibilidade de ampliar a horta que investiu recursos do próprio bolso para a compra de ferramentas, sementes, mudas, sombrites e fertilizantes. Como resultado, toda semana a colheita é farta: alface (lisa, crespa e americana), chicória, almeirão, cheiro verde, mandioca, batata doce, manjericão, alecrim, hortelã etc.
Verduras livres de agrotóxicos
Um pé de alface sai por dois reais, por exemplo, muito menos que os seis ou sete reais cobrados no supermercado. Além disso, a entrega é feita momentos após a colheita, o que garante que cada família tenha alimentos sempre frescos e de qualidade por um valor simbólico, na porta de casa.
Casal de moradores cuida da horta
Sissa informou que o casal de moradores “cuida de tudo para manter a horta limpa e organizada. Retira matos, trata a terra buscando esterco nas fazendas, compra o que for necessário para manter a horta organizada. Na maioria dos dias, estão na horta antes das 6 horas da manhã e encerram o dia na horta, novamente”.
Verduras recém-colhidas

A síndica contou que os moradores do Condomínio Altos da Serra ficam sabendo da colheita por uma lista de transmissão no aplicativo WhatsApp: “Os interessados vão no horário marcado e local determinado, como salão de festas ou na própria horta buscar as verduras”, assinalou.

Abóboras de vários tipos
Sissa ressaltou que “somente os responsáveis podem mexer ou colher e os moradores respeitam. Nunca tivemos problemas com relação a isso. Já tivemos outras pessoas trabalhando na horta, como a Jaqueline e Ivonete. Na ausência do casal, elas continuam ajudando”.

Moradores escolhem o que levar para casa
Como síndica de quatro condomínios, Sissa disse que manter uma horta como a que foi formada no local em que reside exige dedicação: “Não é um trabalho fácil fazer e manter uma horta. Tem que gostar do que faz. Mas, nos condomínios sempre tem pessoas que têm interesse. É uma oportunidade dos síndicos, se tiver espaço no condomínio, ver os interessados e dar um incentivo inicial e apoiar as pessoas dispostas”, recomendou.
Sr. Davi chega bem cedo à horta, diariamente
Ela finalizou afirmando que os moradores do seu condomínio “têm o prazer de desfrutar da horta, tendo à mesa produtos de primeira qualidade, orgânicos que chegam a durar até 15 dias na geladeira, com uma colaboração extremamente simbólica. Se algum síndico tiver interesse no projeto, estamos à disposição para maiores informações”. Seu contato é (14) 996097110.

Saber falar em público com segurança é um 
diferencial na carreira, nos estudos e nos negócios.
No curso de oratória da jornalista Célia Ribeiro, as
aulas são personalizadas para cada aluno, com
mentoria individual presencial e online.
Saiba mais no WhatsApp: (14) 991645247



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.