sábado, 23 de junho de 2018

"ARRAIÁ FEITO À MÃO": MAIS DE 30 ARTESÃOS EXPUSERAM NO ESPAÇO DA CRIATIVIDADE.

Por Célia Ribeiro

O som inconfundível de Kréo Fidelis arrebatava quem passava a pé, ou motorizado, pela Rua Amazonas, no sábado passado (16). Mas, não só a boa música chamou a atenção do público que circulou pelo Espaço Pitanga durante o "Arraiá Feito à Mão", que reuniu mais de 30 artesãos em uma típica festa junina cheia de cores e sabores, desde as primeiras horas da manhã.
Eneida e Maristela (Marília baunilha & Patch)
Concebido pelas artistas Ana Rojo (papelaria), Renata Genta (saboaria) e Carol Putinati (costura), o Espaço Pitanga conta com três ateliês. Além da comercialização de criações originais das três sócias, são promovidas oficinas ao longo do ano para compartilhar conhecimento. O evento --- primeiro de vários planejados para os próximos meses--- serviu para mostrar a riqueza do artesanato local e de alguns convidados de fora.
Ana Rojo
A arte em vidro e ferro de Sérgio Bensdorp, logo na entrada, seguida das arteiras do Grupo Marília Baunilha & Patch (bonecas de Maristela Ursulino, belos trabalhos em crochê e costura de Eneida Genta de Oliveira Melo, panos de prato com fino acabamento de Irene Martin), os bordados delicados de Nelice Rojo em mini bastidores, e uma infinidade de trabalhos como santos e santas, papelaria, sabonetes e aromatizadores e até bonecos de meia encantaram os visitantes.
Bichos feitos de meia: de São Paulo para Marília

A arte em santos de Janaína Greggio Ponteli
O clima festivo do “Arraiá Feito à Mão” também ficou evidente nos comes & bebes para o lanche e o encontro de muitos artesãos que costumam se reunir nos eventos da Vila das Artes de Patrícia Muller que, aliás, também compareceu para prestigiar os artistas da terrinha.
Panos de prato com acabamento primoroso de Irene Martin
Segundo Ana Rojo, o Espaço Pitanga começou a funcionar sem uma inauguração formal, no início do ano. Por isso, o “Arraiá Feito à Mão” também serviu para apresentar este espaço dedicado ao artesanato. A ideia é realizar eventos periodicamente, seguindo um tema que vai nortear as mostras. Em setembro deverá acontecer um focado na chegada da primavera.
A arte de Sérgio Bensdorp

Ela observou que o artesanato está em alta porque “as pessoas estão procurando isso, uma coisa feita com carinho. Está faltando muito amor nas pessoas. O que o artesanato faz é resgatar esse sentimento”. Ana Rojo assinalou que as peças são únicas e levam consigo um significado além do simples presente: “Um exemplo é uma boneca que pode ter os cabelos parecidos com os da pessoa que se quer homenagear”, pontuou.
Delicados bordados em bastidores de Nelice Rojo

Na área externa o artesanato de primeira linha.

Por sua vez, a advogada que largou a carreira para se dedicar à saboaria, Renata Genta, destacou o grande número de expositores. Eram mais de 30 artesãos de Marília e de outras cidades, convidados para mostrarem suas criações. “Neste primeiro evento trouxemos os bichos feitos de meia. São trabalhos incríveis que não se encontra por aí. Queremos trazer para o Espaço Pitanga esses diferenciais”, afirmou.
Kreo Fideli, ao fundo, animou o Arraiá
E assim, ao som do Kréo Fidelis embalando os abraços e sorrisos de visitantes e artesãos, a alegria pediu passagem e se estabeleceu no Espaço Pitanga. À porta, esperando sua vez, estava a primavera que trará flores, cores e perfumes para a casa da criatividade, quando setembro chegar!
Bichinhos e bonecas encantaram os visitantes


O Espaço Pitanga está localizado à Rua Amazonas, 397 em Marília. Nas redes sociais saiba mais em: https://pt-br.facebook.com/espacopitanga/

4 comentários:

  1. Seus olhos valorizaram nosso artesanato e realçaram o trabalho primoroso das organizadoras Renata Genta e Ana Rojo! Obrigada, Celinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Eneida, é sempre um grande prazer mostrar o belíssimo trabalho de vcs. Parabéns. Beijão

      Excluir
  2. Quando carinho, interesse e dedicacao a nós todas. Muito obrigada. Juro que levei um susto quando vi a reportagem. ....kkkk. como sempre muito bem escrita. Obrigada mais uma vez ❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela querida, obrigada por permitir conhecer seu belo trabalho. Escrevi com o coração e alma. Beijo grande

      Excluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.