domingo, 12 de junho de 2011

CARONA SOLIDÁRIA: PROJETO CRIATIVO É BOM PARA O BOLSO E MELHOR AINDA PARA O MEIO AMBIENTE

Por Célia Ribeiro

O que era para ser um simples exercício teórico, do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na universidade, acabou se transformando num negócio promissor para três jovens empreendedores: a carona solidária. Desde o fim de 2.009, quem não quer viajar sozinho pode oferecer ou solicitar carona a vários destinos em todo o Brasil, dividindo os custos da viagem e, principalmente, contribuindo para a redução de gás carbônico na atmosfera devido à diminuição de carros na estrada.

Quem explica é o empresário Carlos Bitencourt que se juntou aos fundadores do portal http://www.caronasolidaria.com/, Leandro Cervelin e Rafael Moraes. Os três saíram da Univem (Centro Universitário Eurípedes de Marília) com formação em administração de empresas e tecnologia da informação e em comum têm a preocupação com a sustentabilidade.
Rafael Moraes, Carlos Bitencourt, Jane Bochi e Rodrigo Más no Esmeralda Shopping
Com aproximadamente 1.500 usuários cadastrados, o portal funciona da seguinte maneira: a partir de um cadastro, onde são informados os dados pessoais, o interessado pode oferecer ou solicitar carona para determinado destino. Fica a critério dos interessados, após o contato inicial facilitado pelo site, decidir se ratearão os custos da viagem.

Segundo Carlos Bitencourt, já foram contabilizadas dezenas de caronas tanto dentro de Marília como para outras cidades paulistas e de outros estados. Ele citou os casos do Rio de Janeiro e Natal (Rio Grande do Norte) em que usuários se organizaram para realizarem as viagens no mesmo carro. Uma das cidades que mais utiliza a carona solidária é Botucatu, observou Carlos Bitencourt, contando que a Prefeitura do município colocou o site como um dos serviços oferecidos à população.

Com o sucesso da iniciativa, o grupo se prepara para a fase 2 do projeto, que é disponibilizar às empresas espaço publicitário no portal para veicularem suas marcas. Elas terão direito a usar o “Selo Carona Solidária” e poderão organizar, dentro de Marília, deslocamentos em grupo entre seus funcionários visando reduzir o custo do transporte. Para outras informações, o contato é: carlos.bitencourt@caronasolidaria.com

Durante esta semana, a equipe da carona solidária participou da exposição da Semana do Meio Ambiente organizada pela ONG W-Ecos no Esmeralda Shopping.

*Reportagem publicada no "Correio Mariliense", edição de 12.06.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.