segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DICA VERDE

MADEIRA PLÁSTICA
Já é possível substituir a madeira natural por produto similar sem prejuízos ao meio ambiente. A novidade vem da Ecowood Rio que está investindo em novas tecnologias para industrialização dos resíduos plásticos reciclados. 
Alternativa ecológica à madeira natural
Versátil, a madeira plástica é alternativa à madeira natural em vários aspectos. A Ecowood transforma resíduos diversos, fundindo polímeros com fibras naturais para produzir um material com características da madeira. Entre as vantagens elencadas pelo fabricante estão a durabilidade e a impermeabilidade sem risco de contaminação por cupim.
No quesito sustentabilidade o ganho é visível: para se ter uma ideia, a construção de um deck de madeira de 100m² necessita do corte de duas árvores Ipês. Com a madeira plástica evita-se o corte de árvores reutilizando 2,2 toneladas de lixo (resíduo destinado).
Segundo Amélia Portela, arquiteta que participou do desenvolvimento do produto, a madeira plástica reduz a utilização de madeiras naturais. Além disso, “o processo não gera qualquer tipo de poluição ou resíduos e o produto é totalmente reciclado e reciclável”, pontuou. Dentre os materiais usados para a produção da madeira plástica estão aparas de fraldas, sacos de ráfia e fibra vegetais. Fonte: http://toppresscomunicacao.com.br/

PAPEL RECICLADO

Antenada quanto à questão da ambiental, a Tilibra manteve em 2011 a linha de cadernos feita apenas com papéis reciclados. A linha Lore Lis trabalha o fator da sustentabilidade em artes coloridas, com estampas de flores diferentes e voltadas para o público jovem consciente de suas responsabilidades, sem abrir mão da personalidade, informa a empresa.
As capas dos cadernos vêm com quatro estampas de flores diferentes e dentro apresentam bolsa portfólio e miolo decorado permitindo mostrar seu lado moderno e atual sem deixar a sustentabilidade de lado. Saiba mais: http://www.tilibra.com.br/


2 comentários:

  1. Em Marilia tem alguma empresa que comercializa essa madeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou fazendo um levantamento para uma reportagem sobre opções alternativas nas lojas de materiais de construção. Sobre esse material, entre em contato com o fabricante para saber sobre onde encontrar por aqui: http://www.ecowoodrio.com.br/ Um abraço!

      Excluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.