quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 - PARTE I

Célia Ribeiro

O ano de 2013 foi muito fértil em matéria de reportagens sobre as boas práticas que inspiram iniciativas inovadoras, tanto na área de responsabilidade social quanto em sustentabilidade ambiental.
Anônimos foram revelados e outros, já conhecidos dos leitores, puderam mostrar novas ações neste ano que se encerra. Como nos anos anteriores, gostaria de compartilhar com vocês esta retrospectiva, dividida em duas partes.

Para começar, em janeiro, temos o exemplo do casal de analistas de sistemas que faz compostagem em casa e, de quebra, dá um belo exemplo às filhas adolescentes: lixo zero

Em feveiro, duas reportagens merecem destaque: a  "Turma do Bem" na qual cirurgiões-dentistas adotam crianças carentes para realizarem gratuitamente o tratamento odontológico e as vovós que fazem sabão artesanal a partir de óleo usado, na Unijovem, projeto mantido pelos funcionários voluntários da Unimed.

Com cinco reportagens, o mês de março apresentou o caminhoneiro que trouxe mudas de árvores nativas da Amazônia e criou um paraíso ecológico na pequena propriedade que comprou, após muito esforço; e o viveiro de plantas medicinais que a Secretaria Estadual da Agricultura mantém em Marília.

Em abril, o setor de restauração mostrou como peças antigas podem ser preservadas ganhando vida nova pelas hábeis mãos do ex-ourives Aurélio Fiorini da "Restaura Brasil". E por falar em beleza, vale reler a reportagem sobre as talentosas meninas do grupo "Marília Baunilha & Patch" que se reunem na Villa das Artes para criar maravilhas em patchwork.

A preocupação em inserir os deficientes físicos no mercado de trabalho foi tema de reportagem de maio, com a AADEF. No mesmo mês, a delicadeza da contadora de história Maria Cristina Paoliello encantou a todos com o trabalho voluntário que leva por toda parte.

Encerrando a primeira parte da retrospectiva 2013, temos em junho os 10 anos da Semana Jovem mostrando o envolvendo dos jovens católicos; e o esforço do apicultor Wenceslau Gomes Soares, o Lau, em salvar abelhas que estão morrendo envenenadas por "Espatódeas" no bairro Lorenzetti.

Na sequência, vocês poderão conferir a segunda parte da Retrospectiva 2013.
Boa leitura e boas festas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.