segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tome Nota!

Carro Verde do ano

O Gol Ecomotion foi eleito o “Carro Verde do Ano 2011”, uma das principais categorias do prêmio Carro do Ano, o mais tradicional e disputado da indústria automobilística brasileira, organizado pela revista Autoesporte, da Editora Globo. A seleção foi auditorada pela PricewaterhouseCoopers.

A premiação nesta categoria leva em consideração o desempenho da empresa e de seu produto sob o ponto de vista ambiental. Assim, a escolha do júri não se baseou apenas na baixa taxa de poluentes que o Gol Ecomotion emite de seu motor 1.0 EA111 Flex, de 71 cavalos. No extenso questionário que os concorrentes ao prêmio preencheram foram considerados também os materiais utilizados na fabricação e os métodos adotados pela Volkswagen na linha de montagem de São Bernardo do Campo (SP).

Na produção do hatch, por exemplo, são utilizadas fibras de PET reciclado nos tapetes do assoalho, do porta–malas, nos revestimentos das caixas de rodas e no assoalho. A Volkswagen também recicla 97% de todos os resíduos gerados na produção do modelo. (Fonte Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa)

Encontro de gestão ambiental

Nos dias 29 e 30 de novembro e primeiro de dezembro, a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) debaterão a gestão ambiental nas empresas, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). O Engema é realizado desde 1990, com o objetivo de promover a troca de experiência, apresentação de pesquisas e discussão sobre práticas de gestão socioambiental adotadas pelas empresas. Reúne a cada edição centenas de pesquisadores e profissionais do Brasil e do mundo para tratar do tema. Patrocinado pelo Walmart, a décima segunda edição do Engema tem como tema central: “Inovação e sustentabilidade na nova economia de baixo carbono: uma agenda para o século XXI”. (Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)

Redução de sacolas plásticas
Sacolas retornáveis do Pão de Açúcar

Dando continuidade à sua política de sustentabilidade e incentivo ao consumo consciente, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anuncia a meta de reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o país até 2015. O objetivo da entidade é atingir 30% de redução até 2013. A iniciativa faz parte do Plano Abras de Ação Sustentável, que engloba diversas ações setoriais, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e que visam à promoção da sustentabilidade e do consumo consciente. Entre as ações do Plano, além daquelas específicas sobre sacolas, estão o desenvolvimento do Manual de Condutas do Setor e a intensificação da redução do uso de gases que causam o efeito estufa (HCFC).

"O problema das sacolas plásticas faz parte de uma discussão mais ampla a respeito da própria relação entre sociedade e meio ambiente. A Abras se propõe a ser parte da solução deste problema e também ser multiplicadora do consumo consciente. Vamos fazer a nossa parte. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que o Poder Público também faça a sua parte. Primeiro, criando uma lei federal única para disciplinar a utilização das sacolinhas - assim, impedindo a multiplicação de leis estaduais e municipais que vêm mais para confundir e impossibilitam qualquer aplicação prática. Segundo, criando ações efetivas para aprimorar a coleta seletiva e a reciclagem", defende Sussumu Honda, presidente da Abras. (Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada)

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