domingo, 3 de julho de 2011

ESCOLA DE FILHOS: O CURSO É PARA OS PAIS, MAS A RESTAURAÇÃO OCORRE EM TODA A FAMÍLIA

Por Célia Ribeiro

Não há carteiras, quadro negro, chamada oral e muito menos campanhia com som característico avisando o início da aula. Mas, para dezenas de pais o compromisso com o aprendizado semanal, realizado em grupo, será o divisor de águas que inaugura uma nova fase no relacionamento familiar. Esta é a proposta de um dos cursos de Educação de Filhos da Universidade da Família, sediada em Pompéia e ministrado em Marília pela 1ª. Igreja Presbiteriana Independente.
Pastor Fabiano Bueno de Sá
Parece uma proposta inovadora. Entretanto, o curso “Educação de Filhos à Maneira de Deus” já tem 10 anos, explica o pastor Fabiano Bueno de Sá, detentor de um sólido currículo: além de teólogo, é psicólogo e mestre em Educação. Cerca de 50 casais são atendidos, anualmente, com a formação de 04 turmas por semestre. Podem participar casais, bem como pais ou mães solteiros de qualquer religião.

“Na verdade, esse curso é para educar os pais. Os 15 encontros semanais ocorrem nos lares, nas casas. São reuniões bem menos formais do que se fossem aqui no templo”, comentou o pastor Fabiano, assinalando que “a finalidade é trazer princípios cristãos para a educação dos filhos”.

Com brilho no olhar, o coordenador não esconde a emoção ao falar dos resultados práticos: “Esse curso tem se mostrado muito importante, tem resgatado até mesmo os princípios do casamento, os princípios familiares. Tem aproximado os pais dos filhos e os filhos dos pais, trazendo de forma muito concreta uma transformação significativa na vida familiar”.
Augusto e SilvIa, com filhos Ryan,
Giovana e Bárbara

Segundo ele, a sistemática funciona da seguinte maneira: uma vez por semana, o grupo de pais se reúne na residência de um dos casais onde ocorrem três momentos: “Inicialmente, a explicação da aula, em seguida há o momento do compartilhar das tarefas e há o momento de confraternização, com um coffee-break, que funciona como um momento terapêutico. Então a aprendizagem se dá pela interação e não só pela informação”, acrescentou.

O pastor Fabiano explicou que “os casais fazem suas lições em casa e voltam para o curso, na semana seguinte, onde compartilham as suas respostas. Um auxilia o outro”. Conforme disse, “o que começa com uma coisa muito simples termina com laços afetivos muito fortes, muito intensos, porque os casais acabam se ombreando”.

PORTAS ABERTAS

O pastor de Famílias da 1ª. Igreja Presbiteriana Independente de Marília fez questão de frisar que “esse não é um curso para a igreja. Esse curso é oferecido a todos, assim como os demais”, disse citando outros módulos disponíveis à comunidade: “Casados para Sempre”, “Finanças”, “Guia Profissional” (para jovens) e o “Curso de Noivos”. Segundo ele, trata-se de “cursos oferecidos para a cidade de Marília. O nosso principal foco é abençoar a cidade com princípios cristãos, com princípios éticos que possam mudar, de forma significativa, a conduta dessas pessoas oferecendo subsídios a elas”.
Família feliz: Adriano e Josiane com os filhos João Pedro e Mariana

Perguntado se mudou muita coisa desde as primeiras edições, 10 anos atrás, até os dias de hoje, o Pastor Fabiano afirmou que os pais costumam ter uma falsa percepção de que está tudo indo bem porque oferecem conforto e segurança à sua família. “Na verdade, nós devemos, sim, alertar nossos filhos para as maldades do mundo”, pontuou.

O pastor Fabiano lembrou que “coisas que não eram ensinadas há 10 anos precisam ser ensinadas agora. Por exemplo, não gostaríamos de prevenir nossos filhos contra a violência, contra o abuso, contra a violência sexual contra nossas crianças, contra o cigarro, a maconha, contra os princípios que vão ferir o relacionamento da família. Hoje, percebemos que surge a necessidade de estarmos ensinando nossos filhos a terem cautela, a cuidarem de seu próprio corpo, a não permitirem que estranhos toquem no seu corpo, não permitirem que pessoas de fora ofereçam coisas que não sabem o que venham a ser”.

Neste sentido, o pastor afirmou que os pais devem “ter a supervisão dos relacionamentos e amizades dos filhos. Achávamos, tempos atrás, que pelo simples fato das pessoas estarem convivendo na igreja, com pessoas da igreja, nada disso ocorreria. Isso é uma ilusão. Nossa sociedade hoje vem crescendo, desenvolvendo, evoluindo e essas coisas ruins têm chegado a nós, também”.
Luís Gustavo e Taís com os filhos Lucas e Maria Eduarda

Citando a Bíblia --- “Ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando for velha não se desviará dele” --- o pastor de Famílias disse que muitos pais “acham que as crianças são pequenas demais para serem ensinadas e educadas; então acabam criando comportamento de tolerância, toleram uma birra, toleram e reforçam um comportamento inadequado com a mentalidade de que são apenas crianças e não estão entendendo o que estão fazendo”.

Como resultado, prosseguiu o pastor Fabiano, “quando percebem, essa criança já tem 15, 16, 17 anos de idade e eles não conseguiram, até esse tempo, ensinarem pela vivência, pelo exemplo. O ensino cristão ocorre muito mais pelo exemplo”. Muitos pais chegam ao curso em situação de desespero, revelou.

Ao fazer uma retrospectiva desses casais, explicou o pastor, “percebemos que houve uma falha muito importante na educação de seus filhos ainda na primeira ou segunda infância. Então, nossos cursos têm um aspecto preventivo também. Orientamos e incentivamos os pais mais novos a participarem do curso para que possam assim livra-los de muitos empecilhos, de transtornos no desenvolvimento da criança”.

RESTAURAÇÕES FAMILIARES

“Temos muitos casos de casais que estavam se separando e que se uniram por causa dos seus filhos. Interessante que, por pior que esteja o relacionamento entre um homem e uma mulher, num casamento ou numa união estável, eles têm a preocupação com os filhos. Quando eles começam a ter a noção da importância de um lar bem ajustado, de um relacionamento saudável entre o pai e a mãe, eles começam a perceber que eles estão prejudicando, sendo empecilhos ao desenvolvimento emocional, espiritual e cognitivo de suas crianças”.
Pais zelosos, Junior e Juliana
com a filha Isadora
Preservando as identidades, o pastor Fabiano contou que “diante dessa responsabilidade, muitos casais acertaram o seu relacionamento conjugal; muitos pais passaram a dar mais atenção aos filhos; filhos que estavam à margem da sociedade, envolvidos com drogas, com álcool, com comportamentos promíscuos, deixaram seus vícios e as más condutas e de fato viveram uma vida mais harmoniosa, uma vida cristã dentro de seus lares”.

Prosseguindo, o coordenador afirmou que “Educando Filhos” é uma responsabilidade dos pais e, por isso, quando os pais fazem o curso em 15 lições, passam a ter um relacionamento restaurado dentro da família, “é um momento de cura emocional” que transforma os lares. “Temos inúmeros relatos de filhos que estão muito mais felizes e satisfeitos com seus pais, que estão se sentindo amados pelos pais terem tido essa mudança”, acrescentou.

Para trabalhar o conteúdo programático do curso, são enfocados temas como: formação moral das crianças; a importância de dizer aos filhos que eles são amados pelo pai e pela mãe; ensinar as crianças o respeito pela autoridade, pelos mais velhos, os princípios da obediência; ensinar a disciplina com encorajamento, não punindo os filhos pelos erros, mas reforçando seus comportamentos positivos; ensinar o arrependimento, o perdão e a restauração, entre outros.

José e Bete com as filhas
Ana Letícia e Giovana

Finalizando, o Pastor Fabiano observou que “quando uma criança tem a oportunidade de crescer num lar saudável, aquilo vai fazer parte da sua consciência moral, vai ser para sua vida um modelo”. E concluiu: “Todo curso, na verdade, está relacionado aos princípios cristãos, mas não apenas na parte teórica. Esses princípios se referem à aprendizagem por imitação. Os filhos verão que esse curso fez uma diferença muito importante na vida de seus pais. Eles vão aprender não por aquilo que seus pais falam, mas por aquilo que seus pais fazem com eles”.

SERVIÇO: Para conhecer mais sobre a Universidade da Família, acesse: http://www.udf.org.br/. Informações sobre o curso podem ser obtidas na Secretaria da 1º Igreja Presbiteriana Independente (Rua 4 de Abril, 551), telefone (14) 34332856. O site da igreja, que em 2011 completou 80 anos, é http://www.ipimarilia.com.br/

*Reportagem publicada na edição de 03.07.2011 do "Correio Mariliense"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.