segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MÃOS QUE TRANSFORMAM: O LIXO EM ARTE E A SOLIDARIEDADE EM BRINQUEDOS

Tuta: artista solidário
Por Célia Ribeiro

As mãos calejadas pelo trabalho pesado de outrora não param. Elas se movimentam freneticamente. Às vezes, seguram o martelo que ajuda a ferramenta a dar forma a imensos blocos de arenito; às vezes, apoiam a lupa e um bisturi que transformam um simples palito de fósforo em uma escultura de 1,5 centímetro. O dono das mãos também as utiliza para dar alegria a milhares de crianças todos os anos, quando arrecada brinquedos que encantam meninos e meninas na periferia de Marília.


Artur Lopes Garcia, ou simplesmente Tuta, tem 70 anos muito bem conservados. O ex-encanador é conhecido, no meio cultural, como artista plástico premiado. Mas, também, é o rosto conhecido de várias gerações que, há 40 anos, acostumaram-se a vê-lo entregar brinquedos no Natal em creches, hospitais e, principalmente, nas favelas de Marília.

Busto tem 25 anos

Há quatro anos sem expor, Tuta está preparando uma mostra surpreendente. Em outubro, no espaço cultural Univem, ele apresentará as micro esculturas feitas com palitos de fósforo que medem pouco mais de um centímetro. Acondicionadas em tubetes de vidro e fixadas por rolhas, as obras de arte têm rostos conhecidos para quem tiver boa visão: Angélica, Luciano Huck e Jô Soares são alguns dos personagens replicados.

“Dá muito trabalho, exige paciência e precisão. Ao menor deslize posso me cortar com o bisturi”, conta o artista sobre as micro esculturas. Ele tem uma vasta produção e já começou a vender para o exterior, mas reclama que é difícil viver de arte no Brasil. Na mostra da Univem, Tuta levará, além das miniaturas, várias esculturas grandes feitas com jornal reciclado, arenito, restos da construção civil e madeiras descartadas que encontra em terrenos baldios.


Feita de jornal, obra homenageia o teatro
Os primeiros trabalhos do artista surgiram em 1.985. Nestes 25 anos de jornada, ele experimentou diversas técnicas para esculpir seus trabalhos. “É errando que se aprende. Assim, de experiência em experiência, cheguei a uma fórmula para usar os jornais reciclados como matéria prima de uma maneira que dá durabilidade às peças, além de leveza”, contou.


Angélica, Huck e Jô Soares medem 1,5 cm
Tuta citou que uma escultura de mais de um metro de altura, que pesaria 30 quilos, com sua técnica pesa somente 400 gramas. “Desde que comecei a vender minhas peças tive uma grande preocupação em garantir a durabilidade delas”, explicou.

Brinquedos

A faceta solidária de Tuta, certamente, é bem mais conhecida. Há exatos 40 anos ele distribui brinquedos para crianças carentes no Natal: “Tudo começou quando um menino passou na rua e viu um balanço que seria jogado no lixo pelo dono da casa em que eu trabalhava e me pediu. Pensei que, se arrecadasse brinquedos usados, poderia consertar e entregar às crianças que não teriam nada no Natal. No primeiro ano, consegui 35 brinquedos que restaurei e entreguei dentro de uma sacolinha de mão. No segundo ano a sacolinha virou um saco. Hoje, os brinquedos são todos novos e entregamos 10.000 deles!”

Tuta se emociona ao lembrar de tantas histórias: “Certa vez, um repórter entrevistando uma mãe na favela perguntou se ela sempre ia buscar os brinquedos. Ela respondeu que sim, que costumava buscar para ela quando era criança. Agora, busca para seus filhos”, contou. Para ele, o difícil “não é só arrecadar os brinquedos, mas fazer a entrega porque as 10.000 bolas, carrinhos e bonecas quase não são suficientes para todos”.

O artista procura atender o maior número possível de crianças. Uma semana antes do Natal, leva os brinquedos nos distritos. Na véspera do Natal, visita hospitais e, junto com 15 amigos voluntários, passa o dia 25 entregando em favelas e bairros da periferia: “Onde tiver uma criança sem brinquedo, nós iremos”, finalizou.

Quem quiser colaborar, com um brinquedo novo que seja, pode entrar em contato pelo telefone (14) 34174878. O endereço do Tuta é Rua Ezio Banzato, 61, Nova Marília (próximo ao novo Kawakami) e já está recebendo as doações.

* Reportagem publicada no "Correio Mariliense" de 19.09.2010

NO DIA 23.02.2014, TUTA FALECEU. DEIXOU UM LEGADO DE SOLIDARIEDADE E ARTE. DESCANSE EM PAZ, AMIGO!

Um comentário:

  1. Foi uma delícia reencontrar o Tuta, depois de tantos anos. As esculturas (busto e aplauso) desta página são do meu acervo e estão no meu apartamento. O artista me presenteou com elas, em 1985, quando testava novas matérias primas como jornais reciclados

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a). Seu comentário será postado, em breve.