domingo, 12 de junho de 2011

ESMERALDA SHOPPING DOOU MUDAS DE IPÊS

As comemorações do Mês do Meio Ambiente acontecem em Marília com uma programação diversificada. No Esmeralda Shopping, uma exposição organizada pela W-Ecos, e encerrada neste domingo, ofereceu informações sobre as iniciativas ambientalmente corretas da cidade e, de quebra, doou aos clientes 300 mudas de ipês.

Clientes levaram mudas para casa
Segundo o ambientalista Rodrigo Más, responsável pela mostra, a semana reuniu um pouco de tudo desde o dia 04: desfile do Curso de Moda da FAIP, onde foram apresentadas criações a partir de materiais reaproveitados, show da Banda em Balde em que latões e outros objetos são usados na percussão sob comando do maestro Augusto Botelho; criações com material orgânico (sementes e galhos) da artista plástica Tereza Oliveira; mostra de madeiras nativas tropicais, exposição de objetos recuperados do lixo pela Cotracil; o Portal Carona Solidária, entre outros.

Rodrigo Más disse que apesar do shopping, “por si só, ser um centro de consumo, quando se agrega a questão ambiental neste percurso é preciso sensibilizar muito bem as pessoas. E, a doação das mudas entrou neste sentido. As pessoas saíram não só com as sacolas de compra, mas também com uma muda que vão plantar e ajudar numa construção ambiental para toda a cidade”.


A boa notícia, no entanto, o ambientalista deixou para o final. O Esmeralda Shopping adquiriu outras 100 mudas de ipês para formar um mini bosque em frente à Estação Rodoviária. O plantio aconteceu ontem, no final do passeio ciclístico que atraiu muita gente, pela manhã. “Dentro de cinco anos, quando se olhar para aquela área, que hoje não tem árvore alguma, vamos ter um espetáculo com os ipês florindo”, finalizou.

Sementes, galhos e folhas viram arte

MOSTRA DA UNIVEM VAI ATÉ O DIA 22
Artesanato com cacos de cerâmica
 Aberta no último dia 06, a exposição “Vida que te quero verde” da Univem receberá caravanas de escolas de Marília e região, além do público em geral, até o dia 22. No local, sob coordenação da consultora de Jardinagem e Paisagismo, Lilian Aparecida Marques de Oliveira e da artista plástica Neusa Macedo Soares, estão expostos artesanatos, materiais reciclados, malha eco da Altenburg, sacolas retornáveis, obras de arte de diversos artistas que focaram seu trabalho na sustentabilidade, banners com trabalhos das escolas de Marília, objetos dos projetos de geração de renda da universidade etc.

Trabalhos de colégios na Univem

BOSQUE TEM PROGRAMAÇÃO ATÉ JULHO

O Centro de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marília, realiza atividades o ano todo. No entanto, por conta do “Dia Mundial do Meio Ambiente” comemorado em cinco de junho, foi elaborada uma programação especial voltada aos estudantes, mas aberta ao público em geral, que só terminará no dia cinco de julho.

“Esta é a 14ª edição do ‘Mês do Meio Ambiente’ e a cada edição nós abrimos espaço para as pessoas que tem feito ações e não têm oportunidade de mostrar esse trabalho”, explicou a educadora ambiental Jane Bochi. Em média, 400 crianças passam pelo Bosque Municipal, diariamente. Ela destacou a parceria com o Curso de Design da Univem que, pelo 4º ano criou a arte estampada nas camisetas, as logomarcas, os certificados, as molduras de papéis etc, seguindo o tema.
Peça teatral atrai as crianças e adolescentes
Nos próximos dias haverá a seguinte programação: 12/06, às 15h, “Domingo no Bosque – Música e Ecologia”; dia 13, às 9h – Teatro: “Quem foi que disse que o peixe só morre pela boca?” (alunos da Juventude Católica de Marília); dia 15, às 14h – Teatro: “A cigarra e a formiga” (Grupo de Teatro Mágico Infantil de Getulina); dia 16, às 14h – Teatro: “A Paz” (alunos do Colégio Assembleiano de Marília) e dia 17, às 14h – Projeto Ludibus – Ônibus da Alegria (alunos da Unesp de Marília).

* Reportagem publicada na edição de 12.06.2011, do "Correio Mariliense"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.