sábado, 22 de junho de 2013

EM MARILIA, “SEMANA JOVEM” COMPLETA 10 ANOS COM O DESAFIO DE EVANGELIZAR NO SÉCULO XXI.

Por Célia Ribeiro

Num momento em que a juventude cara-pintada saiu às ruas ecoando o grito de protesto que se fez ouvir no Brasil e no mundo, centenas de rapazes e moças cheios de sonhos próprios da idade voltam a chamar a atenção em Marília. Desta vez, soltarão sua voz para louvar a Deus na 10ª. Edição da “Semana Jovem”, evento da igreja católica que acontecerá de 06 a 12 de julho na Matriz de São Bento.

(Esq.) Fernanda e Pammella,
 coordenadoras
E como não é todo dia que se comemora 10 anos, a semana terá 08 dias porque começará no dia 06 e será encerrada com um mega show da Banda “Missão Louvor & Glória”, no dia 13 de julho, no ginásio de esportes do Yara Clube, quando são esperadas caravanas de vários municípios com seus alegres e barulhentos jovens católicos.

Trajando a camiseta promocional da “Semana Jovem”, as coordenadoras Fernanda Jordão, publicitária, e Pammella Oliveira Rodrigues, bancária, ambas de 22 anos, são o exemplo bem acabado de uma nova geração que busca a espiritualidade apesar de todas as distrações e tentações oferecidas pelo mundo moderno.

Momento de louvor e oração une os jovens
 “Se conseguirmos evangelizar pelo menos um jovem, já terá valido a pena”, afirmou Fernanda iluminando o rosto com um sorriso. De longos cabelos castanhos, e aparentando menos idade, a publicitária usa maquiagem leve que valoriza seus belos traços. Mas, quando fala sobre o evento o jeito de menina dá lugar à firmeza de quem sabe o que diz: “O objetivo da semana é a evangelização tanto do jovem, quanto da família, dos adultos. O público da semana é de zero a 100 anos”, assinala.

Jovens na praça em frente à igreja São Bento
A “Semana Jovem” nasceu de um movimento da JUSSAMI (Juventude São Miguel) da paróquia de mesmo nome. Com o passar dos anos, atraiu a atenção de jovens de outras igrejas e, há 03 anos, ganhou o reconhecimento e apoio da Diocese de Marília passando a integrar seu calendário oficial. Desde 2010 os jovens se reúnem na Matriz de São Bento, cedida pelo Padre Clécio, apoiador do movimento.

ESTRUTURA

 Pammella e Fernanda contam que a organização da “Semana Jovem” exige um planejamento de longo prazo. Os preparativos começam vários meses antes com a participação de aproximadamente 30 jovens, cada um com sua atribuição. Eles saem à caça de patrocinadores para ajudarem a custear as despesas, que não são poucas: passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos pregadores, estrutura de som e palco dos shows etc.

Previsão de 400 pessoas por noite, durante a semana.

Organizado, o grupo mantém uma conta-poupança na Caixa Econômica Federal e faz promoções para arrecadar recursos. Durante os dias de pregação e louvor (06 a 12 de julho), a entrada é franca e aberta a toda a comunidade. No show de encerramento do dia 13, no Yara Clube, foi fixado o preço único do ingresso em 15 reais, apenas para cobrir os custos “porque o evento é sem fins lucrativos”, destacaram.

União na 9a. Semana, em 2012.
De acordo com Pammella, a divulgação entre a moçada é essencial para o sucesso da semana: “A gente tenta trazer não só os jovens que são da igreja como os que não são e que ainda estão fora da igreja. Então fazemos nossa divulgação nos grupos de oração, panfletamos em escolas, no comércio, justamente para pegar esse jovem que não está na igreja”.

Fernanda disse que há inúmeros exemplos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas após participarem da Semana Jovem. Aliás, alguns desses jovens vão dar seus testemunhos, publicamente, durante o evento. Há casos de famílias que  também se formaram lá: “Um desses casais se conhecia da igreja, se aproximou durante a ‘Semana Jovem’, começou a namorar e faz dois anos que se casou”, contou.

Show de Ziza Fernandes, no ano passado.

A publicitária citou um exemplo pessoal para ilustrar as transformações que o evento pode trazer: “Durante a ‘Semana Jovem’ eu senti vontade de voltar com o grupo de jovens da São Miguel. A JUSSAMI estava desativada há um ano. Na 7ª. edição, Deus tocou no meu coração para ir atrás e fazer com que o grupo voltasse. E voltou. Está lá até hoje”, revelou, assinalando que “não se pode deixar que a obra acabe, é preciso continuar evangelizando e trazendo mais pessoas para a igreja”.

Por sua vez, Pammella observou que “nestes 10 anos a gente percebe que o evento cresceu, graças a Deus, atraindo mais jovens. Com certeza está fazendo a diferença. Um jovem que só de querer ir à missa, chamar a família para ir, já é muito importante”.

Na 9a. Semana, jovens em oração
 Finalizando, as coordenadoras reforçaram o convite à população, independente da idade, para participar dos 08 dias da “Semana Jovem”. De 06 a 12 de julho, na Matriz de São Bento, a partir das 19h, com entrada franca. No show de encerramento, dia 13, a partir das 21h com a banda da “Missão Louvor & Glória”, ingressos a 15 reais, à venda nos seguintes locais: El Shadai, Cantinho Cristão, Casa do Bom Samaritano, Mari Cabelo & Estética e com os organizadores pelo telefone: (14) 98655550.

Quem quiser ajudar o grupo também pode contribuir com qualquer valor depositando na Caixa Econômica Federal: Agência 4113, Conta Poupança 01300012334-7.

* Reportagem publicada na edição de 23.06.2013 do Correio Mariliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.