sábado, 11 de novembro de 2017

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS: EXEMPLO VEM DE CASA NA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS

Por Célia Ribeiro

Devido ao horário de verão, os últimos raios de sol ainda desfilam pelo tapete verde do campo de futebol quando se ouve o burburinho anunciar a chegada dos primeiros craques: é dia de disputa acirrada na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e Região (AEA). O que poucos sabem é o segredo de manutenção do gramado: a água abundante da natureza captada e armazenada em um sistema bem planejado sob a varanda no entorno da construção principal.
Água da chuva garante a irrigação sem custos
Na sede de mais de mil metros quadrados localizada em área privilegiada nas imediações do Esmeralda Shopping, a Associação mostra que o exemplo vem de casa. Quando foi concebida, a construção previu utilizar elementos que remetessem à preservação ambiental e ao baixo consumo de energia. Das econômicas lâmpadas de LED presentes no imenso salão social ao uso das águas pluviais, o projeto focou na sustentabilidade ambiental.
35 mil litros de água armazenados sob a varanda
Segundo o presidente licenciado da AEA e presidente em exercício do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), engenheiro Edson Navarro, “desde a concepção do prédio, tratamos da captação da água da chuva. Embaixo da varanda temos cinco caixas de 7.000 litros cada. São 35 mil litros que a gente usa de água da chuva para irrigar o campo”.

Com uma vasta área de 6.228 metros quadrados repleta de jardins, além do campo de futebol, a sede da entidade demanda uma grande quantidade de água. Mesmo com a capacidade de 35 mil litros de armazenamento, em períodos de estiagem é necessário lançar mão da água potável da rede abastecida pelo DAEM.
Cinco caixas de 7.000 litros no subsolo

Para Edson Navarro, o exemplo da AEA de captar, armazenar e utilizar a água da chuva é uma tendência irreversível, assim como outras soluções que geram economia com baixo impacto ambiental: “Na área de arquitetura não se pode pensar em uma instalação se não pensar nela com energia solar, aquecimento de água por energia solar, reaproveitamento de água da chuva, gerar energia na sua casa com sistema fotovoltaico”.

Engenheiro Edson Navarro

Conforme disse, “é uma tendência que o mercado nacional vai partir para isso, mesmo porque o custo da energia elétrica subiu. Tem o problema dos reservatórios porque, a cada dia que passa, temos menos água”, frisou o engenheiro eletricista.
Com mais de 300 associados, a entidade promove muitos eventos
Finalizando, ele informou que existem estudos para desenvolver um projeto piloto em condomínios horizontais visando a captação da água da chuva para distribuição às residências em uma rede separada da rede de água potável. “Para fazer um sistema individual fica caro, ao contrário de fazer no condomínio todo e distribuir a água captada da chuva para irrigação de jardins, por exemplo”.

Lâmpadas de LED nas instalações: de olho na economia

Espelhando-se em iniciativas inovadoras, como no Japão, a expectativa é que as soluções baseadas nas construções sustentáveis deixem de ser exceção e se tornem mais comuns daqui para frente.

ESPECIALISTA DARÁ TREINAMENTO

Nos dias 01 e 02 de dezembro, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e Região promoverá um treinamento sobre “Construções Sustentáveis” em sua sede à Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, com o engenheiro civil Fernando de Barros, especialista em planejamento e gestão ambiental pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e mestre em engenharia de edificações e saneamento pela UEL (Universidade Estadual de Londrina).
Construções sustentpáveis são tendência irreversível
A programação do evento, que tem o apoio do CREA-SP, inclui: impactos ambientais provocados pela construção civil; como é a construção hoje no Brasil; como saber se a construção é sustentável; práticas adotadas para diminuir os impactos ambientais; sistemas de certificação para construções etc.

A presidente em exercício da Associação, engenheira Claudia Sornas Campos, afirmou que “a AEA de Marília cumpre o seu papel de integrar e valorizar os profissionais promovendo cursos de atualização como este voltado para o aperfeiçoamento das técnicas em construções sustentáveis”. Ela concluiu assinalando que “será um momento muito apropriado para a troca de experiências e agregar novos conhecimentos”.

Para outras informações e inscrições, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (14) 34336024. Associados da AEA têm desconto e pagam 30 reais, não sócios 100 reais e  universitários pagarão meia inscrição no valor de 50 reais.

(Fotos: Ramon Barbosa Franco/AEA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.