segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR TRANSFORMA O NATAL DE CRIANÇAS CARENTES NA PERIFERIA DE MARÍLIA

Por Célia Ribeiro

Toda criança sabe que o Papai Noel escolhe diferentes moradas no Natal. Para elas, não é nenhuma surpresa quando um conjunto de prédios fortemente protegido abriga um dos milhões de depósitos do bom velhinho espalhados pelo mundo. A surpresa fica para os adultos ao se depararem com homens e mulheres fardados manuseando bonecas, carrinhos, bolas e uma infinidade de brinquedos que farão a alegria de meninos e meninas carentes.

Nesta semana, o “Correio Mariliense” foi conferir os preparativos do “Natal Solidário” do 9º. BPM-I (Batalhão da Polícia Militar) localizado na zona sul de Marília, inteiror de SP. Pela primeira vez, a ação social da corporação acontecerá em todo o Estado por determinação do alto comando. A experiência da campanha “Faça uma criança feliz”, realizada há 11 anos, de agosto a outubro, com arrecadação de brinquedos está servindo para alavancar a promoção do Natal na cidade.
Capitão PM Cristal

Segundo a Capitão PM Márcia Cristina Cristal Gomes, Relações Públicas do 9º. BPM-I, a campanha da área de abrangência do Batalhão conta, também, com arrecadação nas Companhias de Policiamento de Marília, Garça e Tupã. Cada uma define as entidades que serão contempladas e cuidam da divulgação e arrecadação de doações da comunidade.

“Estamos recebendo brinquedos novos e usados, desde que estejam em bom estado”, explicou a Capitão Cristal. É que, ao contrário da campanha do mês das crianças, no fim do ano não funciona a oficina de reparo de brinquedos onde policiais voluntários e civis organizam as doações, lavam os bichos de pelúcia, consertam os brinquedos e embalam os kits para doação.
Policiais voluntários em ação



Em outubro de 2.010, após três meses de preparo, a campanha “Faça uma criança feliz” recebeu, organizou e distribuiu 3.480 kits de brinquedos.

Para a Capitão Cristal, a população tem colaborado muito “e nossa expectativa é grande”. Ela disse que os policiais militares estão muito envolvidos e acredita no sucesso da empreitada. No dia 20 de dezembro, haverá a distribuição dos brinquedos, simultaneamente, em todo o Estado. Em Marília, devem ser definidas, só na próxima semana, as entidades beneficiadas pelo 9º. BPM-I. Já as Companhias de Policiamento têm liberdade para destinar suas doações.


PROJETOS SOCIAIS

Avanços com a Equoterapia

Ao longo do ano, a Polícia Militar investe em projetos sociais que também têm as crianças como público alvo. De acordo com informações do 9º. BPM-I , o “Projeto Corujinha - Escolinha de Futebol” foi criado em 2.001, visando “facilitar o desenvolvimento físico, mental, moral e social da comunidade infanto-juvenil, relacionando-os com os princípios da ética e da moral preservados pelas leis e pelas normas da Corporação, desenvolvendo o espírito de equipe, participativa pelo desporto coletivo levado a efeito dentro e fora do quartel, pautando pelo respeito e pela dignidade da criança e do adolescente”.

São atendidos meninos de 07 a 14 anos que precisam apresentar o boletim provando frequência às aulas e bom desempenho escolar. Os instrutores são policiais militares com formação superior em Educação Física e voluntários que utilizam a infraestrutura do quartel (campo de futebol, núcleo de atividade física, vestiários etc) nos treinos realizados as terças e quintas-feiras, no período da manhã.
Projeto Corujinha

Na área da saúde, o “Projeto Equoterapia” ganha destaque por atender um público específico: portadores de necessidades especiais (deficiência física ou mental). As atividades são desenvolvidas pelos policiais da Cavalaria em parceria com a Prefeitura Municipal, Unimar, APAE entre outras entidades.

Segundo informações da PM, “a Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e ou com necessidades especiais”.

O objetivo é “proporcionar ao portador de deficiência a possibilidade de dedicar-se ao momento presente de acordo com suas necessidades, não se propondo, no entanto, a curar as deficiências do praticante e sim auxiliá-lo a ter maior percepção sobre as mesmas e dentro de seus limites, agir sobre elas, explorando suas potencialidades”, assinalam.

INTEGRAÇÃO

Na avaliação da Capitão Cristal, essas ações da Polícia Militar promovem uma aproximação com a comunidade: “Ao se entrosar na parte social, o policial está demonstrando que ele também é um ser humano. Ele é, sim, uma autoridade, mas ao mesmo tempo está ali para se socializar com as pessoas, para ser solidário”.

Finalizando, a relações públicas da PM afirmou que a comunidade responde afirmativamente a essas ações passando a colaborar mais com a autoridade policial em benefício de toda a sociedade.

PARA DOAR
Meninos adoram os caminhões


Quem quiser colaborar com a campanha de Natal, pode entregar brinquedos novos e usados (em bom estado) na sede do 9º. BPM-I , localizado à Rua Capitão Alberto Mendes Jr, 118 ou nas Companhias de Policiamento de Marília (Av. Nelson Selman, 1.240), Garça (Rua Getúlio Vargas, 55) e Tupã (Av. Tamoios, 1.700).




* Reportagem publicada no "Correio Mariliense" edição de 12.12.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.