sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CÂNCER DE MAMA: MOBILIZAÇÃO É AMANHÃ EM MARÍLIA

Anúncio da Empresa Circular apoiando a divulgação
Tendo por objetivo divulgar informações sobre a detecção precoce do câncer de mama, doença que faz milhares de vítimas em todo o mundo, entidades de Marília, lideradas pela Santa Casa de Misericórdia, participarão de uma mobilização popular neste sábado (30), no período da manhã, com apoio da Empresa Circular de Marília que cedeu o “Ônibus da Solidariedade” e reforço na divulgação.


Promovido pelo Instituto Avon, o evento acontece todo ano em outubro, em comemoração ao mês mundial de conscientização sobre a doença. Em Marília, a mobilização recebeu a adesão de 13 entidades (Santa Casa de Misericórdia de Marília, Secretaria Municipal da Saúde, Maternidade e Gota de Leite, Unimar, Empresa Circular de Marília, SEAAC, Força Sindical, Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Comissão da Mulher Advogada da OAB, SEST/SENAT, Coordenadoria de Política para as Mulheres de Marília, Grupo Mariliense de Apoio ao Doente com Câncer), além das revendedoras Avon.

Os voluntários se concentrarão no Terminal Rodoviário Urbano, às 9hs, seguindo em caminhada até o centro comercial, retornando até a Rua Nove de Julho, imediações da Galeria Atenas, onde estará estacionado o ônibus da Circular. Revendedoras Avon e maquiadores voluntários estarão disponíveis para maquiar as mulheres interessadas enquanto profissionais de saúde poderão tirar dúvidas e orientar sobre o atendimento nas unidades de saúde. Haverá distribuição de material informativo durante o trajeto da caminhada e no centro da cidade.

Coordenador

Com apoio do Instituto Avon, foi implantado em Marília o Programa de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Mama, em 2.007, numa parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Santa Casa de Misericórdia de Marília. A Avon doou 200 mil reais utilizados na instalação do Ambulatório de Saúde Mamária (funciona na UBS Alto Cafezal), com aquisição de um ultrassom, pistolas para biópsia entre outros equipamentos.

Segundo o coordenador do programa, médico mastologista Dr. Carlos Giandon, de abril de 2.007 a dezembro de 2.009, foram realizados 5.892 atendimentos no ambulatório e realizados os seguintes procedimentos: 1.188 exames de ultrassom de mama, 120 punções (agulha fina) e 62 biópsias de mama.

No período, foram diagnosticados 47 novos casos de câncer de mama no ambulatório e registradas 80 mortes no município. No primeiro semestre de 2.010, de janeiro a junho, já foram computadas 06 mortes por câncer de mama em Marília. No entanto, nenhum caso novo da doença foi registrado neste ano, observou o coordenador.

Neste sentido, o Dr. Giandon destacou a importância das campanhas de orientação: “O câncer de mama tem cura quando diagnosticado no princípio. As mulheres devem estar atentas, realizarem o autoexame das mamas e, para mulheres a partir dos 40 anos de idade é indicada a mamografia, com intervalos de até dois anos. No caso de qualquer nódulo ou suspeita, as mulheres devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa”, lembrou.

Até a implantação do programa, havia o atendimento primário (nas unidades de saúde) e o atendimento terciário (cirurgias, quimio e radioterapia). Faltava o nível secundário, de diagnóstico da doença. Com o ambulatório ficou mais ágil e fácil a obtenção do diagnóstico e o encaminhamento para o tratamento.

“Corremos contra o tempo. Quanto mais cedo tivermos o diagnóstico, maiores serão as chances de cura”, finalizou o médico que aproveitou para conclamar “a população a participar desta mobilização pela vida”.

Circular

Além do “Ônibus da Solidariedade”, a direção da Empresa Circular de Marília está apoiando a divulgação do evento com anúncios na mídia impressa. Apoiam essa publicação, o Jornal da Manhã , o Correio Mariliense e o Bom Dia Marília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.