sábado, 9 de dezembro de 2017

ORIGINAIS E ACESSÍVEIS, OS PRODUTOS ARTESANAIS SÃO DISPUTADOS NO FIM DO ANO.

Por Célia Ribeiro

Um fio de linha e um retalho de tecido aqui, uma essência borrifada ali e pérolas selecionadas com cuidado: nas mãos habilidosas de três artesãs vão surgindo criações delicadas e únicas. São produtos artesanais, criativos e acessíveis a todos os bolsos, que fazem a alegria de quem costuma presentear amigos e familiares nas festas de fim de ano.
Saboaria artesanal: sabonete empérolas
Marília é uma cidade privilegiada quando o assunto é talento. Há muita gente fazendo trabalhos em grupos de voluntários para ajudar uma causa ou entidade, criando sozinha para relaxar a mente e o corpo, ou que descobriu uma nova fonte de renda aliando o prazer de produzir encomendas ao novo negócio.

A seguir, três artesãs contam um pouco sobre seu trabalho.

JÉSSICA GOMES: SABOARIA ARTESANAL

Formada em Recursos Humanos, a jovem Jéssica Gomes sempre se encantou com o belo. Por 07 anos trabalhou com a venda de acessórios e tinha uma clientela cativa. Mas, estava faltando alguma coisa: “Eu gostava muito do que eu fazia, mas chegou um momento que senti a necessidade de mudar e fazer algo que, além de ser o meu trabalho, me relaxasse muito”, contou.
Parece doce: mas é sabonete cremoso de colher

Com o apoio da mãe, a servidora pública Regina Moura, ela encarou o desafio capacitando-se nos cursos de saboaria artesanal. O resultado apareceu tão logo abriu o “Ateliê A Lua Me Disse”. Os sabonetes cremosos em potes, acompanhados de colher, lembram os doces que fazem sucesso nas festas infantis. Acondicionados em vidros adornados por fibras naturais, tecidinhos e frutas desidratadas, os sabonetes de colher enfeitam e perfumam podendo ser usados no lavabo ou no banho.
Jéssica e a mãe Regina
A lista do Ateliê é variada: sabonetes líquidos, em creme e em barra, água de lençois, aromatizadores, mini sabonetes em formato de pérolas acondicionados em elegantes frascos de vidro, Kits em caixas decoradas, hidratantes, sais de banho, pós-barba, sachês etc. Aproveitando o Natal, a novidade fica por conta de sabonetes com formato de Papai Noel e da Sagrada Família, além de caixas e sacolinhas decoradas para embalar presentes.

Jéssica afirmou que “as pessoas gostam muito de procurar os presentes. Todo mundo gosta de ganhar um mimo para a pele, para perfumar a casa ou seu ambiente de trabalho”. Ela explicou que produz diariamente, “por ser um trabalho delicado e que exige um tempo; por exemplo, o sabonete em barra tem um tempo de derretimento da matéria prima, um tempo para esfriar e poder misturar o restante da matéria prima e um tempo de secagem.”
Os kits são muito pedidos no fim do ano
Sobre o interesse pelo seu trabalho, Jessica disse que “o artesanato sempre esteve em alta. As pessoas acham lindo por ser algo que não se encontra, na maioria das vezes, no comércio tradicional. E, como podemos criar de acordo com as necessidades e desejos de cada um, creio que é um ponto que atraia o interesse das pessoas”.
Os sabonetes recebem decoração especial
Ela concluiu destacando o prazer que encontrou no novo trabalho: “Adoro fazer artesanato, adoro arte em geral e creio que, quando fazemos o que realmente gostamos, não tem como dar errado. Acho que a energia positiva que desprendemos em tudo o que fazemos com amor atrai o que há de mais positivo sempre”.
Papai Noel em sabonete: sucesso no Natal
A artesã exibe suas criações na fanpage https://www.facebook.com/ALUAMD/ onde podem ser feitas encomendas. Os produtos têm etiqueta com prazo de validade.

ANGELA BOTTINO: SANTAS & SANTOS

Eles fazem sucesso o ano inteiro. Mas, em datas religiosas as encomendas chegam a todo instante: são os santos e santas customizados pela artesã Angela Bottino. Com rara delicadeza, ela produz os trabalhos de acordo com os pedidos, o que torna suas peças únicas tanto para quem vai presenteá-las como para quem deseja ter em casa ou no trabalho uma das suas criações.
Imaculada conceição e Nossa Senhora de Fátima

Angela revela como tudo começou: “Sempre fui ligada às artes. Fui professora de Artes e ao me aposentar eu procurava algo para fazer quando vi algumas imagens customizadas e me apaixonei. As amigas viram e começaram a pedir” e com suas postagens nas redes sociais os pedidos aumentaram.
Santa Apolonia, protetora dos dentistas
Ela comentou que “as pessoas que encomendam minhas imagens são devotas, ou quem deseja dar um presente a alguém que aprecie ou tenha devoção a alguma santa. O meu diferencial acredito que seja o fato de tentar colocar nas peças os desejos de meus clientes”.

A delicadeza das pérolas no manto de Nossa Senhora Aparecida
Angela disse que pede prazo para entregar os trabalhos porque “não deixo estoque pronto. Assim que vou produzir uma peça dedico a ela o meu dia. Só compra peças artesanais quem realmente gosta de algo diferenciado. Cada peça é única. Em cada uma existe o amor que se coloca na elaboração, diferente de um produto industrializado”.

O contato de Angela é: https://www.facebook.com/angela.bottino.7 

MARA BONELLO PERES TÁPIAS: ARTE EM FAMÍLIA

O sorriso chega antes que ela: a publicitária Mara Bonello Peres Tápias é a alegria em pessoa. Bem-humorada, sempre ilumina o seu entorno. E com essa animação toda é que ela se joga nos trabalhos manuais por inspiração da irmã, Helena Rubira Peres. “Tudo começou pela Helena.  Ela fazia alguns trabalhos de personalização de toalhas de banho e o pessoal que trabalhava com ela começou a encomendar. Mas, só fazia para dar de presente”, revelou ao falar sobre o início da atividade.
Artesã reaproveita CDs nos escapulários de porta
Ela prosseguiu contando que a irmã se animou, foi se empolgando, “comprando tecidos, linhas, tintas, etc. E fez uma promessa que quando se aposentasse iria se dedicar a isso. O tempo foi passando e ela ainda trabalhando convidou a mim e minha outra irmã Inez para nos reunirmos uma vez por semana”.
Mara (Esq) com as irmãs Helena e Inez e amigas Tereza e Eni

O resultado dos encontros semanais pode ser visto em lindas peças confeccionadas pelas irmãs e por amigas que, vez ou outra, apareciam: “Nós nos víamos, dávamos boas risadas e ainda fazíamos um lanchinho bem especial. Chegamos a fazer um bazar bem lindo e com muitas  peças artesanais no quintal da casa da Helena”.
Atenção aos detalhes: trabalhos especiais
Com uma pegada sustentável, Mara reaproveita CDs que seriam descartados como base para lindos escapulários de porta: Nossa Senhora, Anjo da Guarda, Espírito Santo, Virgem Maria, Santo Antônio, São Francisco entre outros. “As encomendas acontecem naturalmente. Deixo em exposição na Clínica da Mariana Tavares onde a Juliana Tápias trabalha e as coisas vão acontecendo”.
Há várias opções de escapulários de portas
Nas redes sociais, Mara também compartilha suas criações. E, entre sorrisos e alto astral segue colocando arte em cada retalho adornado por rendas e fitas.

O contato de Mara é: https://www.facebook.com/mara.bonelloperestapias

4 comentários:

  1. Querida Celinha. Obrigada pelo carinho com o meu trabalho.Que Deus abençoe cada vez mais a sua vida. Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Querido Zapa, muito obrigada. A recíproca é verdadeira! Bjs

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.