domingo, 5 de maio de 2013

EVANGELIZAÇÃO: MARILIENSES SE PREPARAM PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE NO RIO DE JANEIRO

Por Célia Ribeiro

Marcando o final do primeiro semestre do ano letivo, o mês de julho sempre foi muito esperado pela moçada devido ao recesso escolar. Em 2013, para milhares de jovens do mundo todo, este mês terá um gostinho especial porque acontecerá, na cidade do Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Realizada com intervalos de dois a três anos, a jornada é o maior evento católico dedicado à evangelização dos jovens. Em toda parte eles estão se preparando, como no caso dos marilienses das diversas paróquias que lá estarão representadas.

Parte do grupo da Paróquia São Sebastião que vai ao RJ
Estudante de Teologia, o seminarista Cláudio Roberto Piccart Junior, 24 anos, é um dos líderes do movimento de jovens da Paróquia São Sebastião, que possui três grupos atuantes: JUCAC, Luz do Amanhã e Pequeninos. Através da realização de eventos como venda de pizzas, bazares e até instalação de cofrinhos na igreja, ele espera conseguir apoio da comunidade para arrecadar os cinco mil reais que faltam para custear a viagem do grupo de 22 jovens.

Cada participante já arcou com a taxa de 580 reais da inscrição que dará direito à hospedagem em alojamento, alimentação e traslado até os locais da jornada. No entanto, o grupo necessita levantar recursos para pagamento do ônibus que sairá de Marília no dia 22 e retornará no dia 29 de julho. O custo do transporte será dividido com jovens da cidade de Garça.
 
Cláudio Jr, o seminarista que lidera os jovens

Acostumado ao trabalho na catequese, o seminarista mostrou-se muito animado com a proximidade do evento. O grupo se reúne, periodicamente, para rezar e se preparar espiritualmente para a jornada onde estarão jovens de dezenas de países: “A juventude é sempre um terreno fértil. Tem que saber como plantar, como cultivar”, disse, acrescentando que “a jornada tem sua característica espiritual, de momento de fé e de oração e por isso devemos nos preparar”.

Além das atividades programadas, que acontecerão em vários locais (as caravanas serão distribuídas segundo o idioma falado) o ponto alto será a missa celebrada pelo Papa Francisco no dia 28, marcando o encerramento do evento. Dados preliminares informam que já existem 250 mil inscritos. Por isso, a celebração acontecerá em uma fazenda em Guaratiba, único local capaz de comportar tamanho público.

COMPROMISSO ESPIRITUAL

Para a jornalista Amanda Félix, 26 anos, esta é uma oportunidade imperdível para a juventude: “Espero que, com a Jornada Mundial da Juventude, Deus possa atingir muitos jovens e mudar um pouco nossa realidade. A Jornada Mundial não é só uma festa, também é um compromisso espiritual sério! São milhões de jovens em busca de um mundo melhor, mais santo”, observou.
 
Jovens participam ativamente de retiros e encontros católicos

Ela acrescentou que, este ano, a igreja católica “comemora o ‘Ano da Fé’ e a ‘Campanha da Fraternidade’ teve como tema a Juventude. Então, acho que está na hora de mostrarmos a nossa ‘cara’, mostrar que não existe só coisa ruim e que muitos ainda acreditam e esperam em Deus”.

Momento de oração de jovens na Igreja São Sebastião, na zona norte.
Numa época em que tantas coisas concorrem para chamar a atenção dos jovens, atraí-los para a igreja é uma tarefa árdua. Na opinião da jornalista, a “juventude católica em Marília ainda é pequena, em relação à quantidade de jovens, mas estamos tentando mudar essa realidade a cada dia. Em quase todas as paróquias da cidade tem algum tipo de movimento jovem, e isso é muito importante; porém, não podemos ficar somente no nosso cantinho, temos que levar essa nossa juventude a todos que ainda precisam ter um encontro com Deus e é o que procuramos a cada dia, através de retiros e eventos de evangelização”.

Grupo de jovens católicos
Amanda Félix assinalou que, em 2013, também serão comemorados os “10 anos da ‘Semana Jovem’, que é um evento realizado por jovens de várias paróquias, onde levamos a palavra de Deus através de testemunhos, pregações e muito louvor. É sempre realizada em julho e, esse ano, será de 07 a 13, semana que antecede à JMJ”.  E finalizou: “Quero aproveitar para convidar todos os jovens para participarem dessa linda festa. Lembrando que jovem não é aquele que tem pouca idade, mas sim aquele que tem vontade de viver a cada dia, tirando todo o proveito que a vida oferece!”.

Para saber mais sobre a SMJ, acesse: http://rio2013.com Para colaborar com a participação dos jovens da comunidade São Sebastião, escreva para: claudio.junior.cjs@hotmail.com ou telefone para (14) 81872428. Toda ajuda será bem recebida.

HISTÓRIA DA JORNADA

A semente da “Semana Mundial da Juventude” foi lançada em 1984, durante um encontro do Papa João Paulo II com a juventude na Praça São Pedro, no Vaticano. Os jovens receberam a cruz que se tornaria um dos mais importantes símbolos da jornada. Em 1985, “Ano Internacional da Juventude” pelas Nações Unidas, foi anunciada a primeira jornada que aconteceu no ano seguinte, em Roma.

Chegada da cruz, no RJ, em imagem do site do evento

Já sediaram este evento países como Argentina, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Filipinas, França, Itália, Canadá, Alemanha, Austrália etc. A última jornada aconteceu em 2011 em Madri. O lema da JMJ do Brasil é “Ide e fazei discípulos entre todas as Nações (Mt 28,19)”.

* Reportagem publicada na edição de 05.05.2013 do Correio Mariliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.