domingo, 5 de junho de 2011

PLÁSTICO DA CANA-DE-AÇÚCAR

Com a proibição do uso das sacolas plásticas o consumidor acostumado a usar sacolinhas de supermercado para armazenar e descartar o lixo doméstico, aos poucos terá de buscar outras alternativas, ou seja, embalagens sustentáveis. É crescente a comercialização de sacolas recicláveis para transportar as compras de mercado, porém, o lixo ainda é um problema para muitas pessoas.


A Braskem acaba de lançar o “Embalixo Sustentável” que, segundo o fabricante, é 100% renovável pois não é feito do petróleo, mas da cana-de-açúcar. O “plástico verde” está sendo produzido na cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul. A matéria-prima utiliza etanol de cana-de- açúcar para produzir eteno, a ser posteriormente transformado em polietileno, o tipo de plástico mais usado no mundo. O produto já está disponível nos supermercados.

RUA VERDE

A primeira rua verde de São Paulo: esse é o projeto que está sendo conduzido pela EMBALIXO, em parceria com a Associação dos Lojistas da rua Oscar Freire, na Capital. O objetivo é distribuir aos consumidores, amostras do Embalixo Sustentável, incentivando-os a utilizar o produto em detrimento das sacolinhas plásticas ou mesmo dos sacos para lixo convencionais, feitos à base de petróleo. A Associação, que reúne 150 lojistas, afirma que milhares de pessoas circulam diariamente nos comércios da rua.

A intenção, segundo afirma Rafael Costa, diretor da EMBALIXO é fazer da Oscar Freire um exemplo a ser seguido em outras regiões da cidade e do país. "Queremos mostrar que é possível praticar responsabilidade socioambiental gerando trabalho e renda para as cooperativas de catadores e retornando os materiais recicláveis para a cadeia produtiva, essa é uma das vantagens do uso de um saco para lixo sustentável", comenta.
Oscar Freire: rua verde da Capital

Além dos lojistas, as lixeiras instaladas na rua também receberam sacos para lixo sustentáveis. A EMBALIXO está efetuando o gerenciamento de resíduos no local e um carro da empresa recolhe os resíduos das lixeiras no final do dia, diariamente.

A Ação na rua Oscar Freire teve início no mês anterior e será concluída no próximo dia 13 de junho. A EMBALIXO já programa ações semelhantes em outras ruas da Capital e também no interior paulista. (Fonte: Camargo Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.