domingo, 1 de julho de 2012

CÂNCER DE MAMA: SOLIDARIEDADE DE DOIS MÉDICOS DEVOLVE A VIDA E A AUTOESTIMA ÀS PACIENTES DO SUS

Por Célia Ribeiro

Na infância, as brincadeiras de médico e professora povoam a imaginação das crianças há muitas gerações. Mas, para dois meninos que costumavam brincavam juntos desde pequenos, a amizade dos tempos do “Forte Apache” e dos carrinhos coloridos evoluiu: tornaram-se médicos e estabeleceram nova parceria, agora salvando vidas e devolvendo a autoestima às portadoras de câncer de mama.

Dr. Leo Pastori e Dr. Giandon
O médico mastologista Dr. Carlos Giandon e o cirurgião plástico Dr. Léo Pastori, detentores de sólidas carreiras profissionais, sensibilizados com a situação das mulheres afetadas pela doença, resolveram fundar o Centro de Oncologia de Marília (COM), em 1998. Desde então, dedicam um dia da semana para operarem, pelo SUS, as pacientes portadoras de câncer de mama, e o COM tornou-se referência para a Rede Básica de Saúde.

Segundo Léo Pastori, na área de reconstrução mamária, que ocorre em três tempos, já foram realizadas mais de 1.200 cirurgias. O Dr. Giandon também realiza, em média, 03 cirurgias por semana.  A parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, responsável pelo encaminhamento das pacientes e autorização dos exames complementares (ultrassom, mamografia e biópsia) aliada à estrutura da Santa Casa, contribuíram para a drástica redução do intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Enquanto fora desse serviço a espera pode chegar a seis meses, quem entra pela porta da Secretaria Municipal da Saúde, COM e Santa Casa, consegue atendimento em até 15 dias!

Lenço rosa, doado pela Casa Três irmãos, é a marca registrada do grupo
 Dando suporte ao trabalho, está o investimento social privado: em 2007, o Instituto Avon doou quase 200 mil reais para o Programa de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama, coordenado pelo Dr. Giandon, numa parceria entre o município e a Santa Casa de Misericórdia de Marília. Na época, o ex- vice-prefeito Luiz Eduardo Nardi ocupava a Secretaria Municipal de Governo e fomentava as parcerias.

Os recursos da Avon foram utilizados na capacitação dos médicos e enfermeiros da Rede Básica de Saúde, além da aquisição de equipamentos como o ultrassom e pistolas de biópsia para o Ambulatório de Saúde Mamária que funciona na UBS Alto Cafezal.
Pacientes e familiares: apoio muúuo nas reuniões quinzenais

DÍVIDA DE GRATIDÃO

Com uma clínica particular de cirurgia plástica movimentada, Dr. Leo Pastori construiu sua reputação profissional ao longo de uma trajetória diferenciada: após formar-se na Unicamp (Universidade de Campinas), foi estagiar em Milão com o Dr. Humberto Veronesi, um dos maiores mastologistas do mundo, quando decidiu que faria cirurgia plástica para dedicar-se à reconstrução mamária.
Dr. Leo com Dra.Rossana, na sede da DDM

De volta ao Brasil, estagiou com o renomado Dr. Ivo Pitanguy e passou, também, pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), ambos no Rio de Janeiro, acumulando a experiência necessária a encarar novos desafios na cidade natal. Em Marília, por uma feliz coincidência, reencontrou o amigo de infância quando surgiu a ideia de fundarem o COM: “Por termos o privilégio de estudar numa universidade pública, acreditamos que essa é a melhor maneira de contribuir com a sociedade de uma maneira direta e altamente especializada”.

Léo Pastori recorda que fizeram “a primeira mastectomia com reconstrução da região em 1.998. A partir daí, vencemos todo tipo de preconceito”. Ele destaca o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Santa Casa, cuja direção faz questão de elogiar e agradecer.

O Centro de Oncologia de Marília (COM) deverá se tornar uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sonham os dois médicos que vislumbram alçarem a entidade a um patamar que permita ampliar ainda mais o atendimento às portadoras de câncer de mama pelo SUS.

GRUPO AMIGOS DO COM

 Mesmo sem a formalização, o COM já mobiliza a comunidade. Num espaço cedido pela Santa Casa, e reformado pelos dois médicos, pacientes e familiares que enfrentaram ou enfrentam o câncer de mama se reúnem quinzenalmente. Num ambiente descontraído, todos se apoiam, trocam experiências, acolhem uns aos outros e, principalmente, celebram a vida!

Adriana Tognoli à frente na caminhada do Amigos do COM
“Em conversa com pacientes operadas resolvemos criar o espaço para acolher principalmente quem tivesse recebido o diagnóstico. Temos pacientes 15, 18 e 70 anos. Nossa vontade era fazer essa interface entre quem já fez e está curada com quem está chegando”, explicou o cirurgião plástico.

O “Amigos do COM” tem recebido cada vez mais pessoas interessadas em colaborar, caso da ex-coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Tognoli. Desde os eventos do “Outubro Rosa”, tradicional mobilização contra o câncer de mama promovida pelo Instituto Avon, ela abraçou a causa e tem participado das reuniões e eventos do grupo.

“As ações do grupo são essenciais para que as pacientes se sintam acolhidas e protegidas. Elas sabem que têm com quem contar. Acredito que seja uma sensação muito acolhedora para quem está passando por uma situação como essa”, afirmou. Ela acrescentou que “as mulheres precisam saber que podem ser curadas para que não fujam do tratamento e não desanimem. Trabalhar a autoestima é fundamental e por isso o grupo de apoio é tão importante na vida das pacientes”.

Para Adriana tognoli, “essa convivência mais estreita com os problemas enfrentados por elas tem me permitido avaliar melhor as necessidades das pacientes e de que forma o poder público poderá contribuir para prevenir e minimizar as sequelas da doença” E finalizou: “Cada vez mais quero contribuir com o meu trabalho para a prevenção e o enfrentamento do câncer de mama, desenvolvendo ações afirmativas, leis de proteção e políticas públicas em prol da saúde integral da mulher”.

No ano passado, a ex-coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres organizou o Guia Rosa, um manual com informações sobre os direitos das portadoras de câncer. Neste fim de semana, Adriana Tognoli está desembarcando em Londres, para um mês de intercâmbio quando manterá contato com algumas ONGs engajadas em movimentos em prol das mulheres.

 VENCENDO DESAFIOS

A educadora física e treinadora de voleibol feminino, Romilda Luzia de Maio Gianini, encontrou um adversário duro na queda. Hoje, aos 50 anos e em franca recuperação, ela contabiliza três anos de luta contra o câncer de mama. “Foi muito difícil receber o diagnóstico. Mas, não tinha outra coisa a fazer senão enfrentar” recordou destacando o apoio que recebeu dos amigos e, principalmente, da família.
Romilda, treinadora de volei e guerreira

Casada e mãe de dois filhos, Romilda tinha uma saúde invejável. Além do corpo em plena forma e do condicionamento físico em dia, longe do álcool e do tabagismo, ela sempre manteve hábitos saudáveis. Mesmo assim foi acometida pela doença que enfrentou com garra e determinação. Ela fez a reconstrução mamária e, mais tarde, substituiu a prótese quando apresentou problema.

Para Romilda, é preciso manter o pensamento positivo e o otimismo em alta. Ela elogiou o atendimento da equipe do COM e faz questão de participar das reuniões do grupo, apoiando quem chega. Ela só lamenta que no Brasil não respeitem os direitos dos portadores de câncer: mesmo com tempo para se aposentar, a educadora física ainda não conseguiu o benefício e está recorrendo junto ao INSS.

Aos poucos, ela vai retomando a vida normal. Voltou a treinar uma equipe de vôlei e não descuida da aparência. “É preciso se reconhecer no espelho como mulher e se sentir bonita para o marido”, comentou.

 PROJETOS DOS EUA PARA MARÍLIA    

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e delegada titular da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM), Dra. Rossana Camacho, foi uma das 20 brasileiras selecionadas para participarem de um intercâmbio internacional para lideranças femininas pelo ITD (Instituto de Treinamento e Desenvolvimento de Amherst, Massachusets) em parceria com a Smith College, dos Estados Unidos, por 06 semanas, de setembro a novembro de 2012.
Dra. Rossana  mostra a Lei Maria da
Penha em inglês
O intercâmbio, subsidiado pelo Gabinete de Assuntos de Educação e Cultura do Departamento de Estado dos Estados Unidos, através do Consulado americano e Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), possibilitará que a mariliense troque experiências e possa replicar, futuramente, projetos de grande alcance às causas das mulheres. Entre eles, Dra. Rossana destacou os projetos relacionados ao câncer de mama que será desenvolvido em Marília junto com os “Amigos do COM”.

No que tange à violência doméstica, a delegada levará um exemplar da Lei Maria da Penha em inglês, bem como os folders e manuais sobre a DDM, Rede Mulher, NAM, Guia Rosa, Coordenadoria e Conselho da Mulher. Em contrapartida à sua participação nesse projeto, a Dra Rossana receberá, em janeiro de 2.013, intercambiárias americanas para conhecerem as políticas públicas para as mulheres que estão sendo desenvolvidas em Marília.

* Reportagem publicada na edição de 01.07.2012 do Correio Mariliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.